quarta-feira, 5 de junho de 2019

PENTECOSTES

  
  Pentecostes, do grego, pentekosté, era para os judeus uma festa de grande alegria, pois era a festa das colheitas, ação de graças pela colheita do trigo. Judeus saudosos voltavam a Jerusalém trazendo também pagãos amigos e prosélitos. Eram oferecidas as primícias das colheitas no templo. Era também chamada festa das sete semanas por ser celebrada sete semanas depois da festa da páscoa, no quinquagésimo dia. Daí o nome Pentecostes, que significa “quinquagésimo dia”.
     Após a morte de Jesus, cinquenta dias depois da Páscoa, o Espírito Santo desceu sobre os discípulos reunidos em oração, segundo orientação do próprio Senhor, na forma de línguas de fogo; todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas (At 2,1-4). As primícias da colheita aconteceram naquele dia, pois foram muitos os que se converteram e se tornaram cristãos.
Quem é o Espírito Santo?
     O prometido por Jesus: “…ordenou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem a realização da promessa do Pai a qual, disse Ele, ouvistes da minha boca: João batizou com água; vós, porém, sereis batizados com o Espírito Santo dentro de poucos dias” (At 1,4-5).
     Espírito que procede do Pai e do Filho: “quando vier o Paráclito, que vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade que vem do Pai, Ele dará testemunho de mim e vós também dareis testemunho…” (Jo 15 26-27). O Espírito Santo é Deus com o Pai e com o Filho. Sua presença traz consigo o Filho e o Pai. Por Ele somos filhos no Filho e estamos em comunhão com o Pai.
Qual é sua missão:
     - Introduzir-nos na comunhão do Filho com o Pai, santificando-nos e fazendo-nos filhos com Jesus.
     - Fortalecer-nos para a missão de testemunhar e anunciar Jesus ao mundo. Para isso recebemos a plenitude de seus dons, bem como a capacidade de proclamar o Evangelho de Jesus a todos a quem somos enviados. O Espírito Santo é o AMOR do Pai e do Filho derramado em nossos corações. O amor é fogo que arde, é chama que aquece e é força que aproxima e une. O milagre das línguas é este: tomados pelo amor de Deus os homens passam a viver uma profunda comunhão e entre eles se estabelece a concórdia e a paz destruída pelo orgulho de Babel, raiz da discórdia e da confusão das línguas.
     - Guiar a Igreja para que ela permaneça fiel ao Senhor e encontre sempre de novo os meios de anunciar eficazmente o Evangelho. E isto o Espírito Santo o faz assistindo os pastores, derramando seus dons e a todos sustentando na missão de testemunhar o Evangelho. É pelo Espírito Santo que Jesus continua presente e atuante na sua Igreja.
     Todos os batizados e crismados recebem os dons do Espírito Santo e vivem dele somente aqueles que procuram guardar os princípios e os ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo no esforço de conversão, na oração e no empenho em testemunhar e anunciar o Evangelho de Jesus.
Preparação para o Pentecostes
     Assim como nos preparamos para o Natal com o período do Advento, e nos preparamos para a Páscoa da Ressurreição com os 40 dias da Quaresma, como Nossa Senhora e os Apóstolos devemos oferecer nossas orações e nossas reflexões para celebrar a vinda do Espírito Santo, que já está conosco nos inspirando e santificando.
     Há sete maneiras para preparar seu coração para o Pentecostes e ficar mais consciente do trabalho do Espírito na sua vida e no mundo.

1. Descubra a data da sua Crisma. É bom descobrir nossa data de Batismo e celebrar esse dia, que marca o momento em que nos tornamos parte da Igreja de Cristo e nos libertamos do pecado original. Da mesma forma, deveríamos celebrar o dia em que escolhemos abraçar nossa fé por nossa própria vontade, e ser um apóstolo de nossa Fé. Agradeça ao Espírito Santo por ter vindo como um dom de Deus e um advogado para nós.

2. Relembre os dons do Espírito Santo: sabedoria, entendimento, piedade, ciência, conselho (julgamento correto), fortaleza e temor de Deus. Peça ao Espírito Santo para ajudá-lo a examinar seus dons e orientar o que a vontade de Deus espera de você.

3. Peça ao Espírito Santo para guiá-lo através de um exame de consciência e prepare-se para receber o sacramento da Penitência.

4. Participe da novena mais antiga da Igreja, a Novena do Espírito Santo. Para promover e encorajar a devoção à terceira pessoa da Trindade, a Igreja oferece indulgências ligadas a essa devoção.

5. Ajude a renovar a face da Terra. Nós somos o corpo de Cristo, e cada um de nós é um hospedeiro do Espírito Santo. Quando os apóstolos receberam o dom do Espírito no Pentecostes, eles saíram e falaram sobre sua fé, sobre Aquele que amavam, que era Cristo Nosso Senhor. Eles já não temiam proclamar suas crenças. Eles compartilhavam o que tinham e o que sabiam com todos os que encontravam. Imitemo-los e não tenhamos medo de falar.

6. Passe algum tempo servindo a Deus ao servir aos outros. Execute trabalhos de misericórdia corporais ou espirituais em sua casa e/ou com aqueles que a Providência colocar em seu caminho. Reze uma oração ao Espírito Santo.

7. Passe algum tempo agradecendo à Trindade. Uma das maneiras mais fáceis de fazer isso é pegar seu terço e simplesmente dizer o Glória em todas as contas. Faça isso como parte da adoração, se possível. É difícil não se sentir cheio de gratidão quando terminar o exercício.

Fontes:
Por Dom Eduardo Benes – Bispo Emérito de Sorocaba (SP)
Via Aleteia
https://soucatequista.com.br/saiba-mais-sobre-pentecostes.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário