quinta-feira, 20 de julho de 2017

Santa Práxeda de Roma, Virgem e mártir - 21 de julho

     
     Pouco se sabe de Santa Práxeda. Segundo a legenda, Práxeda foi uma virgem romana, filha de São Pudencio (que provavelmente foi batizado por São Pedro), «amiga dos Apóstolos» e irmã de Santa Pudenciana.
     Práxeda e Pudenciana, junto com o presbítero Pastor e o Papa Pio I (140-154), construíram um batistério na casa de seu pai e ali começaram a batizar os pagãos.
     Pudenciana morreu aos 16 anos, martirizada, e está enterrada junto a seu pai, São Pudencio, nas catacumbas de Priscila, na Via Salaria.
     Depois de muitos anos enterrando cristãos mutilados, visitando os prisioneiros e vendo o sofrimento daqueles que amava, Práxeda morreu no dia 21 de julho de 159.
     Santa Práxeda está incluída no santoral católico e sua festa é celebrada no dia 21 de julho.
     Aparentemente está sepultada junto a Pudenciana e Pudencio na Via Salaria, mas embora haja evidências da vida de São Pudencio, não há informações diretas de Práxeda e Pudenciana.
     Uma igreja foi construída em honra de Santa Práxeda no lugar onde supostamente se encontrava a sua casa. Suas relíquias foram levadas dali quando em 822 a igreja foi reconstruída pelo Papa Pascoal I, e é hoje a Basílica de Santa Práxeda,


Etimologia: Praxedes: do grego práxis = “o do trabalho, ativo, laborioso, prático”. Feminino: Práxeda.

Interior da Basílica de Sta Práxeda, Roma

Nenhum comentário:

Postar um comentário