sábado, 4 de maio de 2019

Nossa Senhora das Crianças, intercede por uma mãe desesperada

   
     A origem do culto e da devoção à Nossa Senhora de Cigoli tem início no século XIII: as fontes históricas atestam as peregrinações de muitos lugares da Toscana. A veneração pela imagem Nossa Senhora é confirmada pela construção de uma capela e um tabernáculo monumental.
      Entre as primeiras evidências da existência do culto mariano está o evento que ocorreu em 21 de julho de 1317, quando os habitantes de Cigoli conseguiram facilmente recuperar a posse da fortaleza que havia sido conquistada no ano anterior pelo Senhor de Pisa, Uguccione della Faggiuola. Dizem que a Virgem abriu milagrosamente a brecha para os sitiantes; em reconhecimento a Nossa Senhora, todos os prisioneiros foram libertados.
O culto no século XIV
      A presença do culto ligado à região na segunda metade do século XIV também é confirmada pela difusão de alguns ícones de relevo similares, que apresentavam os mesmos atributos iconográficos de Nossa Senhora das Crianças. Em 1370 o escultor Nino Pisano criou uma obra muito parecida, a Nossa Senhora dos Vetturini, destinada à Igreja de Santa Maria della Spina.
        Em 1965, foram encontrados nos arquivos da diocese de Lucca pergaminhos datados de 1335, que falam de "uma imagem da Bem-Aventurada Virgem Maria, numa certa mesa colocada num certo altar, fora do coro, (não no altar-mor) na igreja de São Miguel di Ceuli, paróquia de Fabbrica, distrito e município de San Miniato, diocese de Lucca". A partir disto é possível deduzir que o culto para a Mãe das Crianças é anterior a 1335.
O evento milagroso de 1451
     O milagre de 1451, lembrado no afresco de Dilvo Lotti, presente na capela de Nossa Senhora, atribuiu o título de "Mãe das Crianças" e aumentou seu culto. O evento milagroso foi posteriormente atestado e reconhecido pela Santa Sé em 1791 com um documento oficial, ainda preservado no arquivo histórico do Santuário.
     Em 21 de julho de 1451, Nossa Senhora de Cigoli intercedeu para trazer uma criança de volta à vida. De acordo com a tradição, uma mulher pertencente à família Mainardi, que vivia na cidade de Treggiaia, que já perdera dois filhos, havia sido ameaçada de morte pelo marido, caso eles também perdessem o terceiro recém-nascido.
     A mãe vigiava constantemente seu pequeno filho, com muita esperança, amor – e até com temor. Por isso, é de se imaginar o tormento que ela passou quando, ao voltar para a casa para alimentar o bebê, o encontrou frio como um cadáver. Desesperada pela perda do filho e com medo das ameaças do marido, ela correu até o rio Roglio, na intenção de dar um fim à sua vida. 
     Mas à margem do rio ela encontrou uma senhora "de aparência nobre" que a dissuadiu de acabar com sua vida, assegurando-lhe que a criança estaria viva novamente. Antes de desaparecer cercada por uma luz, a mulher também dizia se chamar Maria, e morar em Cigoli, entre Roque e Miguel (referência aos santos retratados nas pinturas presentes na igreja). De volta à casa, Mainardi encontrou a criança viva. Dias depois, a mãe se dirigiu a Cigoli com uma cesta de alimentos para agradecer a senhora. Deu voltas por toda a vila, mas não encontrava nenhuma mulher chamada Maria. Cansada, foi até a igreja.
     Então o reitor dos Humiliati (Ordem estabelecida no Castelo de Cigoli), soube dos detalhes do que havia acontecido, mostrou-lhe a imagem de Nossa Senhora, presente na igreja: a mulher identificou naquela figura a "dama de aparência nobre". As notícias do evento aumentaram o culto à imagem ao qual, em memória desse gesto de proteção particular às crianças, foi dado desde então o título de "Mãe das Crianças".
     Desde então, muitas mães passaram a visitar o Santuário da Virgem das Crianças para agradecer pelo dom da maternidade ou pedir este dom.
A coroação da imagem sagrada
      Em 13 de julho de 1929 ocorreu o reconhecimento definitivo do culto, com a atribuição do título de Taumaturga à imagem de Cigoli. O cardeal Pietro Maffi, arcebispo de Pisa, juntamente com os bispos de San Miniato, Carlo Falcini e Pescia, Angelo Simonetti, em união com o Capítulo Vaticano, coroou a imagem de Nossa Senhora com duas coroas e um cetro de ouro.
A devoção ao longo dos séculos
     Entre os devotos da Virgem de Cigoli, temos o Beato João Colombini, em cuja biografia, obra de Feo Belcari, é atestado que, em 1363, tornando-se ciente dos milagres obtidos por intercessão da Virgem Maria, ele foi ao santuário em peregrinação.
     Muito numerosos são os ex votos, preservados ao longo dos séculos, que são mantidos no Museu Diocesano de Arte Sacra em San Miniato.
Roubo e restituição de 1986
      Devido a um incêndio causado por um raio que caiu no Santuário na noite de 31 de dezembro de 1979, a imagem da Mãe das Crianças foi severamente danificada pela ação da fumaça e das chamas. Durante a delicada restauração da Superintendência do Patrimônio Cultural de Pisa, ela foi devolvida ao Santuário de Cigoli por ocasião do festival anual em 13 de julho de 1980, mas na noite entre 17 e 18 de julho foi roubada. Após seis anos foi devolvida perfeitamente restaurada, após a conversão dos autores do roubo: "Até aquele final de tarde de 6 de dezembro de 1986, cheio de neblina, quando alguém tocou na porta da reitoria”.

Santuário de Nossa Senhora das Crianças, Cigoli, Itália

Um comentário: