quarta-feira, 7 de agosto de 2019

Venerável Catarina Aurélia Caouette, Fundadora

Em 1849, o Papa Pio IX instituiu uma festa litúrgica em 1º de julho para honrar o Sangue de Cristo. Este blog tomou conhecimento deste Instituto, a primeira congregação contemplativa do Canadá, somente no começo de agosto. Mas ainda há tempo para venerarmos o Precioso Sangue de Nosso Senhor Jesus conhecendo esta bela alma que tanto o amou.

     Aurélia Caouette, nome civil de Madre Catarina Aurélia do Precioso Sangue, fundadora e superiora das Irmãs Adoradoras do Precioso Sangue, nasceu em 11 de julho de 1833 em Saint-Hyacinthe, Quebec, Canadá, filha de Joseph Caouette, um ferreiro, e Marguerite Olivier.
     Aurélia Caouette frequentou a escola em sua cidade natal até os 12 anos. Bem-humorada, atraente e muito talentosa, ela fazia amigos facilmente. Ela era extremamente piedosa desde cedo e apaixonadamente dedicada ao Precioso Sangue de Cristo, uma veneração da qual apenas seus pais estavam cientes. Ela entrou em um internato dirigido pela Congregação de Notre-Dame em Saint-Hyacinthe em 1845.
     Em seus estudos, ela recebeu orientação espiritual do Pe. Joseph-Sabin Raymond. Durante os 40 anos seguintes o Pe. Raymond seria uma testemunha atenta do trabalho do Senhor na alma eleita de Aurélia, e a apoiá-la em todas as etapas difíceis que culminariam na fundação de uma comunidade religiosa.
     Aurélia Caouette deixou o internato em 1850 e voltou para a casa de sua família. Embora ela tenha sido manifestamente chamada à vida religiosa, não conseguia encontrar o caminho a seguir. O primeiro bispo de Saint-Hyacinthe, Jean-Charles Prince, sugeriu que ela se juntasse a uma comunidade de ensino ou de enfermagem, mas ela não sentia que era ali que estava sua vocação.
     Ela levava uma vida virtualmente enclausurada, passava em oração e sofrimentos físicos que não tinha causa óbvia. De vez em quando ajudava aos pobres. Sua devoção ao Sangue Precioso tornou-se mais profunda e convincente, e ela se abandonou a isso, sem saber para onde levaria. Desde a primeira infância ela mostrara uma inclinação acentuada para sofrer por Jesus Cristo, que era foco de sua meditação em solidão. Sinais exteriores acompanhavam sua devoção: doenças estranhas, mudanças repentinas na cor das roupas que ela usava, objetos inesperadamente vermelhos em suas mãos. Ela também parece ter tido repetidas visões de Cristo coberto de sangue da coroa de espinhos.
     O modo de vida de Aurélia deixou pouco espaço para preocupações mundanas. Ela pronunciou seu voto de castidade diante do Pe. Raymond e acrescentou o nome Catarina devido sua admiração por aquela jovem mártir de Alexandria. Ela então fez o voto de obediência enquanto continuava a viver no mundo.
     Em 1849, o Papa Pio IX instituiu uma festa litúrgica em 1º de julho para honrar o Sangue de Cristo. A partir de então, a devoção ao Precioso Sangue se intensificou. As confrarias foram organizadas em vários lugares. O Bispo Prince, que compartilhava a veneração escolhida por Caouette, criou uma irmandade em sua diocese em 23 de março de 1858.
     Em 1859 Aurélia conheceu o bispo de Montreal Ignace Bourget. Ele ouviu atentamente a jovem mística e profeticamente, disse-lhe: “Se eu fosse o bispo de Saint-Hyacinthe, eu diria a você: 'Vá para uma casa isolada em sua cidade, e encontre uma comunidade de mulheres para adorar o Precioso Sangue’”. Para Aurélia Caouette, o caminho a seguir foi finalmente esclarecido. O bispo Prince apoiou a ideia imediatamente. No entanto, sua morte em 5 de maio de 1860 atrasou o empreendimento.
     O novo bispo de Saint-Hyacinthe, Joseph LaRocque, hesitou em aprovar o estabelecimento da nova comunidade. Seu amigo íntimo, o Pe. Raymond, conseguiu persuadi-lo. Finalmente, a congregação das Irmãs Adoradoras do Preciosíssimo Sangue nasceu em 14 de setembro de 1861. As quatro religiosas da primeira comunidade contemplativa do Canadá ficaram inicialmente na casa de Caouette. Em 14 de setembro de 1863, as freiras se mudaram para seu próprio convento. Naquele mesmo dia Aurélia Caouette pronunciou seus votos e se tornou superior como Madre Catarina Aurélia do Precioso Sangue.
