sábado, 20 de junho de 2020

Beata Benigna de Breslávia ou Wroclaw, Monja – 20 de junho


     
Breslávia, centro histórico
 A beata Benigna da Breslávia foi uma freira cisterciense que acreditamos ter vivido entre os séculos XII e XIII.
    Os eventos relacionados à Beata Benigna são conhecidos apenas através de algumas fontes tardias.
     De acordo com um menólogo cisterciense do século XVII, a beata Benigna vivia em um convento na Breslávia e teria sido martirizada pelos invasores tártaros em 1241, por defender sua fé e virgindade.
     Alguns estudiosos acreditam que sua morte ocorreu naquele ano de 1241, no Mosteiro de Trebnitz, durante uma invasão dos mongóis que destruiu o mosteiro.
     Embora não haja vestígios de sua veneração na Polônia, a Beata Benigna da Breslávia era lembrada e venerada em 20 de junho.
     Na arte, ela é retratada como uma freira cisterciense, muitas vezes com a palma da mão. O nome Benigna ainda é usado na Baviera, no sul da Alemanha.
     Por outro lado, temos a biografia de Santo Benigno de Breslau (Breslau é o antigo nome alemão de Wroclaw) com a informação: monge na Ordem Cistercie]nse de Breslau na Silésia (agora Wroclaw na Polônia) no século XIII, morto pelos tártaros, lembrado no dia 20 de junho. Fontes: Beneditinos, Bunson, KIR, CSO. Haveria todas as razões para acreditar que é a mesma pessoa.
     Entretanto, até onde foi possível descobrir, Svatá Dobrotivá (Santo Benigno) está na República Tcheca (não da Eslováquia) em um mosteiro agostiniano, onde a vila e o mosteiro foram nomeados após as relíquias do santo mártir Benigno (d. 449) serem solenemente transferidos de Praga para a igreja da abadia em 1322. (*)
* * *
 
Breslávia no sec. XVII
   
Breslávia (em polonês Wroclaw, em alemão Breslau) é uma cidade da Baixa Silésia, na Polônia. Tem cerca de 640 000 habitantes, o que a torna a quarta mais populosa cidade da Polônia. Localiza–se nas margens do Rio Oder (em polonês: Odra), a cerca de 350 km ao sudoeste de Varsóvia.
     A cidade foi fundada no século X e, no ano 1000 , foi fundado também o episcopado de Breslávia. Na crônica do século XII de Galo Anônimo, a cidade foi nomeada uma das três principais cidades do Reino da Polônia, ao lado de Cracóvia e Sandomierz.

Igreja e Mosteiro de Svatá Dobrotivá 
    Fundado em 1262 pelo Lorde Oldřich Zajíc de Valdek, o Mosteiro da Anunciação da Virgem Maria com sua igreja dedicada a São Benigno, chamada Svatá Dobrotivá em tcheco, foi o primeiro mosteiro agostiniano na Boêmia, e marcou a chegada dos agostinianos no que hoje é a República Tcheca. A igreja é dedicada, e leva o nome de Svatá Dobrotivá devido ao fato de suas relíquias repousarem na igreja, proporcionando ainda mais incentivo para os peregrinos que viajam para o mosteiro.
     Conta-se que Oldřich Zajíc de Valdek teria tido uma visão em que a Virgem Maria apareceu para ele e pediu que ele construísse uma igreja e um mosteiro "para seus servos" (ou seja, os monges agostinianos que eram novos na área), explicando assim o nome do mosteiro. 750 anos depois, a Igreja de São Tomás, na esplêndida Mala Strana de Praga, ou Cidade Menor, está liderando o mais recente projeto de restauração do Mosteiro, devolvendo-o à sua antiga condição intocada com o objetivo de criar um centro de retiro familiar.
     Anualmente no mês de maio a Paróquia de São Tomás organiza uma Peregrinação Mariana ao Santuário da Graciosa Nossa Senhora na Igreja Svatá Dobrotivá para celebrar e homenagear Santa Maria e lembrar a legenda que afirma que todos que vêm ao santuário deste mosteiro e colocam seus problemas aos pés de Maria serão ouvidos, com Maria tomando seus problemas sobre si mesma.
     Para aqueles dedicados a Virgem Maria, este é um local de peregrinação comparável à Lourdes ou Guadalupe, embora menos conhecido. Localizado na cidade de Zaječov, perto da cidade peregrina de Příbram, que possui Svatá Hora e sua renomada coleção de conjuntos de Natividade, o projeto de restauração em andamento na Igreja de Svatátivá é de extrema importância para os agostinianos na República Tcheca, pois marca não apenas um importante local de peregrinação, mas também a preservação do que foi devolvido a eles após a queda do comunismo em 1989.

(*) Fontes: Schauber/Schindler, Bautz, Heiligenlexikon - Compilação e tradução: p. Per Einar Odden - Última atualização: 2006-12-18 11:12

Um comentário:

  1. Salve Maria!
    Que história edificante. Desde minha conversão a Fé Católica, aos 19 anos, sempre gostei de buscar fatos sobre a vida dos Santos. Agora aos 21, descubro esse ótimo Blog sobre a vida dessas mulheres virtuosas.
    Que Deus prossiga iluminando seu caminho, com essa ótimo Blog.

    ResponderExcluir