segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Beata Eulália Pinos, Viúva, mercedária – 5 de fevereiro

    

     Tendo nascido no seio de uma nobre família, a Beata Eulália Pinos renunciou à uma vida secular e às riquezas, e ingressou na Ordem Terceira Mercedária de Barcelona, e foi uma das primeiras seguidoras de Santa Maria de Cervellon, fundadora do ramo feminino da Ordem das Mercês.
     Maria de Cervellon foi atraída pela caridade que os Irmãos Mercedários inspiravam a favor dos cativos, isto é, os cristãos que eram feitos prisioneiros em terra e no mar, e eram vendidos como escravos na África. Assim, aos 18 anos tornou-se a consoladora dos pobres, dos doentes e dos escravos no Hospital de Santa Eulália.
     A Ordem de Nossa Senhora das Mercês foi fundada por São Pedro Nolasco; os Mercedários constituíam uma Ordem masculina que resgatava os cristãos cativos, mas havia grupos de senhoras que os sustentavam com orações e ofertas para as custosas expedições à África. Maria e sua mãe se uniram ao grupo de Barcelona. Quando a mãe faleceu, Maria doou o seu patrimônio aos Mercedários.
     Em 25 de maio de 1265 os grupos femininos se transformaram canonicamente em Ordem Terceira Mercedária, com estatuto, hábito religioso e uma priora. Maria fez profissão religiosa, recebendo o hábito das mãos de São Bernardo de Corby. Logo outras jovens a seguiram, como as Beatas Eulália Pinos, Elisabete Berti, Maria de Requesens e, mais tarde, Santa Colagia.
     A Beata Eulália também recebeu o hábito das mãos de São Bernardo de Corby. Insigne por muitas virtudes, esta piedosa viúva estendia a mão aos pobres e abraçou a Santa Cruz. No dia 5 de fevereiro com uma morte preciosa voou ao reino celestial.
     É festejada no dia de seu falecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário