domingo, 10 de fevereiro de 2019

Nossa Senhora de Lourdes – 11 de fevereiro

 
     A devoção à Nossa Senhora de Lourdes é muito conhecida, senão no mundo inteiro, numa boa parte dele. Mas, o que ainda deveria ser conhecido por muitos, principalmente por aqueles que se consideram devotos, é o conteúdo das mensagens reveladas pela Virgem à Santa Bernadete. 
     A história das Aparições de Nossa Senhora em Lourdes é bastante conhecida, mas recordemo-nos dela em um breve relato:
     Na então aldeia de Lourdes, região francesa dos Altos Pirineus, em 11 de fevereiro de 1858, a jovem Bernadette Soubirous, de 14 anos, indo apanhar lenha às margens do Rio Gave, viu pela primeira vez, na reentrância de um rochedo, uma gruta chamada massabielle, uma “Senhora”. Essa primeira aparição foi seguida de outras 17.
     Em uma das aparições, a “Senhora” pediu que ali se construísse uma igreja; em outra ocasião, fez brotar, por meio das mãos de Bernadette, uma fonte de água cristalina e considerada milagrosa, que ali corre desde então. Em 1862, as curas obtidas com o uso da água levaram o bispo de Tarbes a autorizar o culto a Nossa Senhora de Lourdes.
     Na aparição do dia 25 de março, dia da solenidade da Anunciação, a Aparição revelou, no dialeto da região, seu nome para Bernadette: “Eu sou a Imaculada Conceição”. Muitos viram nesse sinal, mais uma confirmação do dogma da Imaculada Conceição que o papa Pio IX havia proclamado apenas quatro anos antes, por meio da Constituição Apostólica Ineffabilis Deus, de 8 de dezembro de 1854.
     O Santuário de Lourdes é um dos mais importantes centros de peregrinação da Cristandade Católica. De fato, o santuário recebe todos os anos milhares de devotos que vem, em sua maioria, buscar lenitivo para suas dores e aflições, junto àquela Senhora que se revelara à pequena e humilde Bernadette.
O essencial das aparições
     Nossa Senhora usava um vestido branco com uma faixa azul. São as cores da Imaculada Conceição. Nossa Senhora fez vários pedidos por meio de Santa Bernadette:
1) “Penitência, penitência, penitência!”; “rezai a Deus pela conversão dos pecadores”; além da recomendação de “oscular a terra em penitência pelos pecadores”.
2) “Ela me disse para comer a erva que se encontra no mesmo local onde eu fui beber” [em sinal de penitência], explicou a vidente.
3) “Ide beber na fonte e lavai-vos ali”. Para esse efeito Nossa Senhora fez brotar a fonte na gruta de Lourdes. Dali provém a “água de Lourdes” até hoje.
4) Mandou construir uma igreja no local: “Devem vir aqui em procissão”. É a origem da procissão dos círios em Lourdes.
     Além de uma fonte real de água, Nossa Senhora abriu uma torrencial fonte de graças e milagres como em nenhuma outra parte do mundo. Depois de demorados processos, a ciência constatou mais de 7.000 curas inexplicáveis pela medicina. 
    Os milagres em geral ocorrem quando o doente bebe a “água de Lourdes” ou lava-se com ela, e também na bênção dos doentes, mas muitos outros acontecem de modos e em locais inesperados ao se invocar Nossa Senhora de Lourdes. Como resultado, surgiram inúmeras reproduções da gruta de Lourdes pelo mundo inteiro.
     Quando formos invocar o auxílio de Nossa Senhora diante de uma imagem que a representa na gruta de Massabielle, lembremo-nos que Ela é a Imaculada Conceição, que gerou o Verbo Encarnado; ouçamos sua voz e lembremo-nos de seus pedidos e, junto com a graça que desejamos receber, procuremos cumprir os pedidos feitos por Ela naquelas magníficas aparições, e tenhamos confiança e a certeza de sermos atendidos.
* * *
Lourdes confirmou o dogma da Imaculada Conceição e premiou a combatividade do Beato Papa Pio IX
     Não muito antes da aparição de Nossa Senhora em Lourdes (11 de fevereiro de 1858), o bem-aventurado Papa Pio IX proclamou o dogma da Imaculada Conceição.
     Essa proclamação aconteceu em 8 de dezembro de 1854. O glorioso Papa visou em primeiro lugar a afirmação de um dogma de grande importância para o progresso da mariologia dentro da Igreja. 
     Em segundo lugar ele queria com a afirmação desse dogma, tão profundamente anti-igualitário, esmagar o ceticismo do século.
     É curioso que exatamente os milagres de Lourdes são de natureza a esmagar o ceticismo. E a própria aparição de Lourdes veio como uma confirmação do dogma, uma vez que Nossa Senhora declarou que Ela era a Imaculada Conceição. Foi um prêmio e uma confirmação da veracidade do dogma.
     Face à impiedade revolucionária do século, o Beato Pio IX fez o contrário de dar a carne para a fera. Ele enfrentou o pecado, o laicismo, o espírito de revolta igualitário e sensual. Então, a Providência interveio dando uma série estupenda de milagres.
     Os milagres de Lourdes, debaixo desse ponto de vista, confirmam a estratégia do santo Papa. Essa estratégia foi a seguinte: a impiedade a gente enfrenta, não se faz gentilezas, nem se recua, mas se enfrenta.      
     Há, portanto, uma dupla confirmação em Lourdes: a confirmação do dogma e a aprovação da oportunidade.
     Quando se medita a respeito de Lourdes é apropriado refletir no caráter antirrevolucionário autêntico do Beato Pio IX.
     Assim agindo, ele atraiu as boas graças de Nossa Senhora e o início do maravilhoso cortejo de milagres que chega até nossos dias.

(Fonte: Plinio Corrêa de Oliveira, 8.12.63. Sem revisão do autor)
https://aparicaodelasalette.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário