segunda-feira, 6 de maio de 2019

Santa Inneen de Dromtariff, virgem irlandesa – 6 de maio

    
     Santa Inneen é uma virgem irlandesa que se presume ter vivido no século VI. Ela viveu em Dromtariffe, na região de Cork. O seu nome aparece na obra “Vidas dos Santos Irlandeses” de J. O’Hanlon publicada em Berlim em 1875 e no texto “Um Dicionário Bibliográfico dos Santos” de F.G. Holweck, editado em Londres no ano de 1924.
     A santa comemorada hoje é interessante por duas razões. Primeiro, porque sua festa não é realmente registrada nos calendários, mas é preservada na devoção popular e, em segundo lugar, porque ela não tem nome próprio.
     Os leitores irlandeses reconhecerão a palavra iníon = "filha" na palavra anglicizada Inneen. Os registros folclóricos relatam que ela era uma de três irmãs. Aqui está uma breve introdução a Santa Inneen de um colaborador do Journal of the Cork Historical and Archaeological Society, que escreveu sob o pseudônimo 'Mananaan Mac Lir':
     O dia 5 de maio é a festa de uma santa sem nome que é conhecida como An Inghen Buidhe a Drom Tarbh, ou seja, "a filha de cabelo amarelo de Dromtariff" ("a crista do touro"). A tradição local é que as Santas Lateerin de Cullin, Lassera de Killossory, na paróquia de Kilmeen, e esta "filha de cabelo amarelo", eram irmãs que levavam uma vida eremítica nas três paróquias respectivas e adjacentes em Duhallow.
     Certa noite, os anjos desceram do céu e fizeram uma "calçada", de Killossory a Dromtariff, e daí a Cullin, para que aquelas mulheres santas pudessem se encontrar e conversar mais facilmente umas com as outras.
     O "dia do patrono" em Killossory agora está descontinuado, mas um grande "patrono" ainda é mantido em Dromtariff em cada 5 de maio. A localidade do poço sagrado da "filha de cabelos amarelos" é sagrada - cerca de cento e cinquenta jardas ao sul do cemitério Dromtariff e com vista para a majestosa Blackwater - é mostrada nos Mapas Ordenance Townland para o condado Cork, folha 31.

Journal of the Cork Historical and Archaeological Society, Volume II (1896), 319.

    
Canon O'Hanlon tem outras informações para oferecer, embora ele cite 6 de maio em vez de 5 de maio como o dia de sua festa:

Santa Inneen, antiga igreja de Dromtariff, Condado de Cork.

     Na diocese de Kerry, há uma antiga igreja em Dromtariff, na paróquia assim chamada, no condado de Cork, onde uma santa, chamada Inneen, foi venerada, no dia 6 de maio. Segundo a tradição popular, ela era irmã de Santa Lateerin, que também é popularmente conhecida em Cullin, naquela parte do país, e de uma irmã mais velha, que morava em Kilmeen. Segundo uma tradição local, os anjos do Céu fizeram uma estrada de noite, de Kilmeen a Dromtariff e até Cullin, para que as três irmãs pudessem visitar-se mais convenientemente uma vez por semana.
     Muita obscuridade paira sobre sua história, já que sua celebridade parece ser meramente local, embora o povo, nessa parte do país, tenha uma grande veneração por essas irmãs.

Content Copyright © Omnium Sanctorum Hiberniae 2012-2015. All rights reserved.

Igreja de São João em Dromtariffe

Nenhum comentário:

Postar um comentário