quarta-feira, 26 de junho de 2019

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – 27 de junho




     Em 27 de junho de 2015, os Redentoristas do mundo todo celebraram o 150º aniversário da entrega àquela congregação, pelo Papa Pio IX, em 1866, da veneranda imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, com a recomendação de que eles espalhassem esta devoção na Cristandade.
     O aniversário, que foi celebrado com o moto “Mãe do Perpétuo Socorro, Ícone de amor”, terminou em 27 de junho de 2016.
      Esta invocação nasceu de um ícone milagroso que foi roubado de uma Igreja na ilha de Creta, Grécia, no século XV. Trata-se de uma pintura sobre a madeira, em estilo bizantino.
     Na pintura, Maria Santíssima é representada segurando o Menino Jesus em seu colo. O Menino Jesus observa dois anjos que lhe mostram os elementos de sua Paixão; os anjos seguram uma cruz, uma lança e uma vara com uma esponja. O Menino se assusta, abraça a Mãe e uma sandália lhe cai dos pés. Os Arcanjos Gabriel e Miguel flutuam acima dos ombros de Maria.
     Este título os cristãos deram a Maria em homenagem e agradecimento à sua atenção constante e perpétua para com a Humanidade. Perpétuo Socorro quer dizer socorro eterno, socorro de Mãe. A mãe nunca esquece o filho, nunca abandona os filhos. Assim é o Perpétuo Socorro de Maria SSma.
     Em 1496 essa pintura se encontrava em uma igreja da Ilha de Creta. Um homem, pensando em conseguir algum dinheiro com a venda dela, a roubou e levou-a para Roma. Durante a travessia do Mar Mediterrâneo, uma violenta tempestade quase fez o navio naufragar; conta-se que ele e sua tripulação só foram salvos devido a intervenção de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Após chegar em Roma, ele adoeceu. Arrependido, contou a um amigo sua história e pediu para que ele devolvesse o ícone à uma igreja para ser venerado pelos fiéis.
     A esposa desse amigo não quis devolvê-la, mas, após ficar viúva, Nossa Senhora apareceu à sua filha de seis anos, dizendo: “Avisa à tua mãe que Santa Maria do Perpétuo Socorro quer que a tireis desta casa”. Em uma outra ocasião, Nossa Senhora também pediu que o quadro fosse levado a Igreja de São Mateus. E foi aí que, em 1499, seus pedidos foram finalmente atendidos. No dia 27 de março de 1499 o ícone foi entronizado na Igreja de São Mateus.
     A história de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro se espalhou de tal maneira que no caminho da casa da família até a Igreja de São Mateus formou-se uma enorme procissão para acompanhar a imagem e demonstrar sua fé e devoção, e já era esperado que o local se tornasse um lugar sagrado de peregrinação de vários fiéis que diziam-se agraciados pelas intervenções e milagres de Nossa Senhora.
     Quando Roma foi invadida pelos os franceses, no século XVIII, aconteceu algo muito triste: a Igreja de São Mateus foi destruída. Com isso, os Agostinianos que guardavam a obra, levaram-na para um lugar oculto. Ali ela permaneceu esquecida por 30 anos. Mas um monge agostiniano que tinha muita devoção à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, antes de morrer contou a história da imagem e da devoção a um coroinha, que tempos depois se tornou padre Redentorista. Passado um tempo os Redentoristas compraram uma área para fazer a Casa Mãe da congregação e o jovem padre ajudou a reencontrar o ícone.
     No começo de 1866, o Papa Pio IX entregou a guarda da imagem aos Redentoristas. Na ocasião, o papa fez a eles esta recomendação: “Fazei com que todo o mundo conheça esta devoção”. Foram feitas então muitas cópias do ícone e as difundiram por todas as partes do mundo. No local da igreja destruída ergueu-se uma nova igreja e também a proposta de renovação de fé e propagação da imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
     Depois desta missão recebida do papa, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro passou a ser oficialmente a Padroeira dos Redentoristas. Sua festa é comemorada em 27 de junho. Após a restauração da imagem, ela foi devolvida à Igreja de Santo Afonso. Lá passou a ser venerada pelo povo. O quadro, atualmente, em se tratando de ícone bizantino, é o mais venerado em todo o mundo.

Oração a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
     Ó mãe do Perpétuo Socorro, nós vos suplicamos, com toda a força de nosso coração, amparar a cada um de nós em vosso colo materno, nos momentos de insegurança e sofrimento. Que o vosso olhar esteja sempre atento para não nos deixar cair em tentação. Que em vosso silêncio aprendamos a aquietar nosso coração e fazer a vontade do Pai. Intercedei junto ao Pai pela paz no mundo e em nossas famílias. Abençoai todos os vossos filhos e filhas enfermos. Iluminai nossos governantes e representantes, para que sejam sempre servidores do povo de Deus.
     Concedei-nos ainda muitas e santas vocações religiosas, sacerdotais e missionárias, para a maior difusão do reino de filho Jesus Cristo. Enfim derramai nos corações de vossos filhos e filhas a Vossa Benção de amor e misericórdia.
     Sede sempre o nosso Perpétuo Socorro na vida e principalmente na hora da nossa morte. Amém. 

Fontes:
https://cruzterrasanta.com.br/historia-de-nossa-senhora-perpetuo-socorro/49/102/#c
https://www.nossasagradafamilia.com.br/conteudo/conheca-a-historia-da-nossa-senhora-do-perpetuo-socorro.html
* * *
17 detalhes simbólicos do ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
     O autor do ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, exposto à visitação dos fiéis na igreja de Santo Afonso de Ligório, em Roma, permanece desconhecido até nossos dias. Segundo a tradição da Igreja, no entanto, o artista que pintou a imagem da Virgem do Perpétuo Socorro inspirou-se em um ícone atribuído a São Lucas. Além de médico, homem culto e letrado, o Evangelista foi provavelmente um dos primeiros iconógrafos da história da Igreja. Segundo antiga tradição, São Lucas teria pintado ícones de Jesus Cristo, da Virgem Maria, de São Pedro e São Paulo. Há pinturas atribuídas a ele que existem até hoje, como é o caso dos ícones da "Theotokos de Vladimir" e de "Nossa Senhora de Czestochowa".
     A veneração dos ícones sagrados esteve presente na Igreja desde os primórdios do cristianismo. As imagens de Jesus Cristo, de Nossa Senhora, dos outros santos e dos anjos fazem parte da tradição bimilenar da Igreja Católica. No II Concílio de Niceia, em 787, o Magistério da Igreja "justificou, contra os iconoclastas, o culto dos ícones: dos de Cristo, e também dos da Mãe de Deus, dos anjos e de todos os santos. Encarnando, o Filho de Deus inaugurou uma nova 'economia' das imagens" [1].
     No início do século XVI, surgiram entre os protestantes "novos iconoclastas" e, a exemplo do que aconteceu no passado, em nome da fidelidade às Sagradas Escrituras, nossas imagens sagradas foram quebradas e nossas igrejas terminaram invadidas, depredadas e queimadas. Este fato fez com que o culto às imagens sagradas fosse perdendo a sua força em muitas comunidades, ao passo que, com a tradução da Bíblia do latim para as mais diversas línguas, o culto às Escrituras ganhou cada vez mais força. Essa tendência se tornou ainda mais forte quando, por conta de um falso ecumenismo, passou-se a suprimir as imagens das igrejas e das casas.
     O quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi pintado em estilo bizantino, uma expressão da arte que não pretende destacar cenas ou pessoas, mas transmitir uma mensagem espiritual.
     Eis o simbolismo contido na imagem:
1. Em grego, estas abreviações posicionadas à esquerda e à direita do quadro significam “Mãe de Deus”.
2. O quadro original foi coroado em 1867.
3. A estrela, quando associada a Nossa Senhora, significa que Maria é nossa guia até Jesus, conduzindo-nos pelo mar da vida até o porto da salvação.
4. Abreviação do Arcanjo São Miguel.
5. O Arcanjo São Miguel apresenta a lança com que foi perfurado o lado de Cristo, a vara com a esponja embebida em vinagre oferecida a Cristo na Cruz para que bebesse, e o cálice da amargura.
6. A boca de Nossa Senhora guarda silêncio.
7. A túnica é vermelha, cor da realeza e do martírio.
8. O Menino Jesus segura as mãos de Maria, que permanecem abertas como convite a colocarmos ali as nossas próprias mãos, unindo-nos a Jesus; e os dedos de Nossa Senhora apontam para o Filho, mostrando que Ele é o Caminho.
9. Abreviação do Arcanjo São Gabriel.
10. Maria olha diretamente para nós.
11. São Gabriel com a Cruz e os pregos.
12. Abreviatura de Jesus Cristo em grego.
13. Jesus veste roupas da realeza. O halo ornado com uma cruz proclama que Ele é o Cristo.
14. A mão esquerda de Maria sustenta Jesus: a mão do consolo que ela estende a todos os que a procuram nas lutas da vida.
15. A sandália desatada simboliza a humildade de Nosso Senhor Jesus Cristo e a esperança de um pecador que, agarrando-se a Jesus, vai em busca da Sua misericórdia. O Menino levanta o pé para não deixar a sandália cair, visando assim salvar o pecador.
16. O manto azul com forro verde sobre a túnica vermelha também apresenta cores da realeza. Somente a imperatriz podia usar essas combinações de cores na tradição bizantina. O azul, além disso, era ainda o emblema das mães.
17. Por fim, todo o fundo dourado destaca a importância de Maria: é símbolo de poder e nobreza, bem como da glória do Paraíso para onde iremos, levados pelo Perpétuo Socorro da Santíssima Mãe de Deus e Mãe nossa.
________
Adaptado a partir de artigo do blog espelhodejustica.blogspot.com
https://pt.aleteia.org

1.       Catecismo da Igreja Católica, 2131.
https://padrepauloricardo.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário