Clélia Barbieri nasceu no dia 13
de fevereiro de 1847, no bairro popularmente chamado de "Budrie",
pertencente à São João in Persiceto, Arquidiocese de Bolonha, filha de
José Barbieri e Jacinta Nannetti.
Os
pais eram de diferentes classes sociais: José Barbieri veio das mais pobres
famílias de "Budrie", enquanto Jacinta era das mais proeminentes
famílias; ele, criado do tio de Jacinta, o médico local; ela, filha
do abastado Pedro Nannetti. Jacinta, abastada, abraçou a pobreza de um operário
e, deixando uma casa rica, passou a viver na humilde casa de Santo Barbieri,
pai de José, mas eles construíram uma família sobre a rocha da fé e da prática
cristã.
O
batismo foi administrado no mesmo dia de seu nascimento, e segundo o desejo
expresso da mãe, a criança recebeu o nome de Clélia Rachel Maria.
Jacinta
ensinou a pequena Clélia a amar a Deus, a tal ponto que logo ela desejou ser
santa. Um dia ela perguntou: "Mamãe,
como posso ser santa"?
A
seu tempo Clélia aprendeu a arte de costurar, de fiar e tecer o cânhamo, o
produto característico da região.
Aos
8 anos, durante a epidemia de cólera de 1855, Clélia perdeu o pai. Com a morte
do pai, graças à generosidade do tio médico, a mãe, a irmã mais nova de Clélia,
Ernestina, e ela foram viver em uma casa mais acolhedora, perto da igreja
paroquial. Para Clélia os dias se tornaram mais santificados. Quem a quisesse
encontrar, invariavelmente a achavam em casa fiando ou cozinhando, ou na igreja
rezando. É já muito responsável junto à mãe e à irmãzinha. Começam para ela
dias de preocupações, trabalhos, fadigas. Com saudades se recorda do olhar de
seu querido pai e inicia assim os mistérios dolorosos no rosário da sua vida.
Foi
por esta época, Domingo de Ramos de 1857, que a Divina Providência fez chegar
ao povoado o Padre Caetano Guidi, que devia substituir o pároco falecido. Ele
tomou para si o encargo de guiar Clélia na estrada da santidade.
Embora
fosse comum naquele tempo a pessoa se aproximar da Comunhão quase adulta,
Clélia, devido sua precoce preparação eucarística e espiritual, foi admitida à
Primeira Comunhão no dia 24 de junho de 1858, com onze anos.
Foi
o dia decisivo para o seu futuro, porque viveu a sua primeira experiência
mística: uma contrição excepcional de seus próprios pecados e dos pecados dos
outros. Pesou sobre ela a angústia do pecado que crucificou Jesus e fez sofrer
Nossa Senhora. No dia da Primeira Comunhão, o Crucificado e Nossa Senhora das
Dores inspiraram sua espiritualidade. Foi também daquele tempo uma intuição
interior do seu futuro na dúplice linha: contemplativa e ativa.
Diante
do tabernáculo, em adoração, parecia uma estátua imóvel, absorta em oração; em
casa era a maior companheira das jovens obrigadas a trabalhar. Com maturidade
precoce, ela percebia ser o trabalho o modo de se aproximar das jovens, pois no
“Budrie” o trabalho, especialmente no cânhamo, era a única fonte de
sobrevivência.
O
Padre Caetano Guidi, vendo a extraordinária capacidade de Clélia e sua maneira
esplêndida de atrair as almas para Deus, resolveu iniciar na paróquia um
movimento da juventude feminina que se difundia naqueles tempos na Itália: as
Filhas de Maria. Em torno de Clélia, em sua casa e sob o olhar maternalmente
vigilante de Jacinta, as jovens da paróquia se reuniam.
Clélia
era a alma das orações em comum, a guia na formação espiritual das jovens, a
amiga e a confidente de todas, a incansável animadora de um serviço ao próximo.
Acolhem as meninas ensinando-as a rezar, a trabalhar: cozinhar e tecer, ler e
estudar. Visitam os doentes pobres da região e cuidam deles. Ensinam o
catecismo e levam os pequenos à igreja para frequentar os Sacramentos. Promovem
e animam a oração dos adultos na igreja paroquial. Procuram, em particular,
atrair a juventude fazendo-a desejar as coisas santas.
O seu olhar penetrante se entristecia
quando alguma amiga demonstrava vaidade: “Que
coisa você procura neste mundo? Não sabe que tudo acaba?” Lágrimas surgiam
nos olhos e o rosto exprimia grande dor quando repetia: “Rezemos para que Nosso Senhor não seja ofendido e para que os pecadores
se convertam”.
Já
eram quatro as amigas mais íntimas de Clélia, e um dia ela manifesta às
companheiras a sua ideia: “Por que
não fazemos nós o nosso convento? Nós já somos quatro! Depois, se outras jovens
pobres tiverem os mesmos desejos, nós as acolhemos!” Elas não têm
dinheiro, nada. Mas Clélia e Úrsula, Teodora e Violante voltam para casa com o
olhar mais brilhante diante de um futuro cheio de esperança.
Seria
um núcleo de jovens voltadas para a vida contemplativa e apostólica; um serviço
que devia brotar da Eucaristia, se consumar na Comunhão diária e sublimar-se na
instrução dos camponeses e operários do lugar.
A ideia não pode se concretizar logo
devido aos acontecimentos políticos depois da unidade da Itália de 1866-67. Foi
possível realizá-la no dia 1º de maio de 1868; e após resolverem as questões
burocráticas, Clélia com suas amigas puderam ocupar a chamada Casa do Mestre,
onde até então se reuniam os Operários da Doutrina Cristã. Foi o início humilde
da família religiosa de Clélia Barbieri, que os superiores chamaram de “Irmãs
Mínimas de Nossa Senhora das Dores”.
Mínimas,
devido à grande devoção que Clélia tinha por São Francisco de Paula, patrono e
protetor da comunidade nascente; de Nossa Senhora das Dores, porque Ela era
muito venerada no “Budrie” e porque era o título de Nossa Senhora preferido de
Clélia.
Depois,
na “Casa do mestre” aconteceram fatos extraordinários que atestavam o favor da
Providência pela pequena comunidade, que de outra forma não teria perseverado.
Clélia passou por sofrimentos físicos e morais na noite escura do espírito e na
humilhação mais incompreensível por parte de pessoas que deveriam
compreendê-la. A sua fé, porém era sempre proverbial como seu recolhimento na
oração.
Na
pequena comunidade se respirava um clima de fé, uma verdadeira fome e sede de
Deus, um instinto missionário cheio de criatividade e de fantasia. Clélia era a
sua alma. O grupo inicial aumentou e, ao seu redor, também o número de pobres,
de doentes, de moços e moças a catequizar e a instruir.
Pouco
a pouco as pessoas viram Clélia num papel de guia, de mestra na fé. Apesar de
seus 22 anos, começaram a chamá-la de “Mãe”. A chamaram assim até a morte, que
veio logo... A tuberculose, que a acompanhava de forma incubada, explodiu
violenta somente dois anos após a fundação.
Clélia
morreu profetizando: “Eu vou, mas
não as abandonarei jamais. Vede, quando lá, naquele campo de erva medicinal
próximo da igreja surgir a nova casa, eu não estarei mais aqui. Vocês crescerão
em número e se espalharão na planície e pelo monte, a trabalhar na vinha do
Senhor. Virá dia que aqui no “Budrie” acorrerá tanta gente, com carroças e
cavalos...”. E acrescenta: “Vou
para o Paraíso e todas as Irmãs que morrerem na nossa família terão a vida
eterna”.
A
morte a colheu no dia 13 de julho de 1870. Tinha 23 anos, 4 meses, 28 dias.
No dia 13 de julho de 1871, primeiro
aniversário de sua morte, Úrsula e as outras Irmãs estavam em oração no pequeno
aposento em que Madre Clélia expirara santamente. Têm no coração
amor, gratidão e saudades dela, e desejariam que estivesse entre elas como
antes. Eis que durante a oração uma voz celeste, dulcíssima, as acompanha e as
enche de alegria. Úrsula de repente a reconhece: “É Madre Clélia! Está conosco como havia prometido!”
Daquele
dia em diante, até os dias atuais, a doce voz acompanha milagrosamente suas
filhas em oração em qualquer parte do mundo em que elas estejam. Sua voz é
ouvida acompanhando as Irmãs nos hinos, nas leituras religiosas, em suas
conversas. Acompanha o sacerdote durante a celebração da Missa e é ouvida com
frequência durante os sermões.
A obra de
Santa Clélia foi aprovada por Decreto Pontifício em 20 de março de 1934. Paulo
VI a beatificou em 27 de outubro de 1968; no dia 9 de abril de 1989 foi
canonizada por João Paulo II.
Santa
Clélia Barbieri pode ser considerada a Fundadora mais jovem da Igreja. É
padroeira dos catequistas da região de Emilia-Romagna, Itália.
A
profecia de Clélia se realizou: a Congregação das Irmãs Mínimas da Dolorosa
está presente na Itália, na Índia, na Tanzânia. No Brasil, em Salvador, Bahia,
há uma Comunidade de quatro Irmãs que se dedicam à educação cristã de crianças,
jovens e mulheres, entre outras atividades paroquiais.
As
Irmãs que vivem à imitação de Santa Clélia são hoje em torno de trezentas,
distribuídas em 35 casas.
Etimologia: Clélia, deriva do
grego Kléos = glória, fama; ou do latim Cluilia = famosa,
ilustrada, nobre
Oração composta por Santa Clélia
Barbieri
“Meu querido Jesus, meu esposo. Eu quero escrever para ter isto sempre
na memória. Grandes são as graças que Deus me concedeu no dia 31 de janeiro de
1869. Enquanto me encontrava na igreja ouvindo a Santa Missa, senti uma grande
inspiração de mortificar a minha vontade em todas as coisas para