segunda-feira, 11 de maio de 2015

Sta. Teopista de Camerino, seu esposo Sto. Anastácio e filhos, mártires - 11 de maio

  
   Nestes dois mil anos de existência do Catolicismo, a Santa Igreja tem celebrado famílias inteiras que enfrentaram o martírio atestando assim com o derramamento de seu sangue sua Fé em Cristo.
     Todos estes cônjuges com sua prole constituíam modelos de famílias cristãs, prontos para fazer qualquer coisa para não trair os ensinamentos do Evangelho.
     Hoje uma família é comemorada na região italiana de Marcas, cujo culto é generalizado na área, mas já não é reconhecido pelo Martirológio Romano.
     Santa Teopista era esposa de Anastásio, natural de Camerino, hoje na província de Macerata, e que, de acordo com os “Atos” de sua vida, foi um corniculário, ou seja, Inspetor de Justiça.
     Anastásio se converteu diante da serenidade e da confiança com que o jovem São Venâncio, seu compatriota, enfrentou o martírio. Teopista foi batizada pelo Padre Porfírio junto com seu esposo e filhos: Aradio, Ebodi, Calisto, Felix, Eufêmia e Primitiva, inclusive com todos os serviçais de sua casa.
     Seguindo o exemplo de Venâncio, eles também foram chamados a escolher entre salvar sua vida terrena ou preferir a do Céu. Optando pela segunda alternativa, o seu martírio foi consumado no ano 251 na Via Lata, fora do portão leste de Camerino. Eles sofreram o martírio durante a perseguição decretada por Décio, sob o governador Antíoco.
     Anteriormente o Martirológio Romano celebrava a festa desta família no dia 11 de maio, enquanto na Diocese de Camerino ainda hoje eles são lembrados no dia seguinte.
     Camerino mantém relíquias dos santos em sua diocese.

Nenhum comentário:

Postar um comentário