terça-feira, 11 de julho de 2017

Santa Inês Lê Thi Thành, Mãe de família, mártir – 12 de julho


Martirológio Romano: Na província de Ninh Binh, em Tonquim, Santa Inês Lê Thi Thành (Dê), mártir, mãe de família, que no tempo do imperador Thiêu Tri foi cruelmente atormentada por ter ocultado em sua casa a um sacerdote, morrendo na cadeia por se negar a abjurar de sua fé (1841).


           Foi sempre muito difícil encontrar notícias seguras sobre os mártires, já desde os primeiros séculos da era cristã, e também às vezes para mártires da era moderna, sobretudo se viviam em algum lugar afastado; isto ocorre com Santa Inês Lê Thi Thành, de nacionalidade vietnamita.
           Inês nasceu em 1781 perto de Ba Den, nos arredores de Tranh Hoa no Vietnam. Mãe de família, com a idade de sessenta anos foi encarcerada e submetida a cruéis torturas por ter escondido um sacerdote em sua casa.
           Tendo recusado a possibilidade de renegar de sua fé cristã, morreu na cadeia na província de Ninh Binh no Tonchino na época do imperador Thiêu Tri em 12 de julho de 1841.
            Inês Lê Thi Thành foi canonizada pelo Papa João Paulo II em 19 de junho de 1988 junto com outros 116 mártires que regaram com seu sangue o solo de sua pátria vietnamita. O grupo, que tem como protomártir a Santo André Dung Lac e seus companheiros, é celebrado no calendário litúrgico latino em 24 de novembro.


Etimologia: Inês = do grego, aquela que é casta e pura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário