quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Santa Ada (ou Adenette), Abadessa - 4 de dezembro

     Santa Ada, também conhecida como Ade, Adna, Adrechilde, Adenette é uma santa da segunda metade século VII. Ada nasceu em Mans ou nos seus arredores. Ela era sobrinha de Santo Engelberto, Bispo de Mans, que foi assassinado por seu primo.
     Tendo crescido num lar profundamente religioso e influenciada por seu tio, Ada recebeu uma boa educação religiosa e ingressou no convento, tornou-se monja beneditina em Soissons, França, depois foi nomeada abadessa do mosteiro de Saint-Julien-des-Pré em Mans (*). Acredita-se que ela ocupou este cargo por cerca de 60 anos.
     As relíquias de Santa Ada foram colocadas na catedral e foram profanadas provavelmente pelos normandos no tempo do bispo Santo Alderico (por volta de 850).
     Sua festa é celebrada normalmente no dia 4 de dezembro, mas também localmente nos dias 4 de maio ou 28 de junho. Ela é patrona das mulheres religiosas e das freiras na França.
 
Martirológio Romano: Em Mans, no século VII, Santa Adrehilde (Ada ou Adnette), abadessa do Mosteiro de Santa-Maria. (4 de dezembro)
 
(*) Ou do Mosteiro de Santa Maria. Há um documento de Santo Engelberto datado de julho de 692 que diz que 50% dos dízimos de Villaines-la-Juhel, Trans e Thorigné devem ser doados ao “Monastère de Sainte Marie”. Neste documento há referência a Ada.
 
     O nome Ada é de origem germânica. Ada ou Ade significa “nobre”. Em 1203 uma condessa do Comté de Hollande chamava-se Ada. O nome tornou-se bastante usado na região. 
 
Catedral de Saint-Julien, Mans, França
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário