terça-feira, 5 de maio de 2015

Santa Irene (ou Erina) de Lecce, Virgem e mártir - 5 de maio

    
     Santa venerada na cidade de Lecce, Itália, cuja existência é cercada de legenda; estudos sobre ela se restringem a uma Vita abreviada constante do Menológio de Basílio, do século X.
     Irene, que em Lecce é chamada de Erina, era filha de um pequeno senhor de nome Licinius, que zeloso da beleza da filhinha a encerrou numa torre quando esta tinha seis anos, vigiada por treze servos.
     Deus a instruiu no coração sobre a doutrina cristã e São Timóteo, discípulo de São Paulo, a batizou. Ela quebrou todos os ídolos que o pai lhe dera para serem adorados. O pai, tomado pela ira, amarrou-a sobre um cavalo zangado para fazê-la morrer, mas milagrosamente Irene se salvou, enquanto o pai morreu devido as consequências de uma mordida na mão dada pelo mesmo cavalo.
     A jovem cristã obteve com suas orações a ressurreição do pai, o qual, com toda a família e cerca de três mil pagãos, se converteu ao cristianismo. O governador Ampélio tentou fazer com que Irene apostatasse e diante de sua recusa, enfurecido, mandou torturá-la e decapitar.
     Na Vita não há nenhuma indicação do lugar e da data de sua morte.
     Outras Vite, que são o desenvolvimento e embelezamento da presente, são condensadas nos menológios bizantinos, um dos quais narra que Irene nasceu em Magedo (Pérsia), filha de rei e antes de ser batizada se chamava Penélope; seguem relatos de fatos inverossímeis e finalmente é condenada a morte pelo rei da Pérsia, Sapore (272).
     Segundo outra tradição, Irene, filha de Licínio, seria originária de Lecce, onde é festejada no dia 5 de maio com o nome de Erina.
     Desde o século V já havia em Constantinopla duas igrejas dedicadas a ela, que foram restauradas e reconstruídas várias vezes, das quais uma ainda hoje existe.
     O nome Irene deriva do grego Eiréne e significa Paz, a Pacífica. Este nome foi adotado no latim imperial com o significado agoural, e depois pelos cristãos como nome que induzisse a paz entre todos os irmãos em Cristo e sobretudo da paz celeste.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário