sexta-feira, 15 de maio de 2015

Santas Justa e Enedina (Eredina) Mártires - 14 de maio

Santas Justa, Enedina e Justina
Martirológio Romano: Na ilha da Sardenha, comemoração das santas Justa e Enedina, mártires.

     O testemunho destas mártires é puramente cúltico, quer dizer, não temos nenhum documento contemporâneo, mas sim um culto persistente que lhes é atribuído na ilha da Sardenha (1).
     A tradição oscila entre um grupo de duas, que celebramos hoje: Justa e Enedina; e um grupo de três, tal como se celebrava no Martirológio Romano anterior: Justa, Justina e Erendina. Parece que a versão mais correta e antiga é a de duas.
      A legenda sobre elas afirma que eram filhas de uma matrona, Cleodonia, que haviam guardado a virgindade, e que foram mártires em uma data tão longínqua como a perseguição de Adriano, no início do século II.
     Ainda que isto não seja impossível, não está apoiado em nenhum dado que conheçamos, e parece mais desejo (habitual em muitas igrejas da antiguidade) de fazer retroceder as origens da comunidade o mais primitivo possível. Com base em alguns martirológios posteriores, nós podemos encontrá-las nas perseguições de Diocleciano (século III-IV).
     Segundo a tradição, as santas sofreram o martírio no local onde se encontra, desde o século XI, a Basílica de Santa Justa, em um povoado do mesmo nome, na província de Oristano, uma das oito em que se divide a ilha na atualidade.
 
     (1) Sardenha (italiano: Sardegna, Sardigna ou Sardinnia) é a segunda ilha do Mediterrâneo pelo tamanho, a oitava na Europa e a quadragésima oitava do mundo. Com um órgão administrativo chamado Região Autônoma da Sardenha é uma região autônoma da República Italiana, com estatuto especial.
     Esta ilha está localizada no centro-oeste do Mar Mediterrâneo, entre o norte da Córsega, onde o Estreito de Bonifácio separa a península italiana da Tunísia no leste e as Ilhas Baleares para o oeste. Ocupa uma área de 24 090 km².
Etimologia:
Enedina, talvez do grego enedynêin: “ser complacente”. Outra forma: Henedina.
Justa, do latim Justus: nome e sobrenome; Justus era nome pagão e cristão e na antiguidade quase sempre nome de escravo. Em alemão Justus também é sobrenome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário