terça-feira, 20 de agosto de 2019

São Bernardo de Alzira e suas irmãs Graça e Maria, mártires – 21 de agosto

    
     Bernardo, Maria e Graça, eram filhos de Almansor, emir de Carlet. no reino sarraceno de Valência. Bernardo, que se chamava Hamed, foi educado na corte de Valência; tinha um irmão mais velho, herdeiro do trono do pai, e duas irmãs.
     Devido sua sensibilidade especial para as negociações, foi convidado a ir a Catalunha para negociar a liberação de um grupo de escravos, e ao voltar, se perdeu no caminho. Depois de ter passado a noite no bosque, umas canções maravilhosas o conduziram até as portas do mosteiro cisterciense de Poblet, na diocese de Tarragona, um dos maiores da Espanha, fundado em 1151 por Raimundo Berengario IV, príncipe de Aragão.
     Atraído pela amável acolhida do abade, a vida modesta e de oração daqueles monges vestidos de branco, ficou no mosteiro por algum tempo. Abandonou o islã, se converteu à fé cristã, foi batizado, mudou seu nome de Hamed para o de Bernardo e se tornou monge cisterciense.
     Desejoso de converter também sua família muçulmana, inicialmente se aproximou de uma tia que vivia em Lérida e teve a alegria de a ver convertida. Depois foi a Carlet onde estavam suas irmãs Zoraida e Zaida, e um terceiro irmão, Almansor, que já havia sucedido a seu pai no emirado. Suas irmãs se converteram, receberam o batismo, mudando os nomes de Zoraida pelo de Graça e Zaida pelo de Maria.
     Seu irmão Almansor, entretanto, furioso, ameaçou de morte seus irmãos convertidos, que se viram obrigados a fugir. Mas, foram capturados em Alzira e assassinados a golpes de punhal, na presença do cruel irmão muçulmano. O martírio ocorreu no dia 21 de agosto de 1180. Seus corpos foram sepultados em Alzira e o rei de Aragão, Santiago (1213-1276), após a cidade ser libertada dos mouros, fez construir uma igreja em honra dos irmãos, designando-a aos Trinitários.
     A celebração da festa dos santos teve várias datas: de acordo com a Ordem Cisterciense da Espanha, no dia 23 de julho, depois em 19 de maio, ainda em 1º de junho, sendo finalmente fixada no dia do martírio, 21 de agosto. O Martirológio Romano fixou a festa dos irmãos na data do martírio, isto é, 21 de agosto.
 
Oratório em honra aos Santos mártires 

Nenhum comentário:

Postar um comentário