sábado, 18 de maio de 2019

Irmã Maria da Cruz e o “Manuscrito do Purgatório”

    
Na Sra e o Menino Jesus com as almas 
do Purgatório - por Luca Giordano
     O Manuscrito do Purgatório constitui os registros da Irmã Maria da Cruz (cujo nome era Elisa Sofia Clementina Hébert, nascida em Néhou-St-Georges em 1 de dezembro de 1840 e falecida em Cherbourg em 11 de maio de 1917). Esta religiosa do Convento Agostiniano de Valognes recebeu, por um especial desígnio divino, mensagens do Purgatório, manifestadas por uma antiga companheira do convento chamada Maria Gabriela, falecida em Valognes a 22 de fevereiro de 1871, com apenas 36 anos de idade. As manifestações tiveram início em novembro de 1873, na forma de gemidos prolongados, e se confirmaram, por via oral, a partir de 15 de fevereiro de 1874.
     A autenticidade destes relatos tem sido amplamente defendida, em função da própria vida religiosa da Irmã Maria da Cruz, como pelo testemunho de vários teólogos e do próprio diretor espiritual da religiosa, Pe. Prével, que acompanhou os eventos durante todas as suas manifestações. De qualquer forma, no contexto formal da Santa Igreja trata-se de um documento de caráter de devoção particular.
     Estas extraordinárias confidências de uma alma sobre as realidades e os sofrimentos do Purgatório foram expostas em francês nos manuscritos originais, publicados em várias línguas. O texto, composto pelas mensagens compiladas no período de 1874 a 1890, não tem um padrão 'literário', sendo comumente truncado e descontínuo, mas as mensagens transmitidas constituem um tesouro de alento à fé e à caridade cristãs.
* * *
     Em novembro de 1873, Irmã Maria da Cruz ouviu subitamente, junto dela, gemidos prolongados. Disse então espantada: “Oh! Quem é? Faz-me medo… Por favor, não se mostre! Mas diga-me quem é”. Não obteve resposta, mas as queixas continuaram… aproximando-se dela cada vez mais. A irmã rezava continuamente, com comunhões, Vias Sacras e Rosários; os gemidos não paravam e o mistério continuava. No domingo de 15 de fevereiro de 1874, ouviu uma voz que lhe disse: “Não tenha medo! Não me verá em sofrimento! Sou a Irmã Maria Gabriela (uma jovem religiosa falecida em Valognes a 22 de fevereiro de 1871).
     Então a alma sofredora disse à antiga companheira, cujos conselhos tantas vezes desprezara, que multiplicaria as visitas para a ajudar a santificar-se, pois entrava no plano Divino que a Irmã Maria da Cruz, pela santidade da sua vida, aliviasse e finalmente libertasse aquela que outrora tanto exercitara a sua paciência. A Irmã Maria da Cruz suplicou-lhe que desaparecesse e nunca mais voltasse, mas foi tempo perdido. Foi-lhe respondido que deveria suportar, todo o tempo que Deus quisesse, o que ela mais temia.
     E foi assim que durante vários anos, se estabeleceram entre a alma da Irmã Maria Gabriela e a Irmã Maria da Cruz misteriosas relações e revelações acerca do Purgatório que foram registradas de 1874 a 1890, no Manuscrito do Purgatório.


1874
     24 de março de 1874: 'Amanhã, vá visitar o Santíssimo Sacramento quantas vezes lhe for possível. Vou acompanhá-la e ter a felicidade de estar perto de Nosso Senhor. Isso me alivia'.
     25 março de 1874: 'Agora estou no Segundo Purgatório. Desde a minha morte, eu estava no Primeiro, onde padeci um grande sofrimento. Nós também sofremos no Segundo, mas não tanto quanto no Primeiro. Sempre procure ser um apoio para a sua Superiora. Não fale muitas vezes. Espere até você ser questionada antes de responder'.
     Maio de 1874: 'Estou no Segundo Purgatório desde a Festa da Anunciação. Naquele dia, eu vi a Virgem Maria pela primeira vez. Na primeira etapa, nós nunca a vemos. A visão dEla nos encoraja e esta Mãe querida nos fala do Céu. Enquanto nós a vemos, nossos sofrimentos são muito reduzidos. Oh, como eu desejo ir para o Céu! Que grande martírio sofremos uma vez que vimos a Deus!
     O que eu acho? Eu acho que Deus permite isso para o seu benefício e para meu consolo. Ouça bem o que vou lhe dizer. Deus escolheu você para um propósito especial. Ele quer que você salve muitas almas por seu conselho e bom exemplo. Se, por sua conduta, você frustrar isso, um dia você vai ter que prestar contas de cada alma que você poderia ter salvo. É bem verdade que você não é digna disso, mas Deus permite que seja assim. Ele é o Mestre e distribui as suas graças a quem Lhe aprouver.
     Fazes bem em orar para São Miguel e para exortar os outros a fazê-lo. A gente é de fato feliz na hora da morte quando se tem confiança em alguns santos. Eles serão os seus protetores diante de Deus nesse momento terrível. Nunca hesite em lembrar suas filhas das grandes verdades da salvação. Nestes dias, mais do que nunca, as pessoas precisam se lembrar das verdades sobrenaturais.
     Deus quer que você se sacrifique por Ele sem reservas. Ele ama você mais do que muitas outras; portanto, Ele vai lhe dar muito mais graças... Tenha cuidado para não perder nenhuma das graças que Ele lhe concede. Viva somente para Deus. Tente buscar a glória de Deus em todos os lugares. Quanto bem você pode fazer pelas almas! Não faça nada, exceto o que agrada a Deus. Antes de cada ação, recolha-se por um momento para ter certeza de que o que você vai fazer vai ser agradável a Ele. Tudo por Jesus. Ama-O muito!
     Sim, eu sofro muito, mas o meu maior tormento é não ver a Deus. É um martírio contínuo. Isso me faz sofrer mais do que o fogo do Purgatório. Se mais tarde você amar a Deus como Ele o quer, você vai experimentar um pouco deste anseio, que leva um tempo para se unir ao objeto de seu amor, que é Jesus. Às vezes vemos São José, mas não tão frequentemente como nós vemos a Santíssima Virgem.
     Você deve tornar-se indiferente a tudo, exceto para Deus. Assim, você vai chegar à altura da perfeição a que Jesus lhe chama. Madre I. não se beneficiou das Missas rezadas por ela. Religiosos não têm o direito de dispor dos seus bens. É contrário à santa pobreza. Se você fizer bem as suas preces, as almas confiadas a seus cuidados serão beneficiados por elas. Deus nunca recusa graças que são pedidas a Ele por meio de orações bem-feitas.
     O Purgatório das religiosas é muito mais longo e mais rigoroso do que o das pessoas do mundo, porque abusaram de graças especiais. Muitas freiras estão abandonadas no Purgatório, por sua própria culpa, é claro, pois ninguém se lembra delas. Nossa falecida Reverenda Madre me disse que Deus ficaria muito feliz se a comunidade oferecesse uma missa por elas de vez em quando. Certifique-se de dizer isso para a Madre Superiora. Deus ama a Reverenda Madre muito. Ele lhe dá uma pesada cruz para provar o Seu amor por ela.
     Ninguém pode ter uma compreensão real dos sofrimentos do Purgatório. Ninguém pensa neles no mundo. Até mesmo as comunidades religiosas se esquecem de que devem rezar pelas pobres almas e que devem inspirar seus alunos para esta devoção. Eles, por sua vez, deveriam levar essa devoção a outras pessoas do mundo. Não tenha medo de fadiga quando se trata de servir a Deus. Sacrifique tudo por Ele.
     Obedeça a sua Superiora prontamente. Deixe-a torcer e retorcer você como ela quiser. Seja muito humilde. Humilhe-se sempre, se possível, até o chão. M. está no Purgatório porque, por suas observações desleais, muitas vezes ela anulou o bem que a Superiora poderia ter feito. Torne-se uma prática sua viver na presença de Deus, com uma intenção pura. Deus procura almas dedicadas que irão amá-Lo para seu próprio bem. Estas são muito poucas. Ele quer que você seja um dos Seus verdadeiros amigos. Muitos pensam que amam a Deus, mas amam apenas a si próprios.
     Nós não vemos Deus no Purgatório. Isso o tornaria o Céu. Quando uma alma procura Deus e, por puro amor, não deseja nada mais, Ele nunca permite que a alma seja enganada. Muitas vezes, Deus derrama copiosas graças onde a malícia é abundante. Por que você deveria recusá-las? Dedique-se a Deus. Sacrifique-se e imole-se por Ele. Você nunca poderá fazer o suficiente por Ele. É somente o nosso transbordamento de piedade que podemos derramar sobre os outros. Coloque de lado todo o respeito humano, mesmo em relação às Irmãs mais velhas. Diga sempre o que se fizer necessário em caso de defesa da Madre Superiora. Deus não se serve de Seus grandes amigos para provar e infligir problemas e dor para os outros. Agradeça a Ele que você não tenha feito isso. É melhor ser a bigorna que o martelo. Você não deve se cansar por sofrer no corpo e na alma, apenas em consideração da pequena reparação ao seu passado. A conquista de sua coroa final mal começou'.
     Junho de 1874: 'Note bem, sempre que uma tempestade ruge contra uma alma, ela tende a acalmar-se novamente. O diabo tem seus agentes em todos os lugares, mesmo nos conventos. Eu não vejo Deus quando Ele está exposto (na Eucaristia), mas estou consciente da Sua presença como você com os olhos da fé. Nossa fé, no entanto, é muito diferente da sua. Sabemos que Deus é. Ande sempre na presença de Deus. Diga-lhe tudo. Fale com Ele como se fosse conversar com um amigo. Guarde a sua vida interior com cuidado.
     A fim de preparar-se bem para a Sagrada Comunhão, você deve amar a Deus, não só antes e depois de recebê-Lo, mas sempre e em todos os momentos. Deus deseja que você pense apenas nEle. Mortifique sua mente, seus olhos, sua língua, que isso será muito mais agradável a Deus do que penitências corporais. Estas (penitências corporais), muitas vezes, procedem a partir da própria vontade. Você deve tratar Deus como um Pai, como um amigo querido, como um esposo amado. Você deve derramar toda a ternura do seu coração apenas em Jesus, total e completamente. Durante toda a eternidade você vai cantar a infinita misericórdia de Deus para consigo.
     Você deve amar tanto a Jesus que Ele possa ser capaz de encontrar em seu coração um lugar de descanso agradável, onde Ele possa ser capaz, por assim dizer, de consolar-se das muitas ofensas que recebe em todos os lugares. Você deve amá-Lo pelas almas indiferentes e covardes. mas, acima de tudo, por você mesma. Em uma palavra, você deve amá-lo tanto em Valognes que você se torne um exemplo brilhante. É verdade que Santa Teresa e Madre Eust. O amavam muito, mas, por ter causado a Ele dor no passado, você deve amá-Lo muito mais em comparação a essas almas inocentes'.
     12 de dezembro de 1874: 'Se você realmente ama a Deus assim, Ele não vai lhe recusar nada. Ele lhe dará o que você pedir. Deus quer que você se preocupe apenas com Ele, com Seu amor e com a realização de Sua Santa Vontade. Quando estamos preocupados com Deus, devemos também pensar na necessidade das almas. Haveria muito pouco mérito em ser salvo sozinho. Deus espera um maior grau de perfeição de você do que Ele espera de muitas outras almas'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário