terça-feira, 19 de maio de 2020

Beata Bartolomea Carletti de Chivasso, Terciária Franciscana, Fundadora – 18 de maio


     Bartolomea nasceu em Chivasso, na diocese de Ivrea, entre 1425 e 1435. Seu pai Martino era irmão do Beato Angelo Carletti. Seguindo o conselho do famoso tio, ela vestiu o hábito de terciária franciscana, dedicando-se à vida de oração e assistência aos necessitados, e dando vida a uma próspera comunidade terciária.
     Em 1486 obteve a permissão do tio para erguer um verdadeiro cenóbio em Chivasso, que em 1505 foi aprovado como um mosteiro regular de Irmãs de Santa Clara ou Clarissas.
     Ela morreu de velhice em dezembro de 1508. Ela foi enterrada às custas da comunidade de Chivasso na sacristia da igreja de São Bernardino, e foi imediatamente homenageada com o título de Bem-Aventurada pelos cidadãos e pela ordem franciscana. Mais tarde, seu corpo incorrupto foi colocado na igreja de Santa Maria dos Anjos, sob o altar principal.
     Desde 1801 ela descansa na catedral da cidade. Em 2016, a mando do Bispo Dom Eduardo Aldo Cerrato, a urna contendo os restos mortais da Beata Bartolomea, há muito escondida atrás de um confessionário, se tornou visível novamente.
-.-.-
Chivasso e o mistério da "Santa Esquecido"
Em plena Chivasso, Bartolomea Carletti deve ser reverenciado como santa

     Dois portões na parede perto do altar principal, sob o corredor esquerdo da Catedral de Chivasso, por mais de dois séculos esconderam um segredo, revelado pelo Bispo de Ivrea, Monsenhor Eduardo Cerrato, durante a missa solene celebrada por ocasião das celebrações do Santo Padroeiro, o Beato Angelo Carletti.
    "Prepare-se, hoje haverá uma grande surpresa", disse o alto prelado ao jovem pároco, Padre Davide Smiderle, pouco antes da missa. Aquelas grandes madeiras escuras escondiam um nicho coberto com uma cortina preta. Encorajado pelo bispo, o pároco levantou o tecido e, para espanto dos fiéis e do próprio pároco, apareceu um corpo perfeitamente preservado.
     Este é o corpo da Beata Bartolomea Carletti, que morreu em 1508, sobrinha neta do Beato Angelo, o santo padroeiro da cidade. Ela estava descansando lá desde 1801, antes de ser preservado sob o altar principal da Igreja de Santa Maria dos Anjos, que agora sedia exposições e eventos de música clássica.
     Após sua morte, ela foi enterrada em outra igreja, aquela de São Bernardino, que não existe mais hoje, à vontade e às custas da comunidade chivassense.
     Muito amada por sua dedicação aos doentes e aos pobres, a Beata Bartolomea nasceu entre 1425 e 1435; seu pai Martino era irmão do Bem-aventurado Angelo Carletti, conhecido teólogo da época e autor da famosa "Summa Angélica". Foi o tio dela que a instigou a assumir o hábito de terciária franciscana.
     Em 1486 Bartolomea conseguiu construir um mosteiro para as Irmãs de Santa Clara, que liderou até sua morte, mas nunca se tornou uma Clarissa. Esse mosteiro hoje se chama Palazzo Santa Chiara e nada mais é que a sede da Prefeitura de Chivasso. 
    Ela dedicou toda a sua vida para ajudar os pobres, os doentes e os necessitados. Alguns testemunhos podem ser vistos nas "Memórias Históricas da Cidade de Chivasso" escritas em meados da década de 1700 pelo frei agostiniano José Borla, de uma rica dinastia de notários chivassenses. Destes emerge como os beatos resgataram as tropas francesas, aniquiladas pela peste.
     Bartolomea Carletti deve ser reverenciada como a santa chivassense. Por que, então, ela permaneceria na escuridão de uma cripta por duzentos anos, escondida dos fiéis, mesmo que os historiadores e padres da paróquia que a sucederam estivessem bem cientes de sua existência e presença dentro da Catedral?
     Um verdadeiro mistério... Talvez o constrangimento da Igreja em venerar um santo (o tio Beato Angelo) que nasceu sim em Chivasso, mas que viveu fora dos muros de sua cidade natal e foi enterrado em Cuneo onde seus restos mortais ainda estão preservados no Santuário dos Anjos.
     "Fiquei surpreso quando o bispo me disse para tirar a cortina preta que escondia a porta", comenta o pároco da Catedral de Santa Maria Assunta, o Padre Davide Smiderle. O que vamos fazer? Agora pretendo reorganizar e embelezar a área onde o corpo está preservado". A data marcada para a celebração solene da Bem-Aventurada já foi definida, 18 de maio de 2017. Quem sabe se depois de meio milênio Bartolomea Carletti não entra definitivamente no coração dos Chivassenses.

 A Catedral de Santa Maria Assunta na praça de Chivasso, Itália



Nenhum comentário:

Postar um comentário