terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Santa Paula, a Barbada, Venerada em Ávila – 20 de fevereiro

Crucifixão de Wilgefortis, Áustria
     Segundo uma antiga legenda, Santa Paula, dita a Barbada, nasceu em Cerdeñosa, nas vizinhanças de Ávila, na Espanha.
     Paula havia consagrado sua virgindade a Deus. É narrado que um dia foi importunada por um jovem do local, que a queria violar. A jovem que não queria de modo algum ceder às investidas do jovem, se refugiou em uma capela e abraçando um crucifixo pediu a Nosso Senhor para ajudá-la.  De repente, seu rosto foi coberto por uma barba; o jovem ao vê-la assim transfigurada se assustou e a deixou em paz.
     Com certeza esta história é uma das inúmeras interpretações da legenda de Santa Vilgefortis ou Wilgefortis.
     A festa de Santa Paula é celebrada na diocese de Ávila no dia 20 de fevereiro.

*

Santa Vilgefortis ou Wilgefortis (do latim virgo fortis, virgem forte)

Sta Wilgefortis, imagem alemã
     Esta Santa foi muito venerada durante a Idade Média. Ela também é conhecida como Santa Liberada. Sua legenda começou a ser difundida no século XI. Muitos a consideram irreal, pois há muitas versões, embora com alguns pontos em comum.
     Segundo a narrativa mais comum, a jovem era filha de um rei (outras versões dizem de um nobre), nascida de um parto em que a mãe tivera 9 filhas. O pai prometeu-a em casamento ao rei da Sicília, mas como ela não queria violar seu voto de virgindade, negou-se a casar. Em sua grande devoção a Deus, pediu que Ele a deixasse feia e repugnante para manter sua castidade. Parou de comer e passou a desenvolver pelos por todo o corpo, inclusive no rosto, tornando-se barbada.
     Ao vê-la, seu pretendente desfez o acordo e seu pai, num acesso de cólera, mandou crucificá-la, não sem causar uma grande reprovação na cidade. Ela passou a ser cultuada como santa a partir do século XIV e é considerada patrona das mulheres mal casadas.
     Existem apenas três santas que foram crucificadas: Santa Wilgefortis, Santa Júlia de Cartago - crucificada e jogada no rio ainda na cruz, e Santa Comba, crucificada numa árvore.
     Segundo alguns estudiosos, talvez Wilgefortis seja um caso de anorexia nervosa, pois a anorexia grave e o alto grau de desnutrição podem causar um desequilíbrio hormonal que provoque o crescimento de pelos por todo o corpo.
     Wilgefortis não foi canonizada, a Igreja permite seu culto, mas não a considera santa por não existir provas de sua existência; há relíquias suas numa igreja em Sigüenza, na Espanha e há imagens dela em Portugal, Espanha, Áustria, França e Alemanha. Seu culto chegou aos Países Baixos, Inglaterra e atual República Tcheca.
     Talvez trazida pelos espanhóis, ela também é conhecida na América Latina: muito venerada no Panamá; é a padroeira da Independência da Colômbia; há imagens dela em Lima e Quito. Nesses países sul-americanos ela é conhecida como Santa Liberada.

Fontes:
www.santiebeati.it/

Nenhum comentário:

Postar um comentário