sexta-feira, 15 de maio de 2015

Ascensão de Nosso Senhor

 

Leiam a seguinte reflexão sobre esta festa:
“O Senhor Jesus, depois que lhes falou, foi assunto ao céu, e está sentado à direita de Deus” (Mc. 16, 19).
     O lugar que competia a Jesus ressuscitado era o céu, que é a morada das almas e dos corpos bem-aventurados.
     Quis Jesus, todavia, permanecer quarenta dias sobre a terra, e aparecer repetidas vezes a seus discípulos para os certificar de sua ressurreição e instruí-los nas coisas relativas à Igreja: “Falando do Reino de Deus”.
     Tendo desempenhado esta nobre missão, quis o Senhor, antes de deixar a terra, mostrar-se mais uma vez aos apóstolos em Jerusalém; e depois de lhes exprobrar suavemente a sua dureza, por não acreditarem na sua ressurreição, ordenou-lhes que fossem para o Monte das Oliveiras, o lugar onde tinha começado a sua Paixão, a fim de que compreendessem que o verdadeiro caminho para ir ao céu é o dos sofrimentos.
     Depois, cercado de cento e vinte pessoas, repetiu-lhes mais uma vez o que já lhes havia ordenado, especialmente que fossem pregar o Evangelho pelo mundo inteiro; feito o que o divino Redentor levantou as mãos e os abençoou.
     Em seguida, como medita São Boaventura, Jesus abraça sua santíssima Mãe e aperta-a contra o coração, anima e conforta os seus discípulos, que, entre lágrimas, lhe beijam os pés, e com as mãos levantadas e o semblante extraordinariamente majestoso e amável, coroado e vestido como rei, se eleva lentamente ao céu, levando em sua companhia as numerosíssimas almas justas, livradas do limbo.
     A esta vista, todos os presentes se ajoelham novamente e Jesus mais uma vez os abençoa. Afinal uma nuvem subtrai o divino Triunfador à sua vista, e Jesus vai sentar-se à direita do Pai, onde não cessa de ser nosso medianeiro e advogado.
     Avivemos a nossa fé, e contemplemos o júbilo que a entrada triunfal de Jesus causou no paraíso: alegremo-nos com o nosso divino Chefe, e unamos os nossos afetos ao de Maria Santíssima, e dos santos discípulos.
     Como a águia ensina seus filhos a voarem, assim, no mistério de hoje, Jesus Cristo nos exorta a elevar o nosso voo e acompanhá-lo ao céu, senão com o corpo, ao menos com os afetos.
     Desprendamos os nossos corações da terra, e suspiremos pela pátria celeste, onde se acha a nossa felicidade: esperando, como diz o Apóstolo, a adoção de filhos de Deus, a redenção de nosso corpo.
     Entretanto, tenhamos sempre diante dos olhos os exemplos da vida mortal de Nosso Senhor; imitando a sua humildade de mansidão, o seu espírito de mortificação, a sua caridade e o seu zelo pela glória divina.
     Numa palavra, despojemo-nos do homem velho, revestindo-nos das virtudes de Jesus Cristo, que são como que o manto, que, à imitação de Elias, ele deixou para os seus discípulos, quando subiu ao céu.
     Para vencermos todas as dificuldades que se encontram no caminho do Senhor, recordemos muitas vezes a grande verdade que os anjos ensinaram aos discípulos, que, arrebatados, olhavam o céu, para o qual acabava de subir o seu amado mestre: Jesus Cristo voltará um dia à terra com a mesma majestade e glória, como juiz dos vivos e dos mortos.
     Meu querido Redentor Jesus, regozijo-me pelo vosso triunfo glorioso, e rogo-vos que arranqueis do meu coração todo o afeto aos bens miseráveis desta terra, para suspirar senão pelos do paraíso, que vós merecestes para mim com a vossa paixão.
     A mesma graça peço de Vós, ó Pai Eterno. Concedei-me que, assim como eu creio firmemente que vosso Filho unigênito e nosso Redentor subiu hoje ao céu, assim possa continuamente morar ali com o meu espírito e os meus desejos.
     Fazei-o pelo amor do mesmo Jesus Cristo e pela intercessão de Maria Santíssima.
 
Fonte: retirado do livro “Meditações para todos os dias e festas do ano” de Santo Afonso de Ligório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário