sábado, 29 de setembro de 2018

Serva de Deus Antônia de Astônaco e São Miguel Arcanjo – 29 de setembro

    
     Aparição a uma ilustre carmelita Serva de Deus, toda dedicada ao culto do glorioso São Miguel, Antônia de Astônaco, em Portugal, em 1750.
     Em Portugal se deu uma das mais célebres aparições de São Miguel. Esta aparição deu a volta ao mundo através da célebre Coroa Angélica em honra a São Miguel e dos 9 Coros dos Anjos, com promessas salutares para vida e para a morte. Esta devoção está propagada em várias línguas, aprovada pelos respectivos bispos diocesanos e de modo especial pelo Papa Pio IX, sábio e santo, que a enriqueceu de indulgências em 8 de agosto de 1851.
     Trata-se de uma revelação séria e admitida pelas autoridades eclesiásticas, sobretudo pelo Santo Padre Beato Pio IX, que não tinha por costume aprovar devoções baseadas em revelações particulares de ânimo leve.
     Num livro em espanhol, "Tiempo de Angeles", de Blas Piñar, lê-se a citação do autor que diz o que viu em folhetos com a aprovação do Senhor Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Antônio Mendes Belo, do Senhor Bispo do Porto, de bispos franceses e espanhóis, mas com uma nota importante que não encontrada em nenhuma parte e que transcrevemos: "No livro 2º, Capítulo 74, da vida da Serva de Deus Antônia de Astônaco, lê-se que numa aparição a esta ilustre Serva de Deus, o Arcanjo São Miguel pediu que se compusessem em sua honra nove saudações, correspondendo aos nove coros dos Anjos; saudações que consistem, cada uma, na recitação de um Pai Nosso e três Ave-Marias.
     O glorioso Arcanjo prometeu que quem o honrasse desta maneira antes da Sagrada Comunhão, seria acompanhado à Sagrada Mesa por um Anjo de cada um dos nove coros. Prometeu também, a quem rezasse todos os dias essas nove saudações, a sua assistência e a dos santos Anjos durante a sua vida, e que depois da morte o livrará do Purgatório a ele e aos seus parentes”.
     Por meio da recitação deste Terço obter-se-ão ainda muitas graças nas calamidades públicas, sobretudo nas da Igreja Católica (de que São Miguel Arcanjo é o padroeiro perpétuo), e as indulgências que lhe foram atribuídas pelo Papa Pio IX.

                                               A gravura ilustra o formato da coroinha.


Coroinha ou Terço de São Miguel Arcanjo

Modo de rezar
     Sobre a medalha, diz-se:

V: Deus, vinde em nosso auxílio.
R: Senhor, socorrei-nos e salvai-nos.
Glória ao Pai...

     Depois, deixando para o fim as quatro contas que seguem a medalha, toma-se a primeira conta grande do Terço e reza-se a primeira saudação.
     Recita-se cada uma das seguintes invocações, separadamente, e depois de cada uma delas oferece-se um Pai Nosso e de três Ave-Marias (Pai Nosso na conta grande, as 3 Ave-Marias nas contas menores).

1ª invocação:
     Pela intercessão de São Miguel Arcanjo e do Coro Celeste dos Serafins, e de Nossa Senhora, Rainha dos Anjos, o Senhor nos conceda ardente amor à Santa Igreja, reflexo de Sua caridade infinita.
2ª invocação:
     Pela intercessão de São Miguel Arcanjo e do Coro Celeste dos Querubins, e de Nossa Senhora, Rainha dos Anjos, o Senhor nos conceda a graça de trilharmos a estrada da perfeição cristã.
3ª invocação:
     Pela intercessão de São Miguel Arcanjo e do Coro Celeste dos Tronos, e de Nossa Senhora, Rainha dos Anjos, o Senhor nos conceda o dom da sabedoria.
4ª invocação:
     Pela intercessão de São Miguel Arcanjo e do Coro Celeste das Dominações, e de Nossa Senhora, Rainha dos Anjos, o Senhor nos dê a graça de não aceitar o mundo moderno levantado contra Deus, e de vencer meu vício capital.
5ª invocação:
     Pela intercessão de São Miguel Arcanjo e do Coro Celeste das Potestades, e de Nossa Senhora, Rainha dos Anjos, o Senhor nos conceda a virtude da pureza, da humildade e da combatividade.
6ª invocação:
     Pela intercessão de São Miguel Arcanjo e do Coro Celeste das Virtudes, e de Nossa Senhora, Rainha dos Anjos, o Senhor nos conceda a graça de não sermos vencidos no combate perigoso das tentações.
7ª invocação:
     Pela intercessão de São Miguel Arcanjo e do Coro Celeste dos Principados, e de Nossa Senhora, Rainha dos Anjos, o Senhor nos dê o espírito da verdadeira e sincera obediência.
8ª invocação:
     Pela intercessão de São Miguel Arcanjo e do Coro Celeste dos Arcanjos, e de Nossa Senhora, Rainha dos Anjos, o Senhor nos conceda o dom da perseverança na fé e boas obras.
9ª invocação:
     Pela intercessão de São Miguel Arcanjo e do Coro Celeste dos Anjos, e de Nossa Senhora, Rainha dos Anjos, o Senhor nos conceda que estes espíritos bem-aventurados nos guardem sempre, e principalmente na hora da nossa morte.
     Pela intercessão de São Miguel Arcanjo e do Coro Celeste dos Anjos, e de Nossa Senhora, Rainha dos Anjos, que Nosso Senhor Jesus Cristo permita que se cumpram logo as promessas feitas por Nossa Senhora em Fátima: “Por fim, meu Imaculado Coração triunfará!”

