segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Santas Flora e Maria de Córdoba, Mártires - 24 de novembro


     A “passio” destas duas virgens mártires foi escrita por Santo Eulógio de Córdoba, que as conheceu na prisão.
     Flora, nascida em Córdoba, era filha de pai muçulmano e mãe cristã, e foi por esta educada. Foi batizada clandestinamente e praticava em segredo a religião. Quando seu pai morreu, seu irmão muçulmano denunciou-a ao cadi que a mandou pender e castigar com severidade. Foi açoitada barbaramente, bateram-lhe na cabeça e entregaram-na ao denunciador para que a fizesse apostatar. Ela porém conseguiu escapar e foi procurar asilo na casa de uma irmã. Durante seis anos ficou escondida nas vizinhanças de Martos (Jaén).
     Os mouros do califado de Córdoba andavam então desenfreados, e as pessoas que escondiam cristãos em suas casas expunham-se aos piores aborrecimentos. Receando qualquer desgraça, a irmã de Flora e a gente da casa avisaram a refugiada de que tinha de sair.
     Flora voltou para Córdoba e, sem saber para onde ir, entrou na Basílica de São Acisclo, mártir, onde se encontrou com Maria, que crescera no mosteiro de Santa Maria de Cuteclara, próximo de Córdoba, sob a direção da santa viúva Artemia. Como seu irmão, o diácono Valabonso, fora martirizado, ela própria andava a ser procurada e talvez estivesse em vésperas de ser presa. Maria saíra então do mosteiro em busca do martírio.
     Assim, Flora e Maria, não vendo outra saída senão a morte, foram juntas se apresentar ao juiz e professaram publicamente a fé católica. Colocadas na prisão, foram visitadas por Santo Eulógio, que também se encontrava na prisão, o qual, comovido pela fortaleza e os sofrimentos das duas virgens, ao voltar à sua cela apressou-se em escrever para elas o ardente tratado Documentum martyriale, que é a mais nobre apologia e exortação ao martírio.
     Interrogadas e instigadas pelo cadi por diversas vezes, elas perseveraram fortes na Fé e por isso foram decapitadas em 24 de novembro de 851, durante a cruel perseguição do emir Abd al-Rahmàn II.
     Os seus corpos, abandonados nos campos e respeitados pelos animais, foram então lançados no Rio Guadalquivir. O corpo de Maria foi encontrado e sepultado pelos cristãos na igreja do Mosteiro de Cuteclara. As cabeças das duas mártires foram colocadas na Basílica de São Acisclo.
     Santo Eulógio, que atribuiu à intercessão destas virgens a sua libertação ocorrida poucos dias depois, informou o martírio delas em duas cartas ao seu amigo Álvaro Paolo e à irmã de Flora, Baldegoto, e as inseriu no seu Memoriale sanctorum.
     As Santas Flora e Marta são recordadas no Martirológio Romano em 24 de novembro.
 
Martirológio Romano: Em Córdoba na Andaluzia, na Espanha, Santas Flora e Marta, virgens e mártires, que durante a perseguição dos Mouros foram lançadas no cárcere junto com Santo Eulógio e depois mortas com a espada.
 
Fontes: Santos de cada dia, Pe. José Leite, S.J.; Isidoro da Villapadiema, www.santiebeati/it
     Nota: As execuções estão recolhidas em uma única fonte, escrita por Santo Eulógio, que foi um dos últimos a morrer. Em Oviedo se conserva um manuscrito de seu Documentum martyriale, três livros Memoriale sanctorum e o Liber apologeticus martyrum, que são os únicos escritos conservados deste Santo, cujos restos foram trasladados para a capital asturiana em 884. O Santo registrou 48 execuções de católicos entre 850 e 859, 38 homens e 10 mulheres. Todos, salvo Sancho e Argemiro, foram decapitados.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário