domingo, 24 de maio de 2020

Beata Catarina Nai Savini, Terciária dominicana, mártir – 24 de maio

    
     Ela nasceu no final de 1400 em uma antiga família de Gambolò, uma vila não muito longe de Vigevano. Os Nai Savina (ou Savini), também eram chamados de Ingarami.
     Na adolescência, ela entrou na Ordem Terceira Dominicana que os Padres Pregadores haviam erguido desde a abertura de seu convento de São Pedro, o Mártir, em Vigevano.
     No momento de vestir com o santo hábito terciário, ela recebeu o nome de Catarina. Na escola do seu confessor, o Beato Matteo Carreri, a jovem Catarina aprendeu a amar o Senhor sobre todas coisas e fazê-lo amado por todos os que se aproximavam dela.
     Santa Catarina de Siena era um modelo de perfeição espiritual que a inspirava. Seu convento ficava no atual Castelo de Vigevano, um palácio disponibilizado pela família de Bussi, acompanhando comunitariamente as funções litúrgicas na Igreja de São Pedro, o Mártir, do lado de fora dos muros. Ela logo se tornou um ponto de referência espiritual para muitas pessoas que recorriam a ela para pedir orações e conselhos.
     Um dia Catarina caiu em êxtase, então nasceu nela uma grande devoção a um crucifixo colocado na Igreja de São Pedro. Várias vezes, levada pelo desejo de ficar em oração diante dessa cruz, conta-se que ela passava pelas paredes a fim de alcançá-la.
     Catarina morreu em Vigevano no dia 24 de maio de 1516, morta por um homem que queria raptá-la. Ela foi enterrada na mesma igreja de São Pedro, o Mártir, onde seus restos mortais são mantidos até hoje. O funeral foi seguido por todos os seus concidadãos em lágrimas que se reuniram ao redor do seu corpo, tentando oscular, cortar pedaços do hábito e de fios de cabelo. Em seu túmulo graças e milagres foram concedidos
     Há cem anos uma biografia da Irmã Catarina foi escrita pelo Beato Francisco Pianzola, a convite do então reitor de São Pedro Mártir, Pe. Luigi Maffioli, uma obra popular dedicada à juventude de sua diocese, especialmente aos jovens do oratório de Lomellina, para que a imitassem. Ele se referiu à "Beata de Gambolò” como um modelo de fé e virtude.
     Com o mesmo espírito, sua vida foi reescrita atualmente, a convite do reitor de Gambolò, Pe. Paolo Nagari, para redescobrir uma figura que os séculos quase fizeram com que os seus traços biográficos evanescessem, mas que a fé do povo de Gambolò e de Vigevano tem guardado entre as coisas mais queridas.

Autor: Daniele Bolognini

Nenhum comentário:

Postar um comentário