quarta-feira, 5 de julho de 2017

Santa Ciprila (Cirila) de Cirene, Mártir - 5 de julho

     

     Ciprila (ou Cirila) era uma cristã viúva de Cirene, cidade de Pentápolis, na Líbia. Na época de Diocleciano, ela teria recorrido ao Bispo Teodoro para ser curada de uma violenta e crônica dor de cabeça.
     O Bispo Teodoro estava então em liberdade vigiada e a curou, mantendo-a ao seu serviço junto com outras piedosas mulheres, Aroa e Lúcia. Após o martírio do bispo, a santa viúva foi convidada a sacrificar aos ídolos pagãos. Como tivesse recusado, colocaram-lhe nas mãos carvões ardentes e incenso, supondo que para escapar da dor ela os deixaria cair diante dos ídolos, simulando haver consumado o sacrifício pagão. Mas Ciprila foi mais forte e preferiu perder as mãos e por isso foi torturada e esvaiu em sangue até o martírio se consumar.
     Nada é relatado sobre as outras mulheres, Aroa e Lúcia. Ainda se conserva uma passio inédita de Ciprila, Aroa e Lúcia, em grego.
     O Martirológio Romano comemorava no dia 5 de julho Cirila, mártir de Cirene. A identidade de todas e as particularidades do texto testemunhavam que se tratava evidentemente de uma corrupção do nome da mártir Ciprila.

Martirológio Romano: Em Cirene, na Líbia, Santa Ciprila, mártir, que, de acordo com o relato, durante a perseguição do imperador Diocleciano teve carvões ardentes e incenso colocados nas mãos, mas para não dar a impressão, ao remover as brasas, de querer consumar uma oferenda de incenso aos deuses, preferiu perder as mãos; em seguida, foi cruelmente torturada e adornada de seu sangue voou para o Esposo.

Fonte: www.santiebeati/it Autor: Joseph-Marie Sauget


Etimologia: Cirilo (a) do latim Cyrillus, do grego Kyrillos. Diminutivo de Kyrios: “senhor”  

Nenhum comentário:

Postar um comentário