sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Nossa Senhora de La Vang

     Durante a maior parte do século XVII, o Vietnã esteve em guerra por várias lutas de poder e domínio. No século XVIII, a mais forte de entre elas foi conduzida pelos três irmãos Tay Son. Com pequeno intervalo, derrubaram sucessivamente os senhores de Nguyen e derrotaram os senhores de Trinh, restaurando a unidade nacional pela primeira vez desde o declínio da dinastia Le. Um dos irmãos Tay Son foi aclamado rei com o nome de Quang Trung. Em 1792 morreu e deixou o reino ao filho que se tornou o Rei Canh Thinh.
     Entretanto, Nguyen Anh continuou a revolta tentando reclamar o trono. Ao tentar fugir dos rebeldes Tay Son, em 1777, refugiou-se na ilha de Phu Quoc, onde D. Pedro Pigneau de Behaine, da Sociedade das Missões Estrangeiras, dirigia um seminário para jovens das terras vizinhas. O bispo convenceu-o a pedir auxílio a Luís XVI de França.
     O Rei Canh Thinh soube que Nguyen Anh recebia apoio do missionário francês e teve receio que os católicos vietnamitas apoiassem o seu reinado. Começou a pôr restrições à prática do catolicismo na região. Em 17 de agosto de 1798, o Rei Canh Thinh promulgou um édito anticatólico e uma ordem para destruir todas as igrejas católicas e seminários.
     Começou uma perseguição aos católicos vietnamitas e aos missionários que durou até 1886. Mesmo depois de Nguyen Anh ter conseguido recuperar o trono como Rei Gia Long (1802-1821), os seus sucessores, Rei Minh Mang (1821-1840), Rei Thieu Tri (1841-1847) e Rei Tu Duc (1847-1884), o último imperador Nguyen, a intensa campanha contra os católicos continuou, ordenando castigos que iam desde queimarem as suas caras, até a morte por diversos métodos cruéis para os católicos vietnamitas e os padres missionários.
     Foi no meio destes grandes sofrimentos que a Senhora de La Vang veio até ao povo vietnamita. O nome La Vang pensa-se que tem origem no nome da grande floresta da região central do Vietnã (conhecida agora como a Cidade de Quang Tri) onde havia abundância de um tipo de árvore chamada La Vang. Também se disse que o nome vinha do significado em vietnamita da palavra "gritar por socorro", para assinalar os gritos de ajuda das pessoas perseguidas.
     A primeira aparição de Nossa Senhora de La Vang foi assinalada em 1798, quando a perseguição aos católicos vietnamitas começou. Muitos católicos da cidade próxima de Quang Tri procuraram refúgio na floresta de La Vang. Muitas dessas pessoas sofreram frio, ataques de animais selvagens, doenças da floresta e fome. À noite, juntavam-se muitas vezes em pequenos grupos para rezar o terço.
     Inesperadamente, numa noite foram visitados pela aparição de uma linda Senhora com uma longa capa, com um menino nos braços, com dois anjos de cada lado. As pessoas reconheceram a Senhora como a bendita Mãe de Deus e nossa.
     A nossa bendita Mãe consolou-os e disse-lhes para ferverem as folhas das árvores circundantes e usá-las como remédio. Também lhes disse que, a partir daquele dia, todos os que viessem àquele lugar para rezar as suas orações seriam ouvidas e atendidas.
     Isto aconteceu numa área de ervas perto da grande figueira indiana onde rezavam os refugiados. Todos os presentes testemunharam o milagre. Depois da primeira aparição, Ela continuou a aparecer ao povo neste mesmo lugar, várias vezes ao longo de um período de quase cem anos de perseguição religiosa. Entre muitos grupos de católicos vietnamitas que foram queimados vivos por causa da sua fé, estava um grupo de 30 pessoas que foram apanhadas quando saíam do seu esconderijo na floresta de La Vang. A seu pedido foram levadas para a pequena capela de La Vang e foram imolados ali.
     Desde a altura em que a Senhora de La Vang apareceu pela primeira vez, o povo que se refugiava ali erigiu uma pequena e simples capela em sua honra. Durante os anos seguintes, o Seu nome espalhou-se a outros lugares. Apesar da sua localização isolada nas altas montanhas, grupos de pessoas continuaram a penetrar na floresta profunda e perigosa para prestar culto à Senhora de La Vang. Gradualmente, os peregrinos que vinham com machados, lanças, paus, tambores para assustar os animais selvagens, foram substituídos por aqueles que traziam bandeiras, flores e rosários. As peregrinações continuaram todos os anos apesar das contínuas campanhas de perseguição.
Reconhecimento pela Igreja
     Em 1886, depois de oficialmente terminada a perseguição, o Bispo D. Gaspar mandou construir uma igreja em honra de Nossa Senhora de La Vang. Por causa da sua difícil localização e pela falta de fundos, a sua construção levou 15 anos para se completar. Foi inaugurada por D. Gaspar numa cerimônia solene em que participaram mais de 12.000 pessoas e durou de 6 a 8 de agosto de 1901. O bispo proclamou Nossa Senhora de La Vang protetora dos católicos.
     Em 1928 foi construída uma igreja maior para albergar o número crescente de peregrinos. Esta igreja foi destruída em 1972, durante a guerra do Vietnã.
     A história da Senhora de La Vang continua a ganhar importância à medida que são validados os pedidos das pessoas cujas orações foram atendidas.
     Em abril de 1961, a Conferência dos Bispos Vietnamitas selecionou a igreja de La Vang como o Centro Sagrado Mariano Nacional. Em agosto de 1962, o papa João XIII elevou a igreja de La Vang a Basílica.
     Em 19 de junho de 1988, o papa João Paulo II, na cerimônia de canonização dos 117 mártires vietnamitas, pública e repetidamente reconheceu a importância e significado da Senhora de La Vang, e expressou o desejo da reconstrução da Basílica para comemorar os 200 anos de aniversário da primeira aparição da Senhora de La Vang, em agosto de 1998.
 
 
Vietnã: 14 ativistas católicos podem ser sentenciados à morte
Por Joseph Dang
 
     Hanoi (AsiaNews, 31-12-2012) – Um grupo de católicos ativistas de direitos humanos poderia ser sentenciado à pena de morte. Em 6 de janeiro, seus membros irão a julgamento por subversão, acusados de violar o artigo 79 do Código Penal do Vietnã: “Realização de atividades destinadas a derrubar o governo do povo”, o que pode acarretar a pena de morte. ...
     Para os católicos locais, o julgamento não só é vergonhoso e falho em defender os direitos humanos, mas vem na época do Natal, quando a atenção da mídia internacional é a mais baixa. O momento não é por acaso e destina-se a limitar as críticas da comunidade internacional.
     Os processos judiciais são parte da repressão do primeiro-ministro Nguyen Tan Dung contra blogueiros e críticos que têm exposto a corrupção no Partido Comunista e do governo, bem como aqueles que ficaram ricos com a crise financeira.
     Como parte desta campanha, as forças de segurança têm como alvo muitos usuários de Internet. Além disso, durante uma conferência nacional de segurança pública em 17 de dezembro, em Hanói, Dung ordenou à polícia “que evitasse a formação de organizações políticas de oposição”.
     A lista de violações inclui a prisão de Le Quoc Quan, conhecido advogado católico e defensor dos direitos humanos, que foi detido na última quinta-feira sob acusação de evasão fiscal. [...]
     Na sexta-feira, um tribunal em Saigon condenou Nguyen Van Hai (blogueiro conhecido como Dieu Cay), Maria Ta Phong Phan Thanh e Tan Hai a longas penas de prisão.
     Maria Ta Phong Tan, católica, postou “Justiça e Verdade” em seu blog. Mas pagou caro por suas ações, pois sua mãe pôs fim à própria vida ateando-se fogo diante da sede do Comitê Popular, no Bac Lieu.
     Em seu site, os redentoristas vietnamitas acusaram a polícia de maltratar Maria Ta Phong Tan durante a sua detenção. Eles alertaram que sua saúde está se deteriorando a uma velocidade alarmante, especialmente sua saúde mental; algo que eles suspeitam estar sendo feito para levá-la, como sua mãe, ao suicídio.
     Uma missa realizada na Igreja do Santíssimo Redentor, em Saigon, com orações especiais de leitura para os blogueiros detidos, reuniu milhares de cristãos e não cristãos. Ela visava oferecer apoio moral e orações a todos aqueles que se encontram presos por exercerem sua liberdade de expressão.
     De acordo com a Human Rights Watch, 40 blogueiros, dissidentes e ativistas foram condenados no Vietnã em 2012. Entre eles, ao menos 18 foram acusados de “realizar propaganda contra o Estado”, nos termos do artigo 88.

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