quarta-feira, 27 de maio de 2020

Santa Melangell (latim: Monacella), a Abadessa de Gales - 27 de maio / 31 de janeiro

"A Igreja nas Ilhas Britânicas só começará a crescer quando ela começar a venerar seus próprios santos" - São Arsínicos de Paros (†1877)
   
     As paisagens celtas têm uma maneira de encantar o coração humano com sua majestade e grandeza. Elas trazem à mente os santos corajosos e extremamente autossuficientes que abandonaram tudo por uma vida de solidão e oração em ambientes isolados, até traiçoeiros. Esses santos, por suas vidas sagradas e não convencionais, conferiram paz à terra e às criaturas porque tinham sido libertados, pelo menos em parte, de sua natureza humana caída. Como afirma o Apóstolo São Paulo sucintamente: “A natureza criada aguarda, com grande expectativa, que os filhos de Deus sejam revelados. Pois ela foi submetida à futilidade, não pela sua própria escolha, mas por causa da vontade daquele que a sujeitou, na esperança de que a própria natureza criada será libertada da escravidão da decadência em que se encontra para a gloriosa liberdade dos filhos de Deus". (Romanos 8:19,21).
     Melangell (pronuncia-se Mel-en-geth) por meio de sua vida consagrada, ajudou a libertar o povo e a criação ao seu redor para alcançar seu status supremo de beleza e finalidade em Deus.
     Embora a vida de Santa Melangell não tenha sido escrita até o século XV, é provável que seu culto floresceu muito antes de uma vida ser escrita sobre ela, tão grande foi a estima mantida pela população local.
     Mesmo nas sombras nebulosas de sua genealogia irlandesa e/ou galesa, é certo que ela era de linhagem real ou nobre e, assim, era esperado que se casasse. Em resposta ao chamado de Deus para uma vida de oração e solidão, Melangell renunciou ao seu status real para se dedicar à vida religiosa. Seu pai insistiu que ela se casasse. Desejando acima de tudo ser dedicada apenas a Deus, ela fugiu da Irlanda por volta de 590 e se estabeleceu em Pennant, uma das áreas mais solitárias e adoráveis de Montgomeryshire (Powys atuais), à frente do Vale Tanant no norte do País de Gales. Neste local, que passou a ser chamado de "Pennant Melangell", dormindo em rocha nua, com uma caverna como sua cela, ela viveu uma vida oculta de oração por quase quinze anos.
     Por volta de 604, Melangell foi "descoberta" pelo príncipe galês de Powys, Brochfael Ysgithrog, enquanto caçava na área ao redor de Pennant. Enquanto seus cães perseguiam suas presas, uma lebre assustada correu para um matagal. Procurando a lebre no matagal, o príncipe inesperadamente encontrou Melangell. Ela estava em profunda oração e não tinha ouvido os cães ou a corneta ou o som de passos humanos. A lebre sem fôlego se escondeu nas dobras de sua roupa e olhou para os cães ferozes, confiando em sua santa protetora. O Príncipe Brochfael mandou os cães pegar a lebre, mas eles não se atreveram a se aproximar da santa nem a matar a lebre. Ciente agora da situação, Melangell mandou os cães embora.
     O Príncipe nunca tinha visto algo assim antes. Ele estava totalmente espantado e cautelosamente se aproximou da jovem para uma explicação. Depois de ouvir sua história, o príncipe Brochfael, profundamente comovido pela beleza, pureza e amor de Santa Melangell por Deus, reconheceu sua santidade. No entanto, ele sugeriu que ela deixasse sua solidão e se casasse com ele, mas ela inflexivelmente recusou. Impressionado com sua santidade e determinação, ele doou uma parcela de terra, que incluía um cemitério e um vale, para ser usado por ela para fundar um mosteiro. O Príncipe expressou seu desejo fervoroso de que a área fosse dedicada ao serviço de Deus. Ele também pediu que a terra fosse um lugar de refúgio para pessoas e animais, em particular as lebres.
     Santa Melangell deve ter vivido cerca de 37 anos após o incidente da caça. A área de fato se tornou um santuário sob a tutela da santa. Durante sua vida, nenhum animal foi morto em suas terras. Um conhecido paraíso de segurança não apenas para lebres, mas para todas as criaturas, até mesmo animais selvagens que viviam na área tornaram-se mansos. Os humanos, também, buscaram asilo ali, confiantes de que ninguém colocaria os pés em Pennant Melangell em uma tentativa de agarrá-los violentamente ou exigir tributo injusto. Com o tempo, Santa Melangell tornou-se abadessa de uma comunidade de virgens que tinham sido atraídas por seu exemplo.
    A Igreja de Pennant Melangell está localizada perto de Llangynog em Powys. Desde sua primeira fundação no século VII, era um local regular de culto para a comunidade agrícola local. Durante séculos ninguém mataria uma lebre nas proximidades de Pennant Melangell. Além disso, se alguém gritasse à uma lebre caçada "Deus e Melangell estejam contigo", com certeza escaparia. Até hoje, em homenagem a santa as lebres são respeitadas pelos caçadores locais e nunca são prejudicadas. Após sua morte, Santa Melangell tornou-se a santa tutelar das lebres. Hoje, ela é reconhecida como a padroeira celta de animais [lebres, outros pequenos] e do ambiente natural.
     A tradição local afirma que Santa Melangell foi especialmente chamada pelo próprio Senhor para restaurar o Vale Pennant tornando-o um espelho do Paraíso. Assim, sua própria presença impregnou a terra, criaturas e pessoas com alegria, paz e segurança.

     Ela morreu em 590 e foi enterrada na igreja vizinha, chamada Pennant. Sua cama dura é mostrada na fenda de uma rocha vizinha. Seu túmulo ficava em uma pequena capela, ou oratório ao lado da igreja. Este ainda é chamado de "Cell-y-bedd" ou a Cela do Túmulo. A legenda é perpetuada por uma escultura rude de madeira da Santa, com inúmeras lebres buscando a sua proteção. Elas eram chamadas de 'Oen Melangell' (Cordeiros de Santa Monacella). Pennant Melangell tem sido um lugar de peregrinação por muitos séculos

Igreja de Santa Melangell
     A Igreja é um prédio tombado e é uma Igreja Cristã há mais de 1200 anos. Seu cenário, em um lugar de grande beleza nas montanhas Berwyn, é pacífico e intocado. A igreja fica em um adro redondo, e é cercada por árvores antigas estimadas em dois mil anos de idade. Partes do edifício datam do século XII, embora a mais recente, uma reconstrução em suas fundações originais, foi concluída apenas em 1990. A impressão ainda é a de uma simples igreja normanda, embelezada ao longo dos anos. Os ossos que dizem ser da santa foram depositados dentro do santuário.
     Em 1987, a igreja estava em um estado tão pobre que uma restauração em larga escala era necessária para ser salva. Este trabalho foi iniciado em 1988 por Paul Davies e sua esposa Evelyn. Não há congregação residente aqui, pois a Igreja Paroquial fica em Llangynog. A Igreja de Santa Melangell sempre foi uma Igreja dos Peregrinos, e os visitantes vêm de toda a Grã-Bretanha e além.

Nenhum comentário:

Postar um comentário