domingo, 13 de janeiro de 2019

Santa Neosnadia, ou Neomaye, Virgem – 14 de janeiro

  


     Nascida perto de Loudun, na diocese de Poitiers, talvez em Monterre-Silly, Neosnadia não deixou de sua vida, que terminou no século V, outro traço que a reputação de uma grande virtude e uma grande humildade. Ela é objeto de um culto local e popular na região de Poitiers, onde numerosas capelas e uma paróquia são dedicadas a ela.
      Um recente Próprio da diocese a comemora em 17 de janeiro e é nesta data ela e lembrada pela Bibliotheca Sanctorum.
      Na França, a festa de Santa Neomaye (ou Noemoise ou Neomoye) du Poitou é realizada em 14 de janeiro.





A vila de Sainte-Neomaye
     A legenda diz que Sainte-Neomaye leva o nome de uma jovem muito virtuosa, Neomaye, que foi prometida, contra sua vontade, a um feio senhor local. Ao invés de aceitar o casamento, e a fim de manter sua virtude, ela pediu que seu pé fosse mudado em uma perna de ganso, e foi cumprida depois que ela mergulhou em uma fonte. Esta fonte ainda hoje tem a fama de algum poder mágico
     Sainte-Neomaye é famosa pela sua Feira dos Burros (La Foire aux Mules) desde o século XVIII. Hoje em dia, esse evento social ainda acontece na maravilhosa praça central da vila, mas é menos um evento comercial e mais um entretenimento.
     Nesta ocasião, uma corrida, "Les Chemins du Roy", acontece ao redor da aldeia, através de pequenos caminhos usados, há muito tempo, por comerciantes de jumentos. 


    Sainte-Neomaye está localizado no sudeste de Deux-Sèvres. Fica a 14 km a leste de Niort, 60 km a sudoeste de Poitiers. A cidade é atravessada por vários rios. O mais importante é o Sèvre Niortaise. Está localizada muito próximo de Poitiers e seus shoppings e universidades (60 km), e La Rochelle e do Oceano Atlântico.


Fontes:
http://www.santiebeati.it/dettaglio/91613
https://en.wikipedia.org/wiki/Sainte-Néomaye

Nenhum comentário:

Postar um comentário