sábado, 24 de junho de 2017

Santa Eurosia de Jaca, Mártir - 25 de junho

Martirológio Romano: Em Jaca, na Espanha setentrional, Santa Eurosia ou Orosia, virgem e mártir. 

     Segundo a tradição, Santa Eurosia nasceu no ano 864 em Laspicio, na Boemia, na nobre família do duque da Boemia. Seu nome era Dobroslava, que equivale ao grego Eurosia. Tendo ficado órfã, foi acolhida pelo novo duque, Boriborio, e por sua jovem esposa Ludmila, que a trataram como verdadeira filha. Esse casal se empenhou em difundir a religião católica por toda a região, com o valioso auxílio de São Metódio, o qual também batizou a jovem em 868.
     Em 880, São Metódio foi à Roma para estar com o Papa João VII, que estava empenhado num caso difícil: encontrar uma digna esposa para o filho do conde espanhol de Aragão, Fortun Jimenez, que era herdeiro do trono de Aragão e Navarra, que lutava contra os invasores árabes muçulmanos.
     O Papa pediu a ajuda de São Metódio, que sem a mínima dúvida indicou a jovem princesa Eurosia. Retornou ele então à Boemia com uma embaixada aragonesa para conseguir a aceitação do duque e de Santa Eurosia, a qual deixou o propósito de dedicar-se totalmente a Cristo, vendo na intervenção do Papa um desígnio supremo da vontade de Deus.
     Ela iniciou então a viagem para a Espanha, era o ano 880. Quando a comitiva chegou aos Pirineus, era necessário dirigir-se a cidade de Jaca para encontrarem com seu futuro esposo. Mas toda aquela região tinha sido invadida ferozmente pelos sarracenos capitaneados por Aben Lupo de Tena, lugar tenente de Muza Abensacin. Aben Lupo havia tomado conhecimento da chegada de Eurosia e de seu casamento com o príncipe aragonês, e resolveu capturá-la.
     A comitiva de Eurosia, advertida do perigo, foi obrigada a esconder-se no monte Oturia, mas o feroz bandido sarraceno conseguiu encontrá-la. Este procurou com bons modos obter os favores da jovem Eurosia, desejava que ela renegasse Jesus Cristo, renunciasse ao príncipe aragonês para tornar-se esposa de Miramamolin de Córdoba. Eurosia, porém se opôs decididamente a tais diabólicos projetos, provocando de tal modo sua ira que ele deu ordem de matar a todos.
     Graças ao heroísmo dos membros espanhóis da comitiva, Eurosia conseguiu fugir, mas foi capturada e sofreu um trágico martírio: amputaram-lhe as mãos e cortaram os pés, mas Santa Eurosia, de joelhos, o rosto voltado para o céu, rezava com fortaleza. Naquele momento nuvens ameaçadoras saiam do vale e um relâmpago caiu perto de Eurosia sem causar nenhum mal a ela. Os sarracenos tiveram muito medo, mas o chefe tomado pela ira e pelo terror, deu ordem de decapitá-la. Elevando os cotos ensanguentados ao céu inclinou a cabeça rezando e assim foi decapitada. Eurosia tinha somente 16 anos.
     No mesmo momento caiu uma chuva de granizo, com um estalar pavoroso da chuva, com relâmpagos e trovões ensurdecedores e ventos fortíssimos que fizeram com que os sarracenos fugissem aterrorizados enquanto do céu uma voz potente dizia: “Seja dado a ela o dom de acalmar as tempestades onde quer que seja invocado o seu nome”.
     Segunda a legenda, dois séculos depois um anjo comunicou a um pastor o lugar onde se encontrava os restos de Eurosia, e lhe disse para levar sua cabeça a Yebra de Basa e seu corpo a Jaca. No local foi erguida uma ermida onde a cabeça é venerada. O corpo foi transladado para a catedral de Jaca. Tudo isto dignificava a importância de Jaca e sua catedral, e as origens do reino que Sancho Ramirez estava consolidando nestas terras após a morte de seu pai Ramiro I.
     Devido a fatos extraordinários que aconteceram após o encontro das relíquias de Santa Eurosia, seu culto de difundiu por toda Espanha, chegando inclusive ao norte da Itália, sobretudo nas zonas vinícolas, graças aos soldados espanhóis. Ela ainda hoje é festejada no dia 25 de junho; é invocada contra a tempestade, os raios, os granizos.
     Foi canonizada por Leão XIII em 1902.


Fonte: www.santiebeati.it/ Autor: Pe. Luca Roveda

Nenhum comentário:

Postar um comentário