domingo, 2 de julho de 2017

Beata Bárbara Jeong Sun-mae, Virgem e mártir - 3 de julho

     
   Bárbara Jeong Sun-Mae nasceu em Yeoju, na província de Gyeonggi (atual Coreia do Sul), em 1777. Foi catequisada em 1795 por seu irmão Barnabé Jeong Gwang-su e sua cunhada Lucia Yun Um-hye. Passou a viver sua nova fé com grande zelo e decidiu guardar sua virgindade para dedicar-se a Deus com um coração não dividido. Para não levantar suspeitas, dizia às pessoas pagãs: “Sou casada com o Senhor Heo, mas fiquei viúva”.
     Alguns anos depois, Bárbara vai para Seul. Ajudava a cunhada e o irmão a difundir livros e objetos religiosos entre os fiéis e participava de uma comunidade de virgens presidida por Ágata Yun Jeom-hye. Algumas vezes que a casa era usada como igreja, ela preparava tudo com o máximo apuro e cuidado.
     Em 1800, recebeu o batismo das mãos do primeiro sacerdote missionário na Coreia, o padre chinês Tiago Zhou Wen-mo. Desde então o seu fervor aumentou ainda mais.
     Aprisionada durante a perseguição Shinyu de 1801, demonstrou grade coragem ao enfrentar os interrogatórios e as torturas. Não revelou o nome dos outros fieis, mas professou abertamente a sua Fé: “Não posso renunciar à minha religião ainda que deva morrer!” Naquele momento o chefe dos oficiais da polícia ordenou intensificar as punições contra ela, mas sem resultado.
     Bárbara foi então condenada à morte com outros fieis. Antes de ouvir a condenação, declarou: “Ser punida no quartel geral da polícia e ser interrogada pelo Ministério da Justiça é muito doloroso. Entretanto, não posso mudar de ideia, porque amo muitíssimo a religião católica”.
     O juiz ordenou que a sentença fosse executada próximo do vilarejo natal de Bárbara, para tornar os habitantes de Yeoju contrários à religião católica. Assim, foi decapitada no dia 3 ou 4 de julho de 1801 (23 ou 24 de maio do calendário lunar). Bárbara tinha apenas 24 anos.
     Foi inserida com o irmão e a cunhada no grupo de mártires encabeçado por Paulo Yun Ji-chung (do qual fazem parte também Padre Tiago Zhou Wen-mo e Ágata Yun Jeom-hye) e beatificada pelo Papa Francisco, em 16 de agosto de 2014, durante sua viagem apostólica à Coreia do Sul.



Fonte:
www.santiebeati/it
Autor: Emília Flocchini

Nenhum comentário:

Postar um comentário