sábado, 1 de abril de 2017

Santa Teodósia (ou Teodora) de Tiro, virgem e mártir - 2 de abril

Martirológio Romano: No mesmo lugar, paixão de Santa Teodósia, virgem de Tiro, que na mesma perseguição, tendo saudado os santos confessores da fé que estavam diante do tribunal e pedido a eles que ao chegar ao Senhor se lembrassem dela, foi aprisionada pelos soldados e conduzida diante do governador, que ordenou fosse ela torturada com atrozes suplícios e finalmente lançada ao mar (c. †307)




       As informações sobre esta mártir nos chegaram pelo historiador Eusébio de Cesareia. Em sua obra Os mártires da Palestina o martírio da Santa é narrado.
     Entre os mártires da Palestina que Eusébio de Cesareia conheceu pessoalmente e cujos sofrimentos descreveu, há dois de tenra idade que impressionaram especialmente o escritor. Um, era Anfiano, jovem de 20 anos, e outra era uma jovem de 18 anos, chamada Teodósia.
     Eusébio descreve assim seu triunfo:
     No quinto ano de perseguição, no quarto dia depois das nonas de abril, que era a festa da Ressurreição do Senhor, chegou a Cesareia uma jovem muito santa e piedosa, chamada Teodósia, originária de Tiro. Teodósia se aproximou de uns prisioneiros que estavam esperando a sentença de morte diante do pretório, com a intenção de saudá-los e provavelmente também pedir-lhes que não se esquecessem dela ao chegar à presença de Deus.
     Os guardas caíram sobre ela como se tivesse cometido um crime e a arrastaram à presença do governador Urbano, que se deixou levar pela crueldade e a condenou a terríveis tormentos; os verdugos rasgaram suas costas e seus seios até deixar os ossos à vista. A mártir respirava, entretanto, e seu rosto refletia um delicioso sorriso, quando Urbano mandou que a jogassem no mar.


Etimologia: Teodosia, do grego Theodósios: “presente (dosios) de Deus (theo)”, ou “dado por Deus”.
Teodora, do grego Theódoros “presente (doros) de Deus (theo)”, ou “dado por Deus”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário