Santa
Agilberta é uma abadessa do famoso mosteiro Notre-Dame a Jouarre (*).
A abadia foi fundada por volta do ano 640
por Adão de Jouarre, em conjunto com Santa Teodequilde, conforme o modelo
criado por São Columbano. A abadia era um mosteiro duplo, tendo internamente um
convento masculino e um feminino, ambos sob uma única autoridade, a da abadessa.
Nos séculos IX e X, a abadia era uma
importante meta de peregrinação na esfera de influência de Aquisgrana, onde nascera
um burgo fortificado que constituiu o primeiro núcleo da atual cidade de
Jouarre.
Na lista das abadessas, Santa Agilberta, figura
no segundo lugar depois de Santa Teodequilde, e dirigiu as monjas por cerca de
seis anos, entre os anos 667-673. Com referência à duração de seu mandato de
abadessa, há divergências nos historiadores. Realmente, alguns afirmam que ela
dirigiu a comunidade por cerca de 10 ou 20 anos.
Temos poucas informações sobre Santa
Agilberta. A tradição menciona que ela era filha de Abolino (outro irmão de
Mode, a esposa de Altair em seu segundo casamento) e de Pienza, irmã de Santo
Ebregesilo, bispo de Meaux, e prima de Teodequilde, a fundadora do mosteiro. Uma
santa que contribuiu para o desenvolvimento do movimento columbino.
Por ocasião de seu falecimento foi sepultada na cripta de São Paulo em um túmulo sem inscrição, que chegou até nós.
Por ocasião de seu falecimento foi sepultada na cripta de São Paulo em um túmulo sem inscrição, que chegou até nós.
Em 1627, os seus restos mortais foram
exumados e colocados junto com os de Santa Teodequilde, e transladados para a
igreja paroquial de Jouarre.
Há uma tradição que honra as relíquias
destas duas abadessas, santas e virgens, na terça-feira após Pentecostes, junto
com outros santos cujos restos mortais se encontram na paróquia, entre os quais
os do bispo Potenciano e da mártir Júlia.
Na diocese de Meaux a Santa é recordada no
dia 11 de agosto, mas, de acordo com o menológio beneditino, a festa de Santa
Agilberta em Jouarre é celebrada no dia 12 de agosto.
(*) Abadia de Notre-Dame de Jouarre
(*) Abadia de Notre-Dame de Jouarre
É o
local de uma fundação merovíngia, tradicionalmente tida como ocorrida em 640, pela
abadessa Santa Teodequilde ou Telquilde, inspirada pela visita de São Columbano,
o monge irlandês itinerante que inspirou a construção de instituições
monásticas no início do século VII.
Em Jouarre, havia uma comunidade de monges
e freiras, mas todos estavam sob o domínio da abadessa, que em 1225 recebeu
imunidade de interferência do bispo de Meaux, respondendo apenas ao Papa.
A cripta merovíngia (pré-românica) sob a
igreja românica da abadia contém vários sarcófagos, notavelmente o do irmão de
Santa Teodequilde, São Agilberto (falecido em 680), esculpido com um quadro do
Juízo Final e Cristo em Majestade, escultura românica.
Em meados do século IX, a abadia adquiriu
relíquias de São Potenciano; relíquias reunidas em Jouarre atraíram peregrinos.
A reputação da abadia era tão alta, que recebeu a visita do Papa Inocêncio II
em 1131 e conseguiu abrigar um sínodo em 1133.
A submissão da abadessa ao bispo de Meaux
só ocorreu na época de Bossuet, em 1690. Os atuais edifícios conventuais,
novamente ocupados por freiras beneditinas, datam do século XVIII; seu tradicional
jardim de frutas e vegetais são notáveis.
(fotos
de Jean-Claude Chappart)
O
túmulo de Santa Agilberta
Do
século VII, o sarcófago de Santa Aguilberta (ou Agilberta, encontramos as duas
grafias), que foi a segunda abadessa de Jouarre, é adornado de um simples rendilhado
geométrico do tipo "quatro folhas".
"Uma
joia da arte merovíngia, as criptas de São Paulo e Santo Ebregesilo testemunham
a idade de ouro da vida monástica durante a era merovíngia. Elas acolhem os
túmulos dos santos fundadores da abadia de Notre-Dame-de-Jouarre, bem como das
primeiras abadessas.
"Jouarre, fundado por Santa Teodequilde em 640, apresenta capitéis compostos do tipo mediterrâneo. Os sarcófagos de Agilberto, bispo de Paris, e de Teodequilde, a primeira abadessa, são típicos do estilo da Lombardia cristã. Uma cena do Último Julgamento ilustra um dos lados do sarcófago e há muito se pensava que era um trabalho de influência copta, assim como o painel da cabeceira representando Cristo em majestade cercado por símbolos dos apóstolos. O sarcófago de Santa Teodequilde apresenta dois frisos de conchas de vieira, símbolo da eternidade para os mediterrâneos. Considerando-se agora uma conquista de artistas itinerantes da Lombardia por volta de 675. Havia muitos contatos entre os mosteiros gálicos e o norte da Itália, onde São Columbano havia se retirado antes de morrer".
"Jouarre, fundado por Santa Teodequilde em 640, apresenta capitéis compostos do tipo mediterrâneo. Os sarcófagos de Agilberto, bispo de Paris, e de Teodequilde, a primeira abadessa, são típicos do estilo da Lombardia cristã. Uma cena do Último Julgamento ilustra um dos lados do sarcófago e há muito se pensava que era um trabalho de influência copta, assim como o painel da cabeceira representando Cristo em majestade cercado por símbolos dos apóstolos. O sarcófago de Santa Teodequilde apresenta dois frisos de conchas de vieira, símbolo da eternidade para os mediterrâneos. Considerando-se agora uma conquista de artistas itinerantes da Lombardia por volta de 675. Havia muitos contatos entre os mosteiros gálicos e o norte da Itália, onde São Columbano havia se retirado antes de morrer".
do
site de George Briche
Fonte
Bibliográfica: A Abadia Real Notre-Dame de Jouarre, As origens e o primeiro
século da abadia, Jean Guerout, 1961, Biblioteca de História e Arqueologia
Cristã, Paris.
Associação
Os Amigos de São Columbano de Luxeuil
www.amisaintcolomban.net
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