quinta-feira, 18 de julho de 2019

Beata Tarcísia (Olga) Mackiv – 18 de julho

Martirológio Romano: Em Krystonópil, na Ucrânia, a Beata Tarcísia (Olga) Mackiv, virgem da Congregação das Irmãs Escravas de Maria Imaculada e mártir, que, em tempo da guerra, por ter defendido a fé perante os perseguidores, alcançou a dupla vitória da virgindade e do martírio.

“Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos seus amigos" (Jo 15, 13). Os mártires que hoje são declarados Beatos seguiram o Bom Pastor até ao fim. Que o seu testemunho não permaneça para vós simplesmente um orgulho: que ele se torne ao contrário um convite a imitá-los. Com o Batismo, cada cristão é chamado à santidade. Nem a todos é pedida, como a estes novos beatos mártires, a prova suprema da efusão do sangue. Mas a cada um é confiada a tarefa de seguir Cristo com generosidade quotidiana e fiel.
Papa João Paulo II – Homilia de Beatificação – 27 de junho de 2001


     Olga Mackiv nasceu em 23 de março de 1919 na aldeia de Khodoriv, na região ucraniana de Lviv.  Foi a primeira dos quatro filhos de Roman e Maria Kuka. Depois da escola primária, frequentou o ensino médio em Xodoriv, ​​e, em seguida, entrou na escola estadual industrial Lviv. Em junho de 1937 recebeu o certificado de professora de corte e costura. Sentindo o chamado de Deus à vida religiosa, ela queria entrar no convento. Mas sua mãe se opunha fortemente e a impediu, chegando até mesmo a proibi-la de ir à igreja, mas seu pai a apoiou em sua vocação.
      Em 3 de março de 1938, ingressou no Instituto das Irmãs Servas de Maria Imaculada, fundado em 1892 por alguns padres Basilianos para o cuidado e guarda de crianças, cuidado dos doentes, santificação do domingo e formação das pessoas, dando sua própria vida o exemplo de virtude cristã e diligência. Após o postulantado, em 4 de novembro de 1938 iniciou o noviciado com o nome de Tarsykia (Tarcísia). Em 5 de novembro de 1940 fez os primeiros votos e tornou-se gerente de oficina do mosteiro e professora de corte e costura. Pessoa serena, alegre, gentil, atenciosa e de oração, seu tempo do noviciado e os primeiros anos após os votos coincidiu com a Segunda Guerra Mundial. As dificuldades dão-lhe estímulo a se dedicar ainda mais à sua missão. 
     Destinada à casa de sua congregação em Krystonopol, em 17 de julho de 1944, com suas Irmãs do convento, refugiou-se nos sótãos devido ao intenso bombardeio das forças soviéticas. No dia seguinte, um soldado soviético tocou a campainha na porta do convento. Irmã Tarcisia acudiu a abrir a porta acreditando tratar-se do capelão, que era aguardado.
     Irmã Damjana relata: "Irmã Tarsykija me passou correndo e chegou à porta. De repente, lembrou-se que não tinha a chave da porta. Ela se virou e pediu a chave para a irmã Mary. Só então um militar com metralhadora disparou através da janela da porta e atingiu a cabeça Irmã Tarsykija. Vi-a cair ao chão".
     No dia seguinte o militar voltou ao convento e confessou, sem enrubescer, que havia disparado contra a Irmã Tarcisia por ser uma monja católica.
     Priora do seu convento até a chegada dos comunistas em Lviv, Irmã Tarcísia fez um voto privado, na presença de seu diretor espiritual, o Padre Volodomyr Kovalyk, aceitando sacrificar sua própria vida para a conversão da Rússia e para a defesa da Igreja Católica.
     Ela foi beatificada por João Paulo II em 27 de junho de 2001, juntamente com 24 outras vítimas do regime soviético de nacionalidade ucraniana, durante sua visita apostólica à Ucrânia.

Fontes:
http://www.santiebeati.it/dettaglio/92943

Significado do Nome Olga. Tem origem russa, porém reproduz o nome escandinavo Halag, que significa “santa”, “sublime”, “consagrada a Deus”. Santa Olga de Kiev foi a primeira mulher russa a ser canonizada e é celebrada pela Igreja Católica no dia 26 de maio.

Significado do Nome Tarcísio (a). Tem origem na palavra grega Társeas, que significa “de Társeas”, “pertencente à Társeas”, “da natureza de Társeas”. Tem como variante gráfica Tarsísio, bem como partilha do mesmo sentido que o nome Tarsílio ou Tarcílio. Sua forma feminina é Tarcísia.

Postado um resumo neste blog em 18 de julho de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário