Durante
a maior parte do século XVII, o Vietnã esteve em guerra por várias lutas de
poder e domínio. No século XVIII, a mais forte dentre elas foi conduzida pelos
três irmãos Tay Son. Com pequeno intervalo, derrubaram sucessivamente os
senhores de Nguyen e derrotaram os senhores de Trinh, restaurando a unidade
nacional pela primeira vez desde o declínio da dinastia Le. Um dos irmãos Tay
Son foi aclamado rei com o nome de Quang Trung. Em 1792 ele morreu e deixou o
reino ao filho que se tornou o Rei Canh Thinh.
Entretanto, Nguyen Anh continuou a revolta tentando reclamar o trono. Ao tentar fugir dos rebeldes Tay Son, em 1777, refugiou-se na ilha de Phu Quoc, onde D. Pedro Pigneau de Behaine, da Sociedade das Missões Estrangeiras, dirigia um seminário para jovens das terras vizinhas. O bispo convenceu-o a pedir auxílio a Luís XVI de França.
O Rei Canh Thinh soube que Nguyen Anh recebia apoio do missionário francês e teve receio que os católicos vietnamitas apoiassem o seu reinado. Começou a pôr restrições à prática do catolicismo na região. Em 17 de agosto de 1798, o Rei Canh Thinh promulgou um édito anticatólico e uma ordem para destruir todas as igrejas católicas e seminários.
Começou uma perseguição aos católicos vietnamitas e aos missionários que durou até 1886. Mesmo depois de Nguyen Anh ter conseguido recuperar o trono como Rei Gia Long (1802-1821), os seus sucessores, Rei Minh Mang (1821-1840), Rei Thieu Tri (1841-1847) e Rei Tu Duc (1847-1884), o último imperador Nguyen, a intensa campanha contra os católicos continuou ordenando castigos que iam desde queimarem as suas caras, até a morte por diversos métodos cruéis para os católicos vietnamitas e os padres missionários.
Foi no meio destes grandes sofrimentos que a Senhora de La Vang veio até ao povo vietnamita. O nome La Vang pensa-se que tem origem no nome da grande floresta da região central do Vietnã (conhecida agora como a Cidade de Quang Tri) onde havia abundância de um tipo de árvore chamada lavang. Também se disse que o nome vinha do significado em vietnamita da palavra "súplica", para assinalar os gritos de ajuda das pessoas perseguidas.
A primeira aparição de Nossa Senhora de La Vang foi assinalada em 1798, quando a perseguição aos católicos vietnamitas começou. Muitos católicos da cidade próxima de Quang Tri procuraram refúgio na floresta de La Vang. Muitas dessas pessoas sofreram frio, ataques de animais selvagens, doenças da floresta e fome. À noite, juntavam-se muitas vezes em pequenos grupos para rezar o terço.
Inesperadamente, numa noite foram visitados pela aparição de uma linda Senhora com uma longa capa, com um menino nos braços, com dois anjos, um de cada lado. As pessoas reconheceram a Senhora como a bendita Mãe de Deus e nossa. A nossa bendita Mãe consolou-os e disse-lhes para ferverem as folhas das árvores circundantes e usá-las como remédio. Também lhes disse que, a partir daquele dia, todos os que viessem àquele lugar para rezar as suas orações seriam ouvidas e atendidas.
Isto aconteceu numa área de ervas perto da grande figueira indiana onde rezavam os refugiados. Todos os presentes testemunharam o milagre. Depois da primeira aparição, Ela continuou a aparecer ao povo neste mesmo lugar, várias vezes ao longo de um período de quase cem anos de perseguição religiosa. Entre muitos grupos de católicos vietnamitas que foram queimados vivos por causa da sua fé, estava um grupo de 30 pessoas que foram apanhadas quando saíam do seu esconderijo na floresta de La Vang. A seu pedido foram levadas para a pequena capela de La Vang e foram imolados ali.
Desde a altura em que a Senhora de La Vang apareceu pela primeira vez, o povo que se refugiava ali erigiu uma pequena e simples capela em sua honra. Durante os anos seguintes, o Seu nome espalhou-se a outros lugares. Apesar da sua localização isolada nas altas montanhas, grupos de pessoas continuaram a penetrar na floresta profunda e perigosa para prestar culto à Senhora de La Vang. Gradualmente, os peregrinos que vinham com machados, lanças, paus, tambores para assustar os animais selvagens, foram substituídos por aqueles que traziam bandeiras, flores e rosários. As peregrinações continuaram todos os anos apesar das contínuas campanhas de perseguição.
Reconhecimento pela Igreja
Em 1886, depois de oficialmente terminada a perseguição, o Bispo D. Gaspar mandou construir uma igreja em honra de Nossa Senhora de La Vang. Por causa da sua difícil localização e pela falta de fundos, a sua construção levou 15 anos para se completar. Foi inaugurada por D. Gaspar numa cerimônia solene em que participaram mais de 12.000 pessoas e durou de 6 a 8 de agosto de 1901. O bispo proclamou Nossa Senhora de La Vang protetora dos católicos vietnamitas.
Em 1928 foi construída uma igreja maior para albergar o número crescente de peregrinos. Esta igreja foi destruída em 1972, durante a guerra do Vietnã.
A história da Senhora de La Vang continua a ganhar importância à medida que são validados os pedidos das pessoas cujas orações foram atendidas.
Em abril de 1961, a Conferência dos Bispos Vietnamitas selecionou a igreja de La Vang como o Centro Sagrado Mariano Nacional. Em agosto de 1962, o papa João XIII elevou a igreja de La Vang a Basílica.
Em 19 de junho de 1988, o papa João Paulo II, na cerimônia de canonização dos 117 mártires vietnamitas, pública e repetidamente reconheceu a importância e significado da Senhora de La Vang, e expressou o desejo da reconstrução da Basílica para comemorar os 200 anos de aniversário da primeira aparição da Senhora de La Vang, em agosto de 1998.
Uma das recorrências anuais mais solenes para o santuário é a festa da Assunção de Nossa Senhora, quando peregrinos do país inteiro vão até La Vang para participar das Missas e Rosários.
Neste mês de agosto de 2021, porém, a pandemia de covid-19 impediu a peregrinação física. Os devotos tiveram de ater-se às celebrações organizadas virtualmente, mediante a internet, com transmissão ao vivo da Missa concelebrada no altar principal do santuário e presidida por dom Joseph Nguyen Chi Linh, arcebispo de Hue.
A Igreja do Vietnã conta com sete milhões de católicos, integrando uma população de 95 milhões de habitantes. O Santuário de La Vang, localizado na província de Quang Tri, é o maior centro de peregrinação dedicado à Nossa Senhora no Vietnã e Indochina.
http://cheiadegraca.free.fr/ficheiros/lavang.htm
Postado
neste blog em 15 de fevereiro de 2013
Entretanto, Nguyen Anh continuou a revolta tentando reclamar o trono. Ao tentar fugir dos rebeldes Tay Son, em 1777, refugiou-se na ilha de Phu Quoc, onde D. Pedro Pigneau de Behaine, da Sociedade das Missões Estrangeiras, dirigia um seminário para jovens das terras vizinhas. O bispo convenceu-o a pedir auxílio a Luís XVI de França.
O Rei Canh Thinh soube que Nguyen Anh recebia apoio do missionário francês e teve receio que os católicos vietnamitas apoiassem o seu reinado. Começou a pôr restrições à prática do catolicismo na região. Em 17 de agosto de 1798, o Rei Canh Thinh promulgou um édito anticatólico e uma ordem para destruir todas as igrejas católicas e seminários.
Começou uma perseguição aos católicos vietnamitas e aos missionários que durou até 1886. Mesmo depois de Nguyen Anh ter conseguido recuperar o trono como Rei Gia Long (1802-1821), os seus sucessores, Rei Minh Mang (1821-1840), Rei Thieu Tri (1841-1847) e Rei Tu Duc (1847-1884), o último imperador Nguyen, a intensa campanha contra os católicos continuou ordenando castigos que iam desde queimarem as suas caras, até a morte por diversos métodos cruéis para os católicos vietnamitas e os padres missionários.
Foi no meio destes grandes sofrimentos que a Senhora de La Vang veio até ao povo vietnamita. O nome La Vang pensa-se que tem origem no nome da grande floresta da região central do Vietnã (conhecida agora como a Cidade de Quang Tri) onde havia abundância de um tipo de árvore chamada lavang. Também se disse que o nome vinha do significado em vietnamita da palavra "súplica", para assinalar os gritos de ajuda das pessoas perseguidas.
A primeira aparição de Nossa Senhora de La Vang foi assinalada em 1798, quando a perseguição aos católicos vietnamitas começou. Muitos católicos da cidade próxima de Quang Tri procuraram refúgio na floresta de La Vang. Muitas dessas pessoas sofreram frio, ataques de animais selvagens, doenças da floresta e fome. À noite, juntavam-se muitas vezes em pequenos grupos para rezar o terço.
Inesperadamente, numa noite foram visitados pela aparição de uma linda Senhora com uma longa capa, com um menino nos braços, com dois anjos, um de cada lado. As pessoas reconheceram a Senhora como a bendita Mãe de Deus e nossa. A nossa bendita Mãe consolou-os e disse-lhes para ferverem as folhas das árvores circundantes e usá-las como remédio. Também lhes disse que, a partir daquele dia, todos os que viessem àquele lugar para rezar as suas orações seriam ouvidas e atendidas.
Isto aconteceu numa área de ervas perto da grande figueira indiana onde rezavam os refugiados. Todos os presentes testemunharam o milagre. Depois da primeira aparição, Ela continuou a aparecer ao povo neste mesmo lugar, várias vezes ao longo de um período de quase cem anos de perseguição religiosa. Entre muitos grupos de católicos vietnamitas que foram queimados vivos por causa da sua fé, estava um grupo de 30 pessoas que foram apanhadas quando saíam do seu esconderijo na floresta de La Vang. A seu pedido foram levadas para a pequena capela de La Vang e foram imolados ali.
Desde a altura em que a Senhora de La Vang apareceu pela primeira vez, o povo que se refugiava ali erigiu uma pequena e simples capela em sua honra. Durante os anos seguintes, o Seu nome espalhou-se a outros lugares. Apesar da sua localização isolada nas altas montanhas, grupos de pessoas continuaram a penetrar na floresta profunda e perigosa para prestar culto à Senhora de La Vang. Gradualmente, os peregrinos que vinham com machados, lanças, paus, tambores para assustar os animais selvagens, foram substituídos por aqueles que traziam bandeiras, flores e rosários. As peregrinações continuaram todos os anos apesar das contínuas campanhas de perseguição.
Reconhecimento pela Igreja
Em 1886, depois de oficialmente terminada a perseguição, o Bispo D. Gaspar mandou construir uma igreja em honra de Nossa Senhora de La Vang. Por causa da sua difícil localização e pela falta de fundos, a sua construção levou 15 anos para se completar. Foi inaugurada por D. Gaspar numa cerimônia solene em que participaram mais de 12.000 pessoas e durou de 6 a 8 de agosto de 1901. O bispo proclamou Nossa Senhora de La Vang protetora dos católicos vietnamitas.
Em 1928 foi construída uma igreja maior para albergar o número crescente de peregrinos. Esta igreja foi destruída em 1972, durante a guerra do Vietnã.
A história da Senhora de La Vang continua a ganhar importância à medida que são validados os pedidos das pessoas cujas orações foram atendidas.
Em abril de 1961, a Conferência dos Bispos Vietnamitas selecionou a igreja de La Vang como o Centro Sagrado Mariano Nacional. Em agosto de 1962, o papa João XIII elevou a igreja de La Vang a Basílica.
Em 19 de junho de 1988, o papa João Paulo II, na cerimônia de canonização dos 117 mártires vietnamitas, pública e repetidamente reconheceu a importância e significado da Senhora de La Vang, e expressou o desejo da reconstrução da Basílica para comemorar os 200 anos de aniversário da primeira aparição da Senhora de La Vang, em agosto de 1998.
Uma das recorrências anuais mais solenes para o santuário é a festa da Assunção de Nossa Senhora, quando peregrinos do país inteiro vão até La Vang para participar das Missas e Rosários.
Neste mês de agosto de 2021, porém, a pandemia de covid-19 impediu a peregrinação física. Os devotos tiveram de ater-se às celebrações organizadas virtualmente, mediante a internet, com transmissão ao vivo da Missa concelebrada no altar principal do santuário e presidida por dom Joseph Nguyen Chi Linh, arcebispo de Hue.
A Igreja do Vietnã conta com sete milhões de católicos, integrando uma população de 95 milhões de habitantes. O Santuário de La Vang, localizado na província de Quang Tri, é o maior centro de peregrinação dedicado à Nossa Senhora no Vietnã e Indochina.
http://cheiadegraca.free.fr/ficheiros/lavang.htm