Reza-se depois:
Um Pai Nosso à São Miguel Arcanjo
Um Pai Nosso à São Gabriel Arcanjo
Um Pai Nosso à São Rafael Arcanjo
Um Pai Nosso ao nosso Anjo da Guarda

Antífona
     Gloriosíssimo São Miguel, chefe e príncipe dos exércitos celestes, fiel guardião das almas, vencedor dos espíritos rebeldes, amado da casa de Deus, nosso admirável guia depois de Cristo, Vós cuja excelência e virtudes são eminentíssimas, dignai-vos livrar-nos de todos os males, nós todos que recorremos a Vós com confiança, e fazei pela vossa incomparável proteção que adiantemos cada dia mais na fidelidade em servir a Deus.

V. Rogai por nós, ó bem-aventurado São Miguel, príncipe da Igreja de Jesus Cristo.
R. Para que sejamos dignos de suas promessas. Amém

Oração:
     Deus todo poderoso e eterno que por um prodígio de bondade e misericórdia para a salvação dos homens, escolhestes para príncipe de vossa Igreja o gloriosíssimo Arcanjo São Miguel, tornai-nos dignos, nós vô-lo pedimos, de sermos preservados de todos os nossos inimigos, a fim de que na hora da nossa morte nenhum deles nos possa inquietar, mas que nos seja dado de sermos introduzidos por ele na presença da vossa poderosa e augusta Majestade, pelos merecimentos de Jesus Cristo Nosso Senhor. Amém 

ORAÇÃO QUOTIDIANA do Papa Leão XIII
     São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate, sede o nosso auxilio contra as maldades e ciladas do demónio.
     Ordene-lhe Deus, humildemente o pedimos. E Vós Príncipe da Milícia Celeste, pelo divino Poder, precipitai no inferno a satanás, e a todos os espíritos malignos, que vagueiam pelo mundo para perder as almas. Amém.

AUGUSTA RAINHA (Indulgenciada pelo Papa São Pio X)

     Augusta Rainha do Céu e altíssima soberana dos Anjos, vós que desde os primórdios recebestes de Deus o poder e a missão de esmagar a cabeça de Satanás, humildemente vos rogamos, enviai vossas santas legiões de Anjos, a fim de que à Vossa Ordem e pelo vosso poder persigam os espíritos infernais e em toda a parte os combatam, confundindo-os em sua arrogância e arrojando-os para o abismo.
     Quem é como Deus?
     Santos Anjos e Arcanjos, defendei-nos e guardai-nos.
     Ó Maria, Rainha dos Anjos, mandai a São Miguel defender-nos em todas as ocasiões de perigo da alma e do corpo.


2 comentários:

  1. Parabéns por difundir a Coroa Angélica em honra a São Miguel e dos 9 Coros dos Anjos!
    Aqui tem uma imagem a um lado, com o titulo: "Tribalismo ou civilização?" Como o Papa actual não aprovou os textos do Sinodo da Amazonia, se me permitem, lhes proponho cancelar esta imagem.

    ResponderExcluir
  2. O sínodo amazônico foi uma catástrofe absurda, lotada de heresias e símbolos pagãos (mãe terra por exemplo,gaia), promovidos pelos heréticos da teologia da libertação. Logo depois, veio a pandemia como castigo.

    ResponderExcluir