quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Exemplo moderno de honra feminina: Jamie Schmidt

Como ter uma morte gloriosa e defender a honra

     Segunda-feira, 19 de novembro de 2018, poderia parecer um dia normal para Jamie Schmidt. Mal sabia ela, quando entrou na Catholic Supply, uma loja de artigos religiosos no subúrbio de St. Louis, Missouri, que esse dia comum seria o último. Nem sua família jamais sonhou que sua vida chegaria a um fim heroico, sendo ela comparada a Santa Maria Goretti. (1)
     Jamie Schmidt, de 53 anos, pode ser considerada uma típica senhora católica, o que torna seus momentos finais mais marcantes. Ela era mãe de três filhos, se casou com seu namorado do ensino médio; ela cantava no coro em sua igreja paroquial, Santo Antônio de Pádua, em High Ridge, Missouri. Amigos a descreviam como uma pessoa que estava sempre presente se você precisasse de ajuda. Ela também era devota de Nossa Senhora, fazia e distribuía rosários.
     Sabemos disso porque o motivo de ela ir à Catholic Supply era comprar material para seu apostolado do rosário. Havia apenas duas outras pessoas na loja - ambas funcionárias - no momento de sua chegada às 15:30 h.
     Momentos depois, Thomas Bruce entrou. Ele olhou em volta e depois explicou que iria fazer uma compra, mas precisava pegar um cartão de crédito no carro. Quando voltou, ele empunhava uma arma e as três mulheres enfrentaram seu pior pesadelo.
"Em nome de Deus..."
     Depois de encurralar as mulheres num canto da loja, ele começou a agredir sexualmente as duas funcionárias. Ele então virou a arma para Jamie com a intenção de fazer o mesmo com ela, mas ela tinha outros planos.
     O que aconteceu depois foi um ato de testemunho cristão que só se esperaria encontrar entre os primeiros mártires da Igreja no Coliseu Romano, não de uma senhora católica do século XXI em uma cidade americana moderna.
     Thomas Bruce virou-se para Jamie e, pelo que sabemos de relatos, ordenou que ela se despisse. Em tal situação, ela poderia ter respondido de uma maneira que pacificasse seu agressor. Só podemos especular o que estava passando por sua cabeça naquele momento crítico.
     Quando se considera os atos perversos que ela foi forçada a testemunhar, é provável que Jamie tenha entendido que não haveria diálogo possível com tal homem. Também pode ter ocorrido a ela que Deus a colocara naquela situação porque Ele queria testar sua fidelidade a Ele. Embora tudo isto sejam conjecturas, sua resposta categórica, conforme relatada pelas duas funcionárias, é um fato documentado.
     “Em nome de Deus”, ela disse, “eu não tirarei minhas roupas!” Usar esse tipo de fraseologia era o equivalente a fazer um juramento diante de seu Criador. Era, portanto, um categórico não, uma recusa inequívoca, absoluta a um homem com uma arma carregada que claramente não aceitaria oposição.
Um fim glorioso
     Infelizmente, o resultado foi o que se esperaria nas circunstâncias: ela foi baleada à queima-roupa. Ao cair mortalmente ferida no chão, no que seriam seus últimos momentos na Terra, ela precisava de uma força espiritual e se voltava para Deus. Enquanto a vida se esvaia de seu corpo, as duas funcionárias puderam ouvi-la murmurar com voz fraca o Pai Nosso, a oração composta por Nosso Senhor.
     O assaltante fugiu da cena, mas foi preso mais tarde. Jamie viveu o suficiente para ser levada de ambulância para um hospital próximo. Ela não cessava de rezar e, com a respiração agonizante, foi ouvida sussurrando a mesma oração enquanto sua vida chegava a um final glorioso.
     Seria razoável que uma pessoa refletindo sobre o sacrifício heroico desta corajosa senhora, se perguntasse por que tal história nos comove tanto? É porque vemos na heroica defesa da pureza de Jamie a luminosidade dominante daquilo que era melhor nela: a honra. (2)
Um mundo que é devastado e sem honra
     Esta qualidade esquecida possui várias características definidoras. Em primeiro lugar, é a virtude pela qual estimamos o que é excelente. Isto não é uma coisa difícil de fazer no caso emocionante de uma esposa e mãe católica que olha para o cano de uma arma carregada e, sem hesitar, escolhe a morte ao invés da desonra.
     Em segundo lugar, a honra é também a qualidade que leva uma pessoa a viver de acordo com essa excelência em todas as coisas. Por exemplo, aqueles que se importam com sua honra não apenas manterão sua pureza, mas também procurarão praticar todas as virtudes por amor aos princípios.
     Finalmente, há momentos na vida de uma pessoa que podem ser definidos como a hora ‘h’, ou o momento do tudo ou nada. É uma circunstância que pede a uma pessoa que vá além do que eles, ou qualquer um que os conhece, acham que são capazes de alcançar. Quando fiel naqueles momentos, a plenitude da honra é vista, e junto com ela, uma série de outras qualidades e virtudes aparecem em segundo plano, por assim dizer, como um anjo.
     É por esse motivo que o heroísmo de Jamie é particularmente uma lufada de ar fresco. Os dias em que vivemos não são muito diferentes do mundo definido no Livro dos Macabeus como sendo “devastado e sem honra”. Portanto, é em dias licenciosos e egocêntricos como os nossos que a honra tem mais brilho pelo simples fato de que está em contraste com a decadência que nos rodeia.
Ignorando os Prazeres da Vida para Fazer a Vontade de Deus
     (...) Infelizmente, há aqueles que, ao ouvir a história de Jamie, perguntarão: “Isto valeu a pena?” Ela perdeu a oportunidade de aproveitar com sua família as alegrias do Natal. Ela não verá seus filhos envelhecer nem jamais poderá acariciar seus netos. Embora essas considerações sejam legítimas, especialmente para as mães que estão lendo este artigo, a importantíssima lição de vida de Jamie pode ser perdida. Suas palavras finais, embora sucintas, eram ao mesmo tempo uma declaração sobre a obrigação que todos temos de ser fiéis à vontade de Deus, não importa quão dolorosa possa ser. (...)
     Do lugar na eternidade que ela ocupa agora, Jamie pode dizer com justiça para aqueles que ela deixou para trás: "Tudo está perdido, exceto a honra".

2. Os conceitos de Honra dados aqui foram desenvolvidos pelo Prof. Plinio Corrêa de Oliveira em uma série de encontros sobre o tema, proferidos em 1976. Ele foi capaz de fazer comentários volumosos sobre este assunto, porque ele era, de uma forma muito eminente, um homem de honra.

Fonte:
Artigo escrito por Norman Fulkerson

Nenhum comentário:

Postar um comentário