     A comunidade, dedicada à meditação e oração, cresceu rapidamente. Em 1866 havia dezoito irmãs professas e nove noviças, e a construção de um novo convento em Saint-Hyacinthe se iniciara. Foram fundados depois conventos em Toronto (1869), Montreal (1874), Ottawa (1887), Trois-Rivières (1889), Brooklyn (Nova Iorque) (1890), Portland, Oregon (1892), Sherbrooke (1895), Nicolet (1896), Manchester, NH (1898) e Havana, Cuba (1902).
     Madre Catarina Aurélia do Precioso Sangue presidiu a inauguração de todos esses conventos. Além de ser superiora em Saint-Hyacinthe, ela também foi nomeada superiora geral da comunidade, por toda a vida, por um privilégio papal obtido pelo bispo de Saint-Hyacinthe, Louis-Zéphirin Moreau.
     Madre Catarina Aurélia do Precioso Sangue morreu em 6 de julho de 1905 no convento de Saint-Hyacinthe. Sua morte não passou despercebida, porque os muitos fenômenos místicos que ela experimentou trouxeram-na à atenção de seus contemporâneos. Sua reputação de santidade continuou a se espalhar desde então. Em 20 de novembro de 1984, a causa de sua beatificação foi aberta na diocese de Saint-Hyacinthe. Em 1 de dezembro de 2016 ela foi declarada Venerável.
* * *
     Refletindo sobre seus jovens anos, Madre Catarina Aurélia Caouette disse: “Eu pude sentir o Divino desde cedo”. O mais incomum em sua infância foi seu desejo de passar longas horas em uma igreja para adoração. Esse desejo foi realmente manifestado em seus primeiros anos, quando ela passava horas na igreja de joelhos olhando para o Tabernáculo. Seus pais notaram nela algo especial e, quando confidenciaram ao padre da paróquia sobre a filha, ele lhes disse: “Vocês têm uma filha de predileção. Observe cuidadosamente o seu tesouro”. Ela foi autorizada a receber sua 1ª. Comunhão aos nove anos, cerca de três anos mais cedo do que a norma para esse tempo.
     Como estudante, desempenhou o papel de Santa Catarina de Alexandria, na peça escrita pelo reverendo Joseph Sabin Raymond intitulada: "O Martírio de Santa Catarina". Naquela peça, a jovem Aurélia proclamava com grande paixão um ponto que tocava a plateia, e ela diria mais tarde que sua extraordinária devoção ao Preciosíssimo Sangue de Jesus Cristo foi trazida à luz naquele momento. O ponto central da peça era: “Sinto em minha alma toda a energia do Sangue Divino; é um sangue generoso que deseja apenas ser derramado”.
     O Pe. Joseph Sabin Raymond tornou-se seu diretor espiritual. Por causa da incrível santidade de Aurélia e da perícia do Pe. Raymond em questões espirituais, ele disse a ela para manter um diário, ao que ela foi obediente. Graças à sua obediência em fazer anotações no diário, o mundo sabe muito sobre sua vida interior.
     Em outubro de 1849, ela escreveu: “Senhor, Vós sabeis o que meu coração mais deseja ardentemente: unir-se a Vós em seu Sacramento de amor. É tão consolador para uma criatura miserável possuir-Vos. Vós me inflamais com um amor tão ardente, Vós me inspirais com tantos belos sentimentos, que parece que o paraíso está no meu coração. Se, no entanto, ó meu Divino Salvador, eu não sou digna de possuí-lo agora em seu lar celestial, eu gostaria, pelo menos, de ir frequentemente Vos adorar em vosso Tabernáculo, onde eu já passei tantos momentos felizes, onde falastes misteriosamente à minha alma e onde tantas vezes Vos entregastes a mim”.
A Madre entre suas religiosas 1893
     Em novembro de 1849 isto foi anotado: "Ó meu Deus, eu Vos conjuro, aumentai meu desejo de amar-Vos, de pertencer somente a Vós. Ó meu Jesus, eu Vos amarei toda a minha vida. Somente Vós possuireis meu coração. É em direção a Vós, é para o céu que eu desejo, acima de tudo, elevar meus pensamentos, minhas afeições. Disponde de todo o meu ser como Vos agrada, mas concedei-me, ó Bem-amado Jesus, vosso santo amor, porque sem ele, a vida seria muito longa, muito triste. Que todas as minhas ações sejam uma oração contínua e que meu coração esteja sempre voltado para Vós, ó beleza infinita!”
     Tenhamos em mente que estes são os escritos de uma jovem de dezesseis anos.
     Sentindo também uma grande intimidade com a Bem-aventurada Mãe, em dezembro de 1849 ela escreveu: “Ó Maria, permita-me hoje abençoá-lo vendo-a tão pura! Eu te amo, eu te venero, toda linda pomba, a favorita de Deus e de seus eleitos. Mãe amável, não deixe de olhar com ternura para as feridas de minha alma. Atrai meu coração para ti e tenha pena de mim. Ó minha mãe, eu anseio por ti, eu queimo com o desejo de te ver no céu”.
     Em 1850, depois de terminar seus estudos, ela voltou para sua família, mas permaneceu sob a direção do Pe. Raymond, pois ela queria ocupar sua alma somente com Deus. Aos dezessete anos de idade apresentou ao Mons. Raymond um plano para sua vida espiritual que incluía meditação, missa, trabalho, adoração, silêncio e leitura espiritual.
     Ela via muito a Deus em Sua criação. Ela escreveu: “Como é glorioso e sublime apreciar uma noite requintada! Este céu claro que não é obscurecido por nenhuma nuvem, estas estrelas brilhantes que ornamentam o firmamento azul, a lua, esta rainha da noite que difunde sua luz suave, esta calma, esta paz que reina em todos os lugares, inspira pensamentos do céu. Deus onipotente, como este silêncio toca minha alma! Como isto a enche de sentimentos religiosos!” O misticismo dela agora está se tornando mais aparente.
     Esta foi sua experiência olhando o Tabernáculo na noite da Quinta-feira Santa, como registrado em seu diário: “A consideração da Agonia de Jesus ocupou continuamente minha mente. Eu misturei as lágrimas do meu arrependimento com o Sangue do meu Bem-Amado. Eu sofri com Ele. À uma hora fiquei sozinha por alguns instantes. Eu não sei o que o sentimento secreto me inspirou, eu me atrevi, a despeito dos meus medos, subir no altar – beijei-o, banhei-o com minhas lágrimas - imprimi meus lábios na porta do Tabernáculo que encerra nosso Amor. Foi tão bom estar tão perto! Eu abençoei, amei, agradeci, chorei meus numerosos pecados. Quando vi o Sangue Divino fluir em grandes gotas, apresentei a Ele nossas almas. Ele as abençoou em Seu Sagrado Coração. Jesus pediu o sacrifício de todo o meu ser, docilidade e submissão. Tenho a firme convicção de que Ele me fará compartilhar alguns de seus sofrimentos. Eu posso sofrer; é meu consolo! Desejo apenas por sofrimento”.
Adoradoras em 1953
    Em sua fome espiritual, ela escreveu: “Pai, a lembrança da Comunhão retorna a mim incessantemente. Estou morrendo de fome!
     Em 1851, uma doença terrível manteve-a na cama por dez meses. Ela disse que foi curada milagrosamente no final de uma novena para Santa Catarina de Siena. Ela escreveu: “Pareceu-me ver minha amável protetora. Sua brancura era igual à do lírio. Ela estava deslumbrante de graça e beleza e parecia estar me abençoando com sua mão em Nome de Jesus Cristo, e num sussurro ela me disse para esperar e amar”. Isto foi o que fez florescer nela uma grande devoção à Santa Catarina de Siena.
     Em 1853, ela fez uma peregrinação a Nossa Senhora do Socorro, em Montreal. Ela contou ao Pe. Raymond sua experiência mística em que viu a Santíssima Virgem deslumbrante, vestida de branco, orando a seu Filho. Nossa Senhora disse a ela para fazer Comunhões frequentes para consolar Jesus por causa das muitas almas que O esquecem.
     A Providência levou-a a ser a fundadora das Irmãs Adoradoras do Precioso Sangue, a primeira ordem contemplativa de freiras cujas origens estavam em São Jacinto, Quebec. Foi sua profunda contemplação do amor de Cristo através de Sua Paixão, que a levou à sua grande devoção do Precioso Sangue.
 
Vista de São Jacinto, Quebec,Canadá
Fontes:
Marguerite Jean -  ANQ-M, CE2-5, 11 juill. 1833. Arch. du Séminaire de Saint-Hyacinthe, Qué., Fg-47 (fonds Aurélie Caouette). La Semaine religieuse de Montréal, 24 juill. 1905. La Semaine religieuse de Québec, 15 juill. 1905. É.-J.[-A.] Auclair, Histoire de mère Catherine-Aurélie du Précieux-Sang . . . (Saint-Hyacinthe, 1923). Marguerite Jean, Évolution des communautés religieuses de femmes au Canada de 1639 à nos jours (Montréal, 1977). Le Jeune, Dictionnaire. Gérard Mercier, Aurélie Caouette, femme au charisme bouleversant (5v., Montréal, 1982–85).

Nenhum comentário:

Postar um comentário