sábado, 27 de julho de 2019

Santuário de Santa Ana de Beaupré, Quebec, Canadá

    
     Situado a 20 minutos da Cidade de Quebec, Canadá, o Santuário de Santa Ana de Beaupré é o segundo lugar de peregrinação mais antigo na América do Norte. Dedicado a Santa Ana, a avó de Jesus, o Santuário recebe anualmente cerca de um milhão de visitantes provenientes dos cinco continentes.
     Através do esplendor deste lugar sagrado enriquecido por mais de 350 anos de história, o Santuário de Santa Ana de Beaupré é a epítome da expressão de Fé do povo Cristão, e dá as boas-vindas às pessoas de todas as raças, crenças e condições.

HISTÓRIA

1658: Primeira capela
    Durante a construção da capela, houve uma cura, a de Louis Guimont. Este é o primeiro de numerosos testemunhos de favores obtidos.
1661-1676: Segunda igreja
     Construída em pedra e madeira, esta igreja foi edificada mais a este, na localização do antigo cemitério.
1676-1876: Terceira igreja
     Esta igreja de pedra serviu ao culto durante dois séculos e depois foi demolida, em 1878. A capela comemorativa foi construída sobre os cimentos de seu transepto.
1876-1922: Primeira Basílica
     No ano 1876, Santa Ana foi proclamada patrona da província de Quebec e uma quarta igreja foi aberta ao culto. Em 29 de março de 1922, um incêndio destruiu a Basílica.
1923 - Atualmente
     Depois do incêndio se iniciou a atual construção inspirada nas esplêndidas catedrais de estilo gótico. A catedral foi consagrada pelo cardeal Maurice Roy em 4 de julho de 1976.

SANTA ANA, A AVÓ DE JESUS

     A Basílica é um Santuário dedicado a Santa Ana. Toda a abóboda de mosaico da Basílica nos fala de Santa Ana; nos conta sua vida, a vida de uma mulher santa daquela época, e ilustra suas virtudes e sua glorificação.

     O Santuário possui três relíquias insignes desta Santa. A primeira relíquia (uma parte do osso de um dedo de Santa Ana) foi obtida do Capítulo de Carcassonne, e trazida ao Santuário em 12 de março de 1670 pelo Mons. François de Laval. A primeira relíquia grande chegou em 26 de julho de 1892, presente do Papa Leão XIII. Se trata de um fragmento de 4 polegadas do antebraço de Santa Ana obtido da Basílica de São Paulo Extramuros em Roma. A relíquia foi trazida de Roma por Mons. Joseph-Calixte Canac-Marquis (1821-1904). Finalmente, em 3 de julho de 1960, chegou a grande relíquia de Santa Ana (do antebraço de Santa Ana), doada pelo Papa João XXIII, a qual provem também da Basílica de São Paulo Extramuros.

JARDINS

Caminho da Cruz

     Catorze estações evocam diferentes momentos da Paixão de Jesus, dentro da calma e do frescor sob majestosos carvalhos. Cada cena agrupa cerca de cinco personagens em bronze fabricado em Vaucouleurs, França. Esta Via Sacra foi realizada de 1913 a 1945.
Scala-Santa, a Escada Santa
     Erigida em 1891, é o 1º monumento do gênero na América. Representa a escada que Jesus subiu quando foi ao tribunal de Pilatos.
Capela Comemorativa
     Foi erigida em 1878 como recordação da 3ª igreja, que recebeu peregrinos de 1676 a 1876. Os materiais, os ornamentos e a torre do campanário de 1788, recuperados da velha igreja, foram integrados na construção da capela. Diante da capela se encontra a fonte milagrosa erigida durante os anos 1880, a qual é alimentada por um arroio que flui da colina. 
A fonte milagrosa

Interior do Santuário


Nenhum comentário:

Postar um comentário