quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Beata Claudia de Corgey, Abadessa Clarissa – 8 de agosto

 
Anjo aparece para as Stas, Clara,
Inês de Assis e Colete
   A Beata Claudia de Corgey foi uma Clarissa que viveu entre fins do século XIV e a primeira metade do século XV.
     Ela foi companheira de Santa Colete, a grande reformadora francesa, que por meio de sua ação reformou os mosteiros da Ordem das Clarissas para trazê-los de volta na adoção da regra com a austeridade primitiva e que levou à fundação das Clarissas Coletinas.
     A Beata Claudia foi nomeada por Santa Colete, abadessa do mosteiro de Poligny na Borgonha. O importante mosteiro havia sido fundado em 1415. Os hagiógrafos relatam apenas que a Beata Claudia foi uma abadessa que dirigiu o mosteiro com grande cuidado e que faleceu em Poligny no dia 8 de agosto de 1439.
     No martirológio franciscano a sua festa foi fixada no dia de sua morte. 

* * *

Santa Coleta de Corbie (1381-1447) - 7 de fevereiro
     Filha de Margarida e de Roberto Boylet, um próspero jurisconsulto de Corbie, na Picardia, França, nasceu a 13 de janeiro de 1381. Órfã de pais muito cedo, distribuiu seus bens aos pobres, desejando consagrar-se a Deus. Ingressou entre as Beguinas de sua cidade e no ano seguinte pôs-se a serviço de um hospital próximo às beneditinas. Depois ingressou entre as Clarissas Urbanistas, no Real Mosteiro de Moncel, perto de Beauvais. Retornando a Corbie, passou a viver reclusa, como religiosa da Ordem Terceira de São Francisco (1402). Ali, depois de muita resistência, acolheu o chamado para ser reformadora das Clarissas. Em 1406 o Papa deu-lhe a aprovação para uma fundação e o início da reforma. Contam-se 17 mosteiros por ela fundados ou reformados na França, Bélgica e Holanda. Sua ação reformadora alcançou também a Primeira Ordem, chamados Franciscanos Recoletos. Morreu na fundação de Gand a 6 de março de 1447. Foi canonizada em 1807 pelo Papa Pio VII.

Fontes:
http://coletadecorbie.blogspot.com/p/breve-biografia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário