segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Santa Zaira, Mártir – 21 de outubro

    
Martírio dos irmãos Bernardo, Maria e Graça - por Francisco Valencio Soler
     As informações sobre Santa Zaira são poucas, na verdade quase nenhuma; ela não é mencionada nos textos oficiais da Igreja, talvez tenha aparecido em alguma edição anterior ao Martirológio Romano, que a partir do século XVI, quando foi feito o primeiro rascunho, teve várias atualizações.        No entanto, no catálogo atual dos onomásticos, ela é citada como martirizada na Espanha durante a ocupação dos mouros e lembrada em 21 de outubro.
     Não se sabe outra coisa sobre a figura desta santa, mas, ao fazer algumas reflexões, podemos deduzir que ela deve pelo menos ter existido.
     O seu nome deriva do árabe Zahirah e significa "a rosa" e ocorre frequentemente na literatura oriental, também na forma de Zara.
     A ocupação dos mouros na Espanha durou de 711 a 1212 na maior parte do país, somente sendo completamente banida apenas em 1492, com a perda de Granada. Esta ocupação provocou uma grande perseguição religiosa contra os cristãos preexistentes e suas instituições, com o objetivo de impor a religião muçulmana em estados que se tornaram islâmicos com seu domínio.
     Naquele longo período, em várias regiões espanholas houve muitos mártires cristãos, que resistiram às injunções, defendendo a fé cristã, que graças a eles nunca foi suprimida.
     Nesse período de coabitação forçada e escravidão de cristãos, embarcados e levados para os países árabes de origem dos ocupantes, vários árabes se converteram ao cristianismo, transformando seu nome árabe em nome cristão. Citamos, por exemplo, São Bernardo de Alzira, que se chamava Hamed; Santa Maria de Alzira, cujo nome antes da conversão ao catolicismo era Zaida e Santa Graça de Alzira, que chamava-se Zoraide, eram irmãs que após se converterem se tornaram monjas, e foram martirizadas nas mãos dos parentes muçulmanos.
     Como podemos ver neste exemplo, há uma Zaida e uma Zoraide, nomes árabes semelhantes a Zaira, portanto é provável que se o nome de uma mártir Zaira tenha chegado até nós, talvez também deva ser conhecida por outro nome cristão.
     Outra reflexão é que o nome Zaira foi inspiração para obras literárias e musicais que tiveram sucesso ao longo do século XIX, como a tragédia "Zaire" de François-Marie Voltaire (1694-1778), escrita em 1763, e a ópera lírica homônima de Vincenzo Bellini (1801-1835).

Nenhum comentário:

Postar um comentário