quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Beata Ana Maria Janer Anglarill, Fundadora - 11 de janeiro

Fundadora do Instituto das Irmãs da Sagrada Família de Urgell
     
     Tu, Senhor, me darás a graça para ser uma esposa fiel, que te ama muito e te serve na pessoa dos doentes, dos deficientes”, dizia a Serva de Deus.
    No dia 11 de janeiro de 1885, em Talarn, histórica vila situada junto à cidade de Tremp, Ana Maria Janer Anglarill, pouco antes de entregar sua alma a Deus, expressou seu último desejo: morrer sobre o solo nu como penitente por amor a Cristo "que por mim expirou cravado na cruz", disse a Beata. Terminava assim uma trajetória de provada santidade, de correspondência fiel ao amor de Deus.
     Ana Maria nasceu no dia 18 de dezembro de 1800 em Cervera (Lérida, Espanha). Entrou como Irmã de Caridade no hospital de Cervera, onde se entregou ao cuidado dos doentes e à educação de meninas, em momentos especialmente difíceis, marcados pelas chamadas guerras civis que ensanguentaram a história da Espanha no século XIX.
     Em 1833, quando eclodiu a primeira guerra carlista e o hospital de Castelltort se tornou hospital militar, “a situação em que se encontrou Madre Janer no campo de batalha não foi fácil, e embora não tivesse os meios suficientes, soube organizar e infundir serenidade naquelas pessoas, dar-lhes alívio, consolá-las”, conforme depoimento de Irmã Cecília. Os feridos de guerra chamavam-na “a mãe” porque “fazia de tudo para cuidar de seus ferimentos e os ajudava a morrer pacificados com Deus e consigo mesmos”, disse aquela Irmã.
     Mas, em 1836 a junta do hospital expulsou as Irmãs. Naquele ano o governo liberal decretou a supressão das ordens religiosas, o confisco dos bens eclesiásticos e a expulsão das comunidades religiosas das obras sociais e educativas que até então sustentavam. A História é rica em atropelos deste gênero.
     Terminada a guerra, Ana Maria conheceu o exílio na França até 1844. Em 1849, Ana Maria se ofereceu como voluntária para trabalhar como Irmã na Casa de Misericórdia de Cervera. Durante dez anos atendeu amorosamente os órfãos daquela casa, as crianças de famílias muito pobres, os jovens sem capacitação e os anciãos. Em sua entrega tornava realidade a presença constante da Igreja de Jesus Cristo na vida dos mais pobres.
     A partir de 1850, a junta do hospital de La Seu d'Urgell queria estabelecer uma comunidade de irmãs de caridade, mas várias circunstâncias haviam impedido a formação de uma comunidade estável. Em 1853, o Bispo José Caixal tomou posse da diocese e um de seus propósitos era revitalizar o serviço oferecido pelo hospital aos doentes e aos pobres. Assim, em 1858 os administradores deste centro iniciaram os contatos para que Ana Maria Janer assumisse o estabelecimento como superiora.
     No final de junho de 1859, obtido o consentimento dos administradores do hospital Castelltort e da Casa de Misericórdia e a autorização do vigário geral de Solsona e do bispo de Urgell, Madre Janer viaja para Seu acompanhada de duas postulantes, Concepcion Descárrega e Josefa Selva. Em 1º de julho, conforme registrado em uma ata do Hospital de la Seu, Ana Maria Janer compareceu perante a diretoria para expressar sua profunda motivação para aceitar a tarefa:
     Que ela tinha vindo aqui com o propósito de encarregar-se da direção interna do estabelecimento por espírito de caridade, e não de interesse, contentando-se que se mantenham a ela e às outras irmãs saudáveis ​​e doentes com a decência correspondente à sua classe e que para sapatos e roupas seja dada a cada uma das irmãs a quantidade de cento e sessenta reais anuais e ao mesmo tempo que à sua morte lhe seja feito funeral segundo a vontade da junta, dando a favor dela tudo que ganhar com o seu trabalho".
     A partir dali sabemos bem o que aconteceu: apresentação e aprovação da regra de vida do Instituto chamado então "Irmãs da Caridade" e também sob o patrocínio da Virgem Imaculada, de São Vicente de Paulo e de São Luís Gonzaga. Suas duas finalidades ficaram bem definidas: assistência aos pobres e doentes, e educação das meninas. A primeira comunidade do hospital de Urgell formada pela Madre Janer, e as duas postulantes que a acompanharam, e Maria Viladomat, crescerá de tal maneira, que em breve o hospital ficará pequeno e o convento de Santo Domingo deverá ser solicitado para o noviciado da congregação nascente.

     Desnecessário dizer, o Instituto recebeu durante os primeiros anos o impulso das mãos da Madre Janer que, incansável, apesar de sua idade, não vai deixar de fundar aqui e ali escolas, instituições de caridade e hospitais: Cervera, Tremp, Oliana, Bellver, Sant Andreu, Organia, Castellciutat, Llívia, Les Avellanes. De acordo com as crônicas mais antigas das fundações, nestes foi ela pessoalmente para estabelecer as comunidades. No caso das escolas, a tática era sempre a mesma: conseguir que as irmãs obtivessem os cargos oficiais de professoras.
     O período revolucionário compreendido entre 1868 e 1875 representou um duro golpe para as obras da Madre Janer. Entre 1874 e 1880 ela enfrentou também outros tipos de lutas e provas em que manifestou seu grande sentir com a Igreja, seu silêncio e obediência.
     Em 1879, Mons. Casañas, novo Bispo de Urgell, posteriormente nomeado Cardeal, reorganizou a vida do Instituto e Madre Janer, aos oitenta anos, como merecido reconhecimento foi nomeada primeira superiora geral. Passou seus últimos anos na casa de Talarn sendo exemplo de luminosa caridade.
     Madre Janer tinha um amor especial pela cruz. Contemplar Cristo Crucificado se tornou para ela a base que lhe permitia ser sinal e testemunha clara dAquele que nos amou primeiro, dAquele que nos ama até dar a própria vida.
     Atualmente o Instituto das Irmãs da Sagrada Família de Urgell está presente na Espanha, Andorra, Itália, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Colômbia, México, Peru e Guiné Equatorial.
     Madre Janer foi beatificada no dia 8 de outubro de 2011, durante o pontificado de Bento XVI.  A primeira mulher a ser beatificada na Catalunha durante séculos.

Fontes: 

Publicado pela 1ª vez em 10 de janeiro de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário