segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

Santa Paula de S. José de Calazans, Fundadora - 26 de fevereiro

     
A vida de Santa Paula de S. José de Calazans, fecunda e profética, quase centenária, decorreu em um amplo contexto histórico (1799-1889), um período de crises do agitado século XIX espanhol, que se debatia entre os postulados do Antigo Regime e as novas correntes liberais, com repercussões sociopolíticas, culturais e religiosas muito peculiares.
     Paula Montal Fornés nasceu na vila de Arenys de Mar, perto de Barcelona, Espanha, em 11 de outubro de 1799, e no mesmo dia recebeu o batismo. Passou a infância e a juventude em sua cidade natal, trabalhando desde os 10 anos de idade, quando seu pai morreu. O seu lazer era a vida espiritual da sua paróquia, onde se destacou por sua devoção à Virgem Maria.
     Durante este período, Paula constatou, por sua própria experiência, que para as mulheres as possibilidades de acesso à instrução e à educação eram quase nenhuma. Um dia, quando estava em profunda oração, se sentiu iluminada por Deus para desenvolver este dever. Decidiu deixar sua cidade natal para fundar um colégio inteiramente dedicado à formação e educação feminina. Junto com mais três amigas de espiritualidade mariana, especialmente sua fidelíssima amiga Inês Busquets, Paula se transferiu para a cidade de Figueras (Gerona), uma cidade de fronteira com a França e bastião militar com o seu famoso castelo de armas, e iniciou sua obra.
     Em 1829, ela abriu ali a primeira escola para meninas, com amplos programas educativos, que superavam o sistema pedagógico dos meninos. Era uma escola nova. Com o seu apostolado totalmente voltado à formação feminina, se tornou a fundadora de uma família religiosa, inspirada no lema de São José de Calazans: "piedade e letras".
     Sempre fiel a sua devoção à Virgem Maria, deu a sua obra o nome de Congregação das Filhas de Maria. A estas religiosas transmitiu seu ideal: "Salvar a família, educar as meninas no santo temor de Deus". E continuou se dedicando à promoção da mulher e da família.
     A partir de 1837, Paula se sentia identificada com São José de Calazans e desejava viver a espiritualidade e as regras do Instituto fundado por ele. Foi durante a fundação da escola de Arenys de Mar, em 1842, que ela entrou em contato direto com os Padres Escolápios de Mataró. Depois disto, abriu sua terceira escola em Sabadell (Barcelona) em 1846.
     Um ano após abrir sua terceira escola, Paula conseguiu a autorização canônica para, junto com suas três companheiras, se tornar religiosa escolápia. Em 2 de fevereiro de 1847, fez profissão de Filha de Maria Escolápia junto com suas três companheiras: Inés Busquets, Felicia Clavell e Francisca de Domingo. No Capítulo geral, ocorrido em Sabadell, no dia 14 de março de 1847, não foi eleita nem superiora geral, nem assistente geral.
     No período de 1829-1859, desenvolveu uma atividade intensa e fundou pessoalmente sete escolas. Inspirou e ajudou a fundação de outras quatro. Além disso, foi formadora das primeiras 130 escolápias da Congregação.
Vista de Olesa de Montserrat
     
     Em 1859, deu a prova final da autenticidade, da coragem e da ternura do seu espírito modelado por Deus, no pequeno e pobre povoado de Olesa de Montserrat (Barcelona) fez sua última fundação pessoal. Foi a sua fundação predileta, onde permaneceu até a morte (15/12/1859 – 26/2/1889). Foram 30 anos de graças para as crianças e para as jovens da cidade, que puderam gozar de sua presença e de seu magistério fecundo.
     Santa Paula de S. José de Calazans morreu no dia 26 de fevereiro de 1889 e foi sepultada na capela da Igreja da Matriz de Olesa de Montserrat, Espanha.
     Por ocasião de sua morte, a Congregação das Filhas de Maria Religiosas das Escolas Pias, fundada por ela, era formada por 346 religiosas que continuavam sua obra educativa em 19 colégios. Hoje, 800 Religiosas Escolápias distribuídas em 112 comunidades educam cerca de 30.000 alunas em 19 nações dos quatro continentes, para a promoção da mulher.
     Foi solenemente beatificada em 1993 pelo Papa João Paulo II, que posteriormente a canonizou em Roma, no ano de 2001.


 
Postado em 25 de fevereiro de 2013

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

Beata Isabel da França, Princesa - 22 de fevereiro

     
A Princesa Isabel da França, irmã mais nova do Rei São Luís IX, nasceu em 1225, filha do Rei Luís VIII e da Rainha Santa Branca de Castela.
     A principal fonte sobre a vida desta beata é a "Vita" escrita por Inês de Harcourt, abadessa do mosteiro de Longchamp fundado pela princesa, que se relacionou com ela nos últimos anos de sua vida.
     Educada pela mãe numa religiosidade profunda e severa, desde a infância Isabel se distinguia pela piedade. Uma longa enfermidade fez amadurecer nela a decisão de se dedicar às suas práticas de piedade, às leituras piedosas e ao cuidado dos pobres. Se distinguiu particularmente pelo culto às relíquias dos santos e por manter os Cruzados. Desde a adolescência Isabel mostrava desprezo pelo luxo que a circundava. Amava e honrava seu irmão Luís, rei, e com ele conviveu por dez anos apenas. Seu amor a Deus porém era ainda maior.
     Um dia em que trabalhava uma linda peça de tricô, Luís a pediu para seu uso, ao que ela delicadamente respondeu: “Essa é a primeira que faço, por isso só Jesus a merece”. Deu-a a um pobre e a seguir confeccionou uma para seu irmão. No palácio real vivia recolhida como monja em um convento. Comia pouco, mas mandava uma abundância de alimentos para os pobres e doentes. Jejuava três vezes por semana. Alguém que vivia na corte assim testemunhou a seu respeito: “Vimos nela uma santa. Rosa de caridade, fonte inesgotável de paciência, violeta de humildade. Queria viver só para Deus, por isso fez o voto de virgindade”.
     Após ter recusado não poucos pretendentes e com firmeza responder negativamente ao Papa Inocêncio IV, que lhe havia escrito pedindo que ela aceitasse a mão do Rei Conrado de Jerusalém pelo bem da Cristandade, pediu e obteve a permissão para emitir o voto de perpétua virgindade.
     Em 1226 seu irmão subira ao trono e foi ele quem lhe inspirou a caridade com os pobres e o fervor religioso: todos os dias Isabel convidava à sua mesa numerosos mendigos e visitava os doentes e os pobres.
     São Luís IX tomou parte em duas Cruzadas, que não tiveram um resultado feliz, e quando foi feito prisioneiro no Egito, durante a primeira Cruzada, foi um duro golpe para Isabel, pois ela subvencionava a manutenção de dez cavaleiros para a recuperação dos locais santos.
     Outra figura que influenciou sua vida foi Santa Clara de Assis; e em 1252, após a morte de sua mãe, Isabel decidiu fundar, em Longchamp, um convento na floresta de Rouvray (atual Bois de Boulogne), perto de Paris (depois destruído durante a Revolução Francesa) um convento onde os ideais das Clarissas seriam vividos.
     O Rei Luís IX aprovou e financiou o projeto e alguns franciscanos, entre os quais São Boaventura, foram chamados para colaborar na formulação da regra e das constituições. O novo mosteiro foi dedicado à Humildade da Bem-aventurada Virgem Maria.
     Além da aprovação de Alexandre IV essa Regra foi ainda aprovada por Urbano IV a 27 de julho de 1263. Essa Regra coloca as Irmãs Menores, assim chamadas, sob a direção dos Frades Menores. A pobreza e a humildade são a base da Regra de Isabel; enquanto Santa Clara destaca a pobreza material como uma espécie de sinal sensível e sacramento da humildade, Isabel põe mais em destaque a humildade, mitigando um pouco e espiritualizando o sentido da pobreza material. 
     O seu mosteiro foi formado e orientado em 1260 por algumas irmãs provenientes de Reims, que foi fundado por Irmãs de Trento, e que recebeu um véu e um hábito de Santa Clara. Na sua Regra Isabel admite posses e rendas perpétuas. Na fórmula da profissão as noviças emitiam além dos três votos, o de clausura perpétua; por este motivo passaram a denominar-se Irmãs Menores Reclusas. Em 1263 Urbano IV confirmou esta Regra com a Bula Religionis Argumentum.
     Esta regra foi adotada por outros mosteiros de Clarissas, principalmente na França: o de Longchamps em Paris, Provins, Blois, Toulouse; e da Inglaterra: Londres, Waterbreach, Denny, Brisard; e da Itália: Palestrina e Roma. 
     Isabel dotou o convento de boa parte de bens destinados à sua própria sobrevivência e continuou sua atividade de assistência aos pobres. Muito provavelmente ela jamais emitiu os votos perpétuos devido a sua saúde precária. A decisão de viver em um local separado do edifício, sem um contato estreito com as celas das Irmãs, parece ter sido o resultado de sua humildade unido ao desejo de se proteger de uma eventual eleição a abadessa.
     Por dez anos ela levou no mosteiro uma vida de jejuns, penitências, contemplação e oração. Viveu santamente em Longchamp até sua morte, que ocorreu depois de dois anos de enfermidade.
     Antes de sua morte, ocorrida em 22 de fevereiro de 1270, o seu capelão, o confessor e a Irmã Inês, sua futura biógrafa, foram testemunhas de seu êxtase. Poucos meses depois, seu santo irmão morria em Túnis, ao retornar da segunda Cruzada.
     A Beata foi sepultada na igreja do convento; atualmente suas relíquias estão em Paris, junto ao túmulo de São Luís IX e em parte da Catedral de Meaux. 
    Após a morte de São Luís IX, Carlos d’Anjou, irmão do Rei e de Isabel, pediu a uma das damas de companhia da Princesa que escrevesse sua vida tendo em vista sua canonização. Em 1280, Inês d’Harcourt, amiga e companheira de Isabel, e sua fiel discípula, sobrevivendo-a muitos anos, recebeu o encargo de redigir as recordações de Isabel que dela conservava desde a infância. Foi, portanto, sua primeira biógrafa. mas Isabel somente seria beatificada em 3 de janeiro de 1521, com a bula Piis omnium do Papa Leão X, sendo ela uma das primeiras santas Clarissas.
     Durante algum tempo a Beata Isabel da França foi celebrada pela Ordem Franciscana no dia 8 de junho, junto com suas coirmãs Inês da Boêmia e Camila Batista de Varano. Luís IX foi um dos primeiros terceiros franciscanos a ser reconhecido como santo.
 
https://clarissas.net.br/?p=1820
https://www.santiebeati.it/dettaglio/90519
 
Postado neste blog em 22 de fevereiro de 2012

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

Santa Gertrudes (Catarina) Comensoli, a Santa da Eucaristia – 18 de fevereiro

  Fundadora das Irmãs do Santíssimo Sacramento ou Sacramentinas de Bérgamo
 
Santa Gertrudes Comensoli morreu enquanto contemplava o Santíssimo Sacramento exposto. Em meio à sua doença terminal, pediu que abrissem uma janela do seu quarto ao lado da capela de sua comunidade, para poder olhar para a Eucaristia em seu leito de morte. Tinha 56 anos.
 
     Quinta de dez filhos de uma família modesta, mas de profunda religiosidade, nasceu em Bienno, Brescia, Itália, a 18 de janeiro de 1847. No batismo recebeu o nome de Catarina.
     Desde pequena sentiu grande atração por Jesus Cristo presente na Eucaristia. Passava horas em silêncio diante do sacrário a pensar, como ela dizia.
     Começou a confessar-se aos cinco anos e aos sete, sem prevenir ninguém, aproximou-se da Sagrada Comunhão. Movida pelo Espírito Santo, fez voto de virgindade perpétua, dizendo a Nosso Senhor: “Juro um milhão de vezes que serei sempre vossa, Senhor. Se algum dia Vos hei-de ser infiel, levai-me imediatamente”.
     Aos 15 anos entrou no Instituto das Irmãs de Caridade de Lovere, fundado por Santa Bartolomea Capitanio, mas deixou-o espontaneamente ao cabo de seis meses, por falta de saúde.
   Em 1867 consagrou-se na Companhia de Sant'Ângela Merici, reativada em Brescia no ano anterior pelas irmãs Madalena e Isabel Girelli e aprovada pelo Bispo Girolamo Verzeri, irmão de Santa Teresa Verzeri. Catarina torna-se professora do grupo de noviças da Companhia em Bienno.
     Seu pai adoeceu em 1869 e para ajudar a família ela estava disposta a deixar Bienno. A superiora de Brescia, Madalena Girelli, a enviou para Chiari (BS) como empregada doméstica, na renomada e numerosa família do arcipreste, Padre João Batista Rota, futuro Bispo de Lodi, que tinha 3 irmãs pertencentes à Companhia de Santa Ângela.
     Em 1874 sua mãe implorou que ela fosse para Milão com os condes de Fè Vitali residentes em Milão no Palazzo di Corso, onde seria dama de companhia e cuidadora dos dois filhos da Condessa Hipólita Fè, Bartolomeu (n. 1871) e Júlio (n. 1874). Caterina cuidou de Bartolomeu até a idade escolar, que depois terminou os estudos no internato; Júlio morreu alguns meses depois. Catarina acompanhava a Condessa Hipólita em seus compromissos e viagens: Milão, Brescia, Bérgamo, San Gervasio d'Adda e em vários resorts termais.
    Já mulher sábia, rica de capacidades humanas e de sensibilidade interior, inclinada a uma profunda espiritualidade e a uma crescente atenção às necessidades educativas das meninas, dos pobres e dos doentes, aspira fundar um Instituto dedicado à Adoração e à Educação das crianças e dos jovens.
     Em 1879, se encontrou pela primeira vez com o Padre Francisco Spinelli. Os dois tinham os mesmos ideais: fundar uma congregação que tivesse a finalidade da adoração perpétua ao Santíssimo Sacramento e a educação cristã de meninas pobres.
     No século XIX, era necessário um padre superior para garantir o bom funcionamento de um instituto feminino. De 1879 a 1882, o projeto que traçou com Padre Francisco foi esclarecido e depois de apresentado ao Bispo de Bérgamo, Mons. Caetano Camilo Guindani.
     Em 1880, tendo estado em Roma, Catarina entrevistou-se com o Papa Leão XIII a quem falou de seu projeto. Este pontífice apoiou sua obra, mas além da adoração ao Santíssimo Sacramento enfatizou a educação das jovens operárias.
     Depois da morte dos pais e de conseguir separar-se da família Fé Vitali, que a estimava como filha, foi para Bérgamo onde, sob a orientação espiritual do Padre Spinelli, com sua irmã Bartolomea e uma outra companheira, deu início ao novo Instituto, a 15 de agosto de 1882.
     Decorrido dois anos, a 15 de dezembro de 1884, com a bênção e consentimento do Bispo, D. Camilo Guindani, cinco Adoradoras ou Sacramentinas vestiram o hábito, e Catarina Comensoli, que tomara o nome de Irmã Gertrudes do Santíssimo Sacramento, foi eleita Superiora da comunidade, de que faziam parte outras nove religiosas que haviam professado anteriormente.
     O Instituto difundiu-se rapidamente por várias cidades e povoações. Tudo parecia correr pelo melhor quando uma grande tempestade desabou sobre a Congregação. Por razões nada fáceis de apurar, as casas e bens do Instituto foram confiscados, sem culpa dos fundadores. Por outro lado, entre eles tinha havido já um certo desentendimento: a Irmã Gertrudes desejava que o Instituto desse primazia à adoração ao Santíssimo, ao passo que o Padre Spinelli era de opinião que as obras de caridade deviam ocupar o primeiro posto. Quando o caso da falência se veio juntar a esta divergência, o desfecho natural era cada um seguir o próprio caminho.
     A Irmã Gertrudes, por conselho do Bispo Guindani, afastou-se temporariamente de Bérgamo, levando consigo um grupo de religiosas, que tomaram o nome de Sacramentinas. Foram para Lodi, onde o Bispo João Batista Rota as acolheu favoravelmente e em 8 de setembro de 1891 lhes concedeu a aprovação diocesana.
     O Instituto renasceu tão exuberante e vivo como uma tenra árvore, que encontrou suas raízes no solo fértil da oração, do sofrimento, da fé e da humildade; renasceu graças à energia e ao equilíbrio de Santa Gertrude, das monjas que colaboraram com todas as suas forças e com todo o amor de que foram capazes para a realização de um sonho que já se tornara comum; graças ao apoio concreto e atencioso do bispo de Lodi, Mons. João Batista Rota, de Chiari, em cuja família Comensoli trabalhara por 5 anos; graças ao bispo de Bergamo, Mons. Guindani, que em 1889 prontamente recomendou as Irmãs Sacramentinas a Mons. Rota, que toma a decisão de reconhecer, com o decreto de 8 de setembro de 1891, o Instituto das Irmãs Sacramentinas de Bérgamo, canonicamente erigido em Lodi com Casa Mãe temporária em Lavagna di Comazzo.
      
A finalidade do Instituto é dupla: “Adorar Jesus Sacramentado e realizar obras de caridade para com o próximo segundo as disposições da Divina Providência, tendo em particular a finalidade de educar as jovens”.
     No ano seguinte, a 28 de março, puderam regressar à casa de Bérgamo já resgatada da hipoteca. Foi ali que a Madre Gertrudes passou os últimos anos de vida. Aproveitou-os para dar consistência e desenvolvimento ao Instituto e sobretudo para lhe incutir o carisma próprio da adoração e reparação ao Santíssimo Sacramento.
     A Santa Sé concedeu-lhes o Breve laudatório a 11 de abril de 1900 e a aprovação definitiva a 14 de dezembro de 1906, quando a fundadora já havia partido para a eternidade. Com efeito, Madre Gertrudes havia falecido aos 56 anos, ao meio-dia do dia 18 de fevereiro de 1903.
     O solene funeral bem mostrou de quanta veneração ela gozava entre todos. Em 9 de agosto de 1926, o venerado cadáver foi transportado do cemitério para a Casa Mãe, onde permanece numa capela apropriada, contígua à Igreja da Adoração.
     A sua fama de santidade confirmou-se no processo canônico, que levou à declaração das virtudes heroicas a 26 de abril de 1961.
     Deus corroborou com um milagre, aprovado no dia 13 de maio de 1989, quanto foi preciosa aos Seus olhos a vida e morte de Madre Gertrudes Comensoli, que finalmente recebeu as honras da beatificação no dia 1º de outubro do mesmo ano.
      Santa Gertrudes deixou 16 casas abertas antes de morrer e o Instituto com 179 religiosas. Assistem: trabalhadoras em internatos, fiações, tecelagens e outras oficinas, órfãs, menores forçadas, estudantes em pensões, idosos em abrigos, pacientes de pelagra e cozinhas econômicas, ensinam bordados em ouro. Também atuam em paróquias e oratórios, escolas abertas de estudo e trabalho, clubes de contraturno e lecionam em diversas escolas municipais.
     O Instituto está presente em toda a Itália em 1882, no Brasil em 1946, no Malawi em 1976, no Equador em 1987, no Quênia em 1991, na Bolívia em 2005, na Croácia em 2006. Em 1939/1940 as Irmãs Sacramentinas também chegaram à Etiópia e à China, mas após convulsões políticas as Irmãs foram internadas em "campos", ridicularizadas e depois expulsas da Etiópia em 1943 e da China em 1951.
      Foi declarada Venerável, pela Heroicidade das Virtudes, por João XXIII em 26 de abril de 1961; proclamada Beata por João Paulo II em 1º de outubro de 1989; e em 26 de abril de 2009, Bento XVI a inscreveu no livro dos Santos.

Fontes:
https://www.santiebeati.it/dettaglio/41650
http://www.santosebeatoscatolicos.com/2014/05/santa-gertrudes-comensoli-virgem-e.html
 
Reflexão:
       Ao mesmo tempo tristes e indignados, nós católicos, vemo-nos obrigados todos os anos a desagravar Nosso Deus pelos repetidos ultrajes perpetrados contra Ele no Carnaval, pelo fato deste estar se metamorfoseando de uma antiga folia inocente, alegre e sob vários aspectos até fina, numa espécie de apoteose Tribalista, imoral, pagã e, pior de tudo, blasfema.
     Não nos esqueçamos de que, nós católicos, temos a obrigação de cumprir os Mandamentos da Lei de Deus e da Santa Igreja, por isso, participar de qualquer evento com as características que o Carnaval tem hoje é ir contra os princípios cristãos. Vale lembrar que até assistir pela TV cenas que ofendem a Deus equivale a uma participação indireta.
     Portanto, ofereçamos reparação a Nosso Senhor ofendido por tantos desmandos e rezemos muitas vezes a magnífica oração abaixo:
 
A Jesus Crucificado
     Eis-me, ó bom e dulcíssimo Jesus, prostrado de joelhos em Vossa presença, e Vos peço e rogo com o mais ardente fervor da minha alma que imprimais no meu coração vivos sentimentos de fé, esperança e caridade, e um verdadeiro arrependimento de meus pecados, com propósito firme de me emendar, enquanto considero com grande afeto e dor de alma as Vossas cinco chagas, tendo diante dos olhos o que já o Santo Profeta David dizia de Vós, ó bom Jesus: "transpassaram as minhas mãos e os meus pés, e contaram todos os meus ossos".
 
Postado neste blog em 17 de fevereiro de 2012

terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

Beata Isabel da Pomerânia, Imperatriz, terciária franciscana – 14 de fevereiro

     
Isabel da Pomerânia (* 13 de novembro de 1347 - Hradec Králové, + 15 de abril de 1393) foi a quarta e última esposa de Carlos IV, Imperador Germânico-Romano, que também era rei da Boêmia. Ela era filha do Duque Bogislau V da Pomerânia e de sua esposa Isabel da Polônia; seus avós maternos eram o rei Casimiro III da Polônia e Aldona da Lituânia.
     O casamento de Carlos e Isabel foi celebrado em 21 de maio de 1363, em Cracóvia, um ano após a morte da terceira esposa do imperador, Ana de Swidnica. A noiva tinha dezesseis anos, enquanto o noivo tinha quarenta e sete. Carlos IV casou-se com Isabel principalmente por razões diplomáticas, pois a união ajudou a quebrar a coalizão anti-tcheca, liderada pelo duque Rodolfo IV de Habsburgo, que ligava Áustria, Polônia e Hungria.
     Em 18 de junho de 1363, na capital da Boêmia, Praga, Isabel foi coroada Rainha da Boêmia; cinco anos depois, em 1º de novembro de 1368, em Roma, ela recebeu a coroa de imperatriz do Papa Urbano V.
     Ela deu à luz seis filhos: Ana, Rainha consorte da Inglaterra por casamento com Ricardo II; Segismundo, Marquês de Brandemburgo, Rei da Hungria, Rei da Boêmia e Imperador Romano-Germânico; João, Marquês de Luxemburgo; Margarida, Burgravina de Nuremberg por casamento com o Burgrave João III de Nuremberg; Carlos e Henrique falecidos na infância.
     Isabel era uma mulher muito vigorosa, autônoma e fisicamente muito forte. O cronista da corte Benesch viu com seus próprios olhos como ela quebrou a ferradura de um cavalo com as mãos, o que mesmo os homens mais fortes nunca poderiam ter feito antes. 'Como uma cenoura ela quebrou com mãos grossas e fortíssimas cutelos dos soldados e facas dos cozinheiros, além disso ela também rasgou as armaduras dos cavaleiros e cortesãos do senhor imperial de cima abaixo’. Porém, ela só se gabava de sua força quando questionada por seu marido. (em: Frantisek Kavka: No Tribunal de Charles IV. Stuttgart 1990, p. 100)
     A relação entre Isabel e Carlos foi descrita como boa e harmoniosa. Durante a grave doença que atingiu seu marido em 1371, Isabel fez uma pequena peregrinação caminhando até a catedral e oferecendo presentes em troca da cura de seu marido. Sua feliz união também foi retratada por vários artistas, como em Noc na Karlštejně (Uma Noite em Karlstein). De qualquer forma, acredita-se que ela nunca exerceu nenhuma influência política; Isabel foi angustiada pelo fato de Carlos IV preferir filhos nascidos de casamentos anteriores, mas por outro lado não conseguiu mudar suas preferências.
     Após a morte de seu marido em Praga em 29 de novembro de 1378, o enteado de Isabel ascendeu ao trono como Venceslau IV. Ela estava, portanto, preocupada em proteger os interesses de seus próprios filhos, em particular do mais velho, Segismundo, a quem ela apoiou em seus esforços para ser coroado rei da Hungria.
     Isabel sobreviveu a Carlos IV por quinze anos; ela morreu em 14 de fevereiro de 1393 em Königgrätz (agora Hradec Králové) e foi enterrada ao lado de seu marido, em Praga, na Catedral de São Vito.
Catedral de São Vito, Praga

     O décimo primeiro volume do "Franciscan Legendary", que relata "Histórias de Santos, Beatos, Veneráveis ​​e outros homens ilustres, que floresceram nas três Ordens estabelecidas pelo seráfico Padre São Francisco", publicado em Veneza em 1722 assinado por F. Benedetto Mazzara, apresenta Isabel da Pomerânia como beata e terciária franciscana.
 
Fonte: http://www.santiebeati.it/dettaglio/97906

Imperador Carlos IV
     
Quem vai a Praga aos poucos começa a notar que praticamente todo lugar que visita tem alguma ligação com Carlos IV. Seu nome está por trás de obras como a Catedral de São Vito, ponto dominante da cidade (e que fica dentro dos limites do incrível Castelo de Praga), a Cidade Nova, a Ponte Carlos, a Universidade Carlos, dentre muitos outros pontos espalhados não apenas pela capital tcheca, mas por todo o país.
     A República Tcheca, e Praga em especial, comemoraram em 2016 os 700 do imperador Carlos IV, chamado pelos tchecos de “Pai da Pátria”.
     Nascido em Praga, em14 de maio de 1316, com o nome de Wenceslau, Carlos foi coroado Rei dos Romanos em julho de 1346. Em agosto daquele mesmo ano, foi corado também Rei da Boêmia, uma das regiões da República Tcheca. Por fim, em 1355, Carlos IV foi corado Imperador do Sacro Império Romano. Faleceu em Praga mesmo, em 29 de novembro de 1378, aos 62 anos. Seus restos mortais estão sepultados na Catedral de São Vito.
     Até hoje a popularidade de Carlos IV entre seus conterrâneos não diminui. Basta fazer um city tour pela cidade na companhia de um guia local para constatar esse fato. Invariavelmente, ele pronunciará o nome Carlos em praticamente todas as frases que proferir.
Castelo de Karlstein
     Além de suas muitas obras em Praga, sua cidade natal, Carlos IV também deixou uma grande herança no interior do país, como o bonito castelo de Karlštejn, a poucos quilômetros de Praga, e a cidade balneária de Karlovy Vary, mais a oeste do país, um forte destino turístico da República Tcheca.
     Os festejos dos 700 anos de nascimento de Carlos IV começaram com uma exposição na Casa do Sino de Pedra (U Kamenného Zvonu), na Praça da Cidade Velha. A mostra “Das terras tchecas ao fim do mundo” mostra que além do amor por viajar, Carlos IV não foi apenas o rei dos tchecos, mas o Imperador do Sacro Império Romano-Germânico.
     Para valorizar a ênfase que Carlos deu à educação (era um aficionado pelo tema: escreveu várias obras didáticas, falava cinco idiomas), uma exposição aconteceu na Casa do Anel de Ouro (U Zlatého prstenu). Também houve outra exposição sobre a vida diária dele e da nobreza em geral, no Picadero Valdstejnska, no Castelo de Praga.
 

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

Santa Escolástica, irmã gêmea de São Bento - 10 de fevereiro

 
   
O Papa São Gregório Magno diz que nossa santa "desde sua infância dedicou-se ao Senhor Deus Todo Poderoso". Este grande Papa escreveu a vida de São Bento e nos refere o maravilhoso diálogo mantido entre São Bento e sua irmã, Santa Escolástica, que damos mais adiante.
     Pelo final do século V, nascia esta irmã gêmea de São Bento, o Patriarca da vida monástica ocidental, na cidade de Núrsia, aos pés do Apeninos Central, no ducado de Espoleto, Itália. Seus pais, Eutrópio e Abundância, pertenciam às famílias mais distintas daquela cidade.
     Pouco se sabe de sua infância. Unidos antes de nascer e irmãos gêmeos também na alma, Bento e Escolástica aprenderam de seus pais a virtude e a fé católica.
     Quando ainda adolescente Bento foi enviado a Roma para aperfeiçoar seus estudos. A separação deve ter custado muitíssimo à jovem Escolástica. Desde a morte dos pais vivia ela mais recolhida ainda no retiro de sua casa, e meditava sobre o testamento que sua boa mãe lhe deixara quando morreu, sendo ela ainda uma menina:
     "Saiba, minha filha, que os adornos, os ricos vestidos e os colares de pérolas não valem nada diante de Deus. O maior elogio que se pode fazer de uma donzela é sua modéstia e piedade".
     Escolástica nunca esqueceu tais conselhos e praticou-os desde sua tenra idade. Renunciou a tudo que o mundo lhe oferecia, à sua beleza e ao seu distinto nascimento, e consagrou toda sua vida, e para sempre, a Nosso Senhor Jesus Cristo.
     Depois de absorver a vida e a doutrina dos famosos eremitas do Oriente - Santo Atanásio, São Jerônimo e outros - Bento tratou de imitá-los em Roma. Ele teria uns vinte anos quando, depois de viver alguns anos no deserto de Subiaco, se estabeleceu junto ao Monte Cassino. Como acontece com todos os fundadores, os primeiros passos de sua obra não foram fáceis: as dificuldades muitas vezes procediam de seus próprios discípulos.
     Refletindo que os ensinamentos propostos por seu irmão eram igualmente estendidos a todos os cristãos, Escolástica distribuiu todos os seus bens pelos pobres e, acompanhada de uma única criada de confiança, partiu em busca do irmão.
     Ao ser informado da chegada da irmã, São Bento foi recebê-la acompanhado de alguns monges. Escolástica expôs-lhe o plano de passar o resto de sua vida numa solidão não distante da sua, e suplicou-lhe fosse seu pai espiritual e desse a ela as regras que deveria observar para sua santificação.
     Os beneditinos asseguram que, enquanto seu irmão residia em Monte Cassino (Itália), ela se estabeleceu em Plombariola, fundando e governando um convento da mesma regra. Entretanto, outras fontes dizem que também é provável que tenha vivido em uma ermida com uma ou duas mulheres religiosas na base de Monte Cassino, onde há uma antiga igreja que leva o seu nome.
     E foi assim que São Bento, ajudado por sua irmã, fundou o primeiro convento de religiosas beneditinas, pois a fama da santidade desta nova fundadora atraiu grande número de donzelas. Sob sua direção e a de São Bento inúmeras mulheres passaram a guardar a mesma regra. Tal foi a origem da célebre Ordem feminina, que rapidamente se estendeu por todo o Ocidente.
     Escolástica não tinha feito voto de clausura, mas respeitou-a sempre. Apesar de estarem próximos, Bento e Escolástica se viam somente uma vez por ano, ocasião em que ela dava conta da comunidade e de sua alma ao Fundador. Encontravam-se eles em uma casinha que havia a meio caminho entre os dois mosteiros, vindo São Bento sempre acompanhado de dois monges.
     São Gregório conta esta admirável entrevista:
     Era por volta do ano 543, primeira quinta-feira da Quaresma. Escolástica previu que seria aquela a última entrevista que teria com seu irmão, com quem compartilhou sua vida desde a infância. Passaram o dia todo falando de coisas espirituais.
     Ao entardecer, seu irmão se levanta e lhe diz: - "Adeus, irmã. Até o ano que vem". - "Meu irmão", lhe suplica Escolástica, "não vá embora. Passemos toda a noite falando das coisas de Deus". - "O que dizeis, Escolástica? Ignorais que não posso passar a noite fora da clausura do mosteiro?"
     Escolástica não respondeu. Abaixou a cabeça, colocou-a entre suas mãos e rezou fervorosamente ao Senhor. O céu, que estava claro, turvou-se de repente, desencadeou-se uma copiosa chuva acompanhada de relâmpagos e trovões, como nunca se havia visto naquelas paragens.
     - "O que fizestes, minha irmã?" - "Pedi-vos e não me quisestes ouvir; pedi a Deus e Ele me ouviu. Meu irmão, Deus preferiu o amor à Regra. Agora, saí, se podeis, deixai-me e voltai ao vosso mosteiro". E assim, impossibilitados de voltar, passaram a noite toda em práticas espirituais.
     Ao referir-se a este fato, São Gregório deseja nos dar uma ideia da virtude e dos merecimentos de Santa Escolástica.
     Três dias depois, ao aproximar-se da janela de sua cela, São Bento viu a alma de sua irmã, partindo do mosteiro das monjas, voar ao Céu em forma de uma pomba branquíssima. Enviou um dos seus monges para recolher os despojos da irmã e trazê-los ao seu mosteiro, para que fossem enterrados num túmulo que havia preparado para si mesmo debaixo do altar de São João Batista, no lugar preciso do altar de Apolo que ele tinha derrubado.
     Era o ano de 543, contava Escolástica provavelmente sessenta anos de idade. Uns 40 dias depois, São Bento anunciou sua morte próxima a alguns discípulos. Efetivamente, segundo a opinião comum, ele faleceu no dia 21 de março de 543.
     Os discípulos depositaram o corpo do venerável Pai ao lado do da santa irmã. Os irmãos tão unidos espiritualmente ficaram juntos no túmulo, e suas almas cantam eternamente os louvores de Deus no Céu.
     Santa Escolástica é padroeira das monjas, das crianças que sofrem convulsões e de cidades como Le Mans, na França, ou Alcolea de Calatrava, na Espanha. Também é invocada frente às tempestades e chuvas.
 
O trabalho oferecido a Deus é uma grande oração. (São Bento)
 
Fontes:
https://www.osb.org//gen/scholastica.html
https://web.archive.org/web/20120105040118/http://saints.sqpn.com/saint-scholastica/
 
Postado neste blog em 9 de fevereiro de 2012

terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

Nossa Senhora da Cabeça Inclinada - Festa: 7 de fevereiro

     “Unsere Liebe Frau mit dem Geneigten Haupt!” (Nossa Senhora com a cabeça inclinada). Assim é conhecido em toda Áustria o quadro milagroso encontrado em Roma (1610) pelo carmelita descalço, venerável Frei Domingos de Jesus, em meio a escombros de uma casa abandonada.
     Ele estava olhando uma velha casa em ruínas que ele queria converter em um mosteiro carmelita. Frei Domingos contornou a casa e passou por uma pilha de escombros, mas não prestou atenção. Mas quando ele entrou na casa e começou a olhar os cômodos, de repente sentiu vontade de voltar para aos escombros. Ali seus olhos caíram sobre uma velha pintura a óleo da Santíssima Virgem Maria!    
     Ele ficou chocado! “Quem jogaria uma bela imagem de Nossa Senhora no meio de escombros?”, questionou. Então Frei Domingos se desculpou com Maria: “Lamento, querida mãe, que alguém tenha tratado sua imagem de maneira tão terrível. Vou levá-la de volta ao mosteiro comigo e restaurá-la, e vou prestar-lhe a homenagem que Vós mereceis”.
     No mosteiro, Frei Domingos limpou a imagem e restaurou as partes danificadas. Agora ele poderia pendurar o quadro em sua cela e dar a devoção e a atenção que Maria Santíssima merecia. Ele rezou a Nossa Senhora com grande confiança, pedindo-lhe muitas graças e bênçãos.
Primeiro milagre
     Uma noite, quando acabava de varrer a cela, Frei Domingos notou que a imagem de Nossa Senhora tinha um pouco de poeira. Tirando o lenço, começou a tirar o pó da imagem, dizendo: “Ó mais pura e sagrada das Virgens, nada no mundo inteiro é digno de tocar a tua santa face. Querida Mãe, só tenho este lenço velho e grosseiro e imploro-te para, por favor, aceitar minha boa vontade em espanar tua imagem”.
     Frei Domingos continuou tirando o pó da imagem de Maria, quando de repente o rosto de Nossa Senhora ganhou vida! Ela sorriu para o santo sacerdote e inclinou a cabeça em sinal de agradecimento, permanecendo nessa posição. Domingos temia que o que estava vendo fosse um truque do diabo. Mas Nossa Senhora esclareceu suas dúvidas dizendo: “Não temas, meu filho, pois seu pedido foi atendido! (Domingos já havia solicitado um favor a Ela) Sua oração será atendida e fará parte da recompensa que você receberá pelo amor que você tem por meu Filho Jesus e por mim. Agora, Domingos, quero que você me pergunte com toda a confiança que favor você gostaria que eu lhe desse”.
     O santo monge então caiu de joelhos. “Ó minha querida Mãe, eu me ofereço inteiramente a Vós e ao vosso querido Filho Jesus, e desejo fazer qualquer coisa que Vós e Jesus me peçam. Ó, minha Senhora, eu sei que a alma de um benfeitor está sofrendo no Purgatório ... Vós poderíeis, por favor, ter a gentileza de livrar esta alma do fogo do Purgatório?
     “Domingos, meu filho”, disse Nossa Senhora, “eu livrarei esta alma do Purgatório, se você fizer muitos sacrifícios e mandar oferecer muitas missas por esta alma”. Então a aparição de Maria desapareceu.
     O bom frei apressou-se em fazer o que Nossa Senhora havia pedido. Algum tempo depois, Maria apareceu para ele novamente, mas desta vez Ela apareceu com a alma do benfeitor a quem Ela havia libertado do Purgatório. O benfeitor agradeceu: “Obrigado, Frei Domingos, por ajudar a libertar minha alma do fogo do Purgatório com suas orações e sacrifícios”.
     “Domingos”, falou Nossa Senhora, “eu gostaria que você me pedisse mais favores e bênçãos. Eu sou a Mãe de Deus e tenho prazer em ajudar meus filhos a obter graças para sua salvação”.
     Frei Domingos pensou por um momento e então falou: “Querida Mãe, faça o favor de ouvir misericordiosamente as orações de todos aqueles que honram sua imagem e pedem sua ajuda”.
     Nossa Senhora respondeu: “Todos aqueles que pedirem minha proteção e honrarem esta imagem com devoção obterão resposta às suas orações e receberão muitas graças. Além disso, darei atenção especial às orações que me são oferecidas para o alívio das almas do Purgatório”.
     A visão de Nossa Senhora logo desapareceu e Frei Domingos pensou que deveria mandar a imagem sagrada para uma igreja onde o povo pudesse honrá-la. Ele então pegou o quadro e o colocou no Oratório de São Carlos, que era anexo à Igreja de Santa Maria della Scala. Muitas pessoas iam rezar diante da imagem de Nossa Senhora e ela se tornou fonte de muitas graças e bênçãos. A santa imagem permaneceu no Oratório até a morte de Domingos, que ocorreu em Viena, em 16 de fevereiro de 1630. Algumas cópias da imagem milagrosa foram pintadas e logo foram homenageadas em muitos lugares.
O quadro chega a Viena
     Tendo-se tornado conselheiro de Fernando II (1629–1630), Imperador do Sacro Império, Frei Domingos passou a residir em Viena, onde faleceu em 16 de fevereiro de 1630. Enterrado na igreja dos carmelitas de Leopoldstadt, próxima do centro, seu corpo foi transferido para o mosteiro carmelita de Döbling, bairro mais afastado.
     Frei Domingos contou ao imperador a história do quadro e dos milagres operados pela intercessão de Nossa Senhora com a Cabeça Inclinada — como a devoção tornou-se doravante conhecida. O soberano pediu à Ordem do Carmo – da qual era grande benfeitor – que o quadro fosse enviado a Viena, o que realmente aconteceu um ano após a morte do religioso. Passou então a ser venerado na capela do Hofburg, o palácio imperial, e tanto Fernando II como sua piedosa esposa Eleonora lhe tinham profunda e terna devoção.
     O Ir. Anastácio de São Francisco foi escolhido para levar a imagem sagrada. Ele tinha sido companheiro de viagem de Frei Domingos por mais de 15 anos. Em 7 de agosto de 1631, o Ir. Anastácio também escreveu e assinou um documento especial contando todas as coisas que Frei Domingos lhe havia contado sobre a imagem milagrosa e todos os milagres relacionados a ela.
     Em uma nova manifestação milagrosa, a Santíssima Virgem prometeu ao imperador: “Eu protegerei sempre a Casa d’Áustria com minha intercessão junto a Deus e a elevarei em seu poder enquanto ela permanecer piedosa e me for devotada”. Alguns historiadores contam que esta revelação foi feita pela Mãe de Deus ao imperador quando este consagrou a Casa d’Áustria e seu império à Imaculada Conceição, em cuja homenagem mandou erigir um grande monumento que ainda hoje pode ser visto na praça Am Hof, na capital austríaca.


     Quando o imperador morreu, a imperatriz Eleanor ingressou no convento das carmelitas que ela e o marido fundaram em Viena. A imagem milagrosa de Nossa Senhora também foi transferida para o convento, e Eleonora colocou-a na capela, sobre o altar-mor.
     Após a morte da imperatriz Eleonora, ocorrida em 1655, o quadro foi levado para a igreja dos carmelitas em Leopolstadt, ali permanecendo até 1901. Foi então transferido para o novo convento da Ordem em Döbling, onde se encontra atualmente. Essa devoção acompanhou e confortou a Imperatriz Zita (1892-1989) em todas as suas viagens e fases da vida.
     Durante as duas guerras mundiais, essa devoção foi de enorme alento para os austríacos. O povo afluía constantemente e em grande número ao Santuário de Döbling. Em três ocasiões, durante a primeira guerra, o quadro foi levado em procissão por aproximadamente 50 mil fiéis até a catedral de Santo Estêvão.
     Em 27 de setembro de 1931 foi solenemente coroada pelo Papa Pio XI em seu 300º aniversário de chegada a Viena.
 
Venerável Domingos de Jesus e Maria
     Nascido na Espanha em 16 de maio de 1559 e batizado com o nome de Domingos Ruzzola, entrou cedo para a Ordem dos Carmelitas Descalços, reformada recentemente pela grande Santa Teresa. Dotado de dons proféticos, curou doentes e chegou até a ressuscitar mortos. Favorecido pelo discernimento dos espíritos, lia as consciências. Os Papas Clemente VIII, Paulo V, Gregório XV e Urbano VIII convocaram-no para Consistórios e o consultavam com frequência sobre importantes problemas da Igreja.
     Em 1620, na Boêmia, por ocasião da Guerra dos Trinta Anos, o venerável Frei Domingos desempenhou, juntamente com Maximiliano, duque da Baviera, o conde Charles Bonaventure de Longueval e o conde de Bucquoy, atuação semelhante à do célebre Frei Marco d’Avino no cerco de Viena de 1683: coligou as forças católicas e assistiu aos soldados em suas necessidades, inspirando-lhes as virtudes cristãs e a coragem na luta. Deu também larga contribuição para a importante vitória da Liga Católica na batalha de Weissen Berg, perto de Praga, e previu a morte de Gustavo Adolfo II – o rei da Suécia que assolou a Europa de 1630 a 1632, infligindo grandes reveses aos católicos e tratando os vencidos com extrema crueldade.
     Pe. Domingos foi declarado Venerável por São Pio X, em 1907.
 
Fontes:
https://www.salvemariaregina.info/MarianShrines/BowedHead.html
http://catolicismo.com.br/

domingo, 5 de fevereiro de 2023

Santa Ágata (ou Águeda), mártir – 5 de fevereiro


   
Muito pouco se sabe sobre Santa Ágata, exceto que ela foi martirizada na Sicília durante a perseguição do imperador Décio em 251.
     Segundo a tradição, Ágata dedicou sua vida a Nosso Senhor desde muito jovem e recusou qualquer homem que quisesse se casar com ela. Ágata foi presa após recusar os avanços de Quinciano, um homem poderoso e de alto escalão, e foi presa em um bordel.
     Durante todo o mês que passou sendo torturada no bordel, Ágata rezava: “Jesus Cristo, Senhor de todos, tu vês meu coração, tu conheces meus desejos. Eu sou tua ovelha: faça-me digna de vencer o diabo”, e ela foi preservada de ser violada.
     Ágata foi removida do bordel e novamente atacada por seu perseguidor. Mais uma vez, ela o recusou, dizendo que se dedicava somente a Deus. Ele então a mandou para a prisão e ela foi torturada repetidamente. Ele recusou-lhe qualquer assistência médica, mas Deus a confortou na forma de uma visão de São Pedro. Ágata foi torturada mais uma vez, e desta vez seu corpo foi brutalmente mutilado.
     Ela morreu com esta oração nos lábios: “Senhor, meu Criador, sempre me protegestes desde o berço; tirastes-me do amor do mundo e destes-me paciência para sofrer”.
     Seu culto já iniciou no ano seguinte, sendo aclamada popularmente como santa. Dessa maneira, tem suas relíquias colocadas na catedral dedicada a ela em Catânia.
     Os atos do martírio de Santa Águeda narram ainda: “Após um ano, o vulcão Etna entrou em erupção; como um grande incêndio e um rio ardente, o fogo desceu impetuoso, liquefazendo a terra e as pedras, rumo à cidade de Catânia. Então, muitos se dirigiram ao túmulo de Ágata, para pedir a sua intercessão para que a cidade não fosse incendiada. Seu véu foi exposto diante da lava que, milagrosamente, parou de escorrer”.
     Por causa da forma como seu corpo foi mutilado antes de sua morte, ela também é conhecida como a padroeira dos pacientes com câncer de mama. É também padroeira dos enfermeiros.
Devoção no Brasil
     A Diocese de Pesqueira (PE) foi dedicada a Santa Ágata, em 1870, onde se vive a devoção a essa santa italiana.
 
Oração
     Ó Santa Ágata, concedei-nos a fidelidade a Deus, em meio às tentações contra a castidade; e, pelos méritos de sua paixão e seu martírio, dai-nos o dom da fortaleza, a fim de amar Jesus ao extremo, contra tudo e contra todos. Amém.
 
Santa Ágata, rogai por nós!

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

Santa Claudina Thévenet, Virgem, fundadora da Congregação das Religiosas de Jesus-Maria

 
   
Claudina Thévenet, nasceu em Lyon em 30 de março de 1774, a segunda de sete filhos de uma família de comerciantes de seda, atividade muito comum em Lyon. Filiberto Thévenet, pai de Claudina, se casou com Maria Antonieta Guyot de Pravieux e tiveram 7 filhos: Luís, Claudina, Francisco, Elisabeth, Fanny, João Luís e Leonor.
     Claudina logo manifesta uma forte personalidade ao mesmo tempo com uma grande sensibilidade e, sem se dar conta, influencia na vida familiar. Elisabeth, além de irmã, é uma grande amiga de Claudina, com a qual compartilha suas experiências profundas. Seus irmãos a chamam carinhosamente de Glady.
     Os primeiros anos de sua vida correspondem a um período de paz na França. Os pais se dedicam à educação dos filhos. É uma família de fé profunda, onde Claudina encontra mestres de vida que marcaria seu caminho de união à Nosso Senhor Jesus Cristo. Aprendia de seu pai a sensibilidade pelos menos afortunados, pelos mais pobres. Com sua mãe aprendeu o sentido prático, próprio de um caráter enérgico e valente; a serenidade de uma entrega total aos demais e uma vida contagiosa e autêntica que ajuda seus filhos a crescer na fé.
      Claudina gostava de se entregar aos demais, à família sem fazer alerde, sem chamar a atenção, o que levou seus parentes a apelidá-la de “petite violette”. Aos nove anos, ela começa a estudar na Abadia beneditina de São Pedro, em Lyon. É uma educação totalmente personalizada porque o número de alunas é muito reduzido e cada religiosa se ocupa de uma única menina. Sua educadora lhe proporciona uma sólida formação católica e os conhecimentos intelectuais necessários naquele tempo de profundas mudanças. Também lhe ensina o trabalho manual de agulha e o bordado, a ordem e o cuidado das coisas. Claudina se lembrará de sua mestra por toda a vida.
     Quando a Revolução Francesa explode ela tem 15 anos. Em 1793, viveu as trágicas horas do cerco de Lyon pelas forças governamentais e, em janeiro de 1794, cheia de horror e desamparo, presenciou a execução de dois de seus irmãos, condenados à morte por represálias, após a queda da cidade. As últimas palavras de seus irmãos: "Perdoe, Glady, como nós perdoamos", ela as faz suas, grava-as em seu coração e imprime um profundo significado na condução de sua vida. 
     A partir de então se dedicará a ajudar as inúmeras misérias que a Revolução produziu. Antes de terminar a guerra, ela inicia um apostolado clandestino junto a outras jovens que como ela desejam ajudar a quem mais precisa.
Lyon no século XIX
     Para Claudina, a principal causa do sofrimento do povo era a ignorância de Deus e isso desperta nela um grande desejo de O dar a conhecer a todos. Crianças e jovens, principalmente, atraem seu zelo apostólico e arde seu coração para os fazer conhecer e amar Jesus e Maria.
     O encontro com um santo sacerdote, Padre Andrés Coindre, a ajudará a conhecer a vontade de Deus para ela e será decisivo na orientação de sua vida. No átrio da Igreja de São Nizier, o Padre Coindre encontrou duas meninas abandonadas e tremendo de frio. Ele as conduziu a Claudina, que não hesitou em cuidar delas.
     Assim nasceu uma primeira Providência, que recebeu o nome de Providência do Sagrado Coração (1815). Com as companheiras que se juntam a Claudina, ela forma uma Associação, elabora e experimenta um regulamento e logo a elegem como presidente.
     Em 31 de julho de 1818, o Senhor fala pela voz do Padre Coindre: “Você deve formar uma comunidade, Deus escolheu você”, disse a Claudina. 
     No bairro Croix-Rousse, na rua Pierres-Plantées, uma segunda Providência é fundada: na noite de 5 para 6 de outubro de 1818, Claudina deixa sua mãe para se instalar definitivamente em uma humilde casa. Então, com uma operária, uma órfã e um tear de seda, Claudina funda, em 6 de outubro de 1818, a Congregação das Religiosas de Jesus-Maria. “Parecia que eu havia me lançado em um empreendimento louco sem nenhuma garantia de êxito”. Entretanto a obra se desenvolve e cresce.
     Em 1820, a Congregação nascente se instalará em Fourvière (em frente ao famoso santuário). Em 1823 obteve aprovação canônica para a Diocese do Puy e em 1825 para a de Lyon.
     O objetivo inicial do jovem Instituto era acolher meninas pobres até 20 anos de idade. Ensinavam uma profissão e o conhecimento da escola primária, todas recebiam uma sólida base religiosa e moral. 
     Mas elas queriam fazer mais, e Claudina e suas irmãs também abriram seus corações para meninas de classes ricas, criando um pensionato para elas. Assim, o propósito apostólico da Congregação será a educação cristã de todas as classes sociais com preferência por meninas e jovens, e entre elas, as mais pobres.
     Os dois tipos de obras são desenvolvidos simultaneamente, apesar das provas que acompanharão a Fundadora durante os últimos doze anos de sua peregrinação nesta terra: a morte dolorosamente súbita do Padre Coindre (1826) e das primeiras irmãs (1828); a tenacidade para impedir a fusão de sua Congregação com outra também recentemente fundada; os movimentos revolucionários de Lyon em 1831 e 1834 com todas as consequências que os habitantes de Fourvière tiveram de sofrer, por ser o ponto estratégico da colina dos dois lados antagonistas.
     A valorosa Fundadora não é intimidada pela adversidade, pelo contrário, compromete-se corajosamente com novas construções, entre elas a da Capela da Casa Mãe, ao mesmo tempo em que se entrega à redação das Constituições da Congregação. Ela estava terminando quando, aos 63, no dia 3 de fevereiro de 1837, uma sexta-feira, às três da tarde, falece na casa de Fourvière. Suas últimas palavras: “Que bom é Deus”, foi a exclamação admirada da bondade de Deus que ela descobriu, mesmo nos momentos mais dolorosos de sua vida.
     
Fazer tudo com o único desejo de agradar a Deus” foi o fio condutor ao longo de sua vida. Esta busca constante da vontade de Deus, “viver uma vida digna do Senhor, agradá-lo em tudo”, deu-lhe uma sensibilidade fina para ler os sinais dos tempos, discernir os planos de Deus para ela e dar uma resposta integral e total. Esse caminho lhe valeu “para compartilhar o destino dos santos na Luz” (Col 1: 10-11).
     Encontrar Deus em todas as coisas e todas as coisas em Deus” é viver com um espírito de louvor. Em um mundo onde a esperança está muito ausente, redescobrir a bondade do Criador, presente na criação e nas pessoas, reafirma o sentido de viver e convida a ação de graças. Claudina fez de sua vida religiosa apostólica “um hino de glória para o Senhor”. 
     Claudina imprimiu sua personalidade forte em sua Congregação. Dotada de uma grandeza de alma incomum, inteligência prudente e boa organização, ela era, acima de tudo, uma mulher de grande coração. E ela queria que suas filhas fossem verdadeiras mães das jovens confiadas aos seus cuidados: “É necessário ser as mães das meninas - ela disse - sim, mães verdadeiras, tanto da alma quanto do corpo. Sem parcialidade, nenhuma preferência, as únicas que eu permito são para os mais pobres, os mais miseráveis, aqueles que têm mais defeitos”.
     A solidez de uma construção se revela ao longo do tempo. Cinco anos após a morte da Fundadora, suas filhas chegaram à Índia (1842). Em 1850, eles entraram na Espanha e, em 1855, foram ao Novo Mundo, ao Canadá.
     175 anos após a fundação da Congregação, há mais de mil e oitocentas religiosas de Jesus – Maria, distribuídas hoje em cento e oitenta comunidades nos cinco continentes.

Fontes:
https://jesus-maria.org/archiprovdoc/formacion/fundadora.pdf
http://coisasdesantos.blogspot.com/2018/02/03-de-fevereiro-santa-claudina-thevenet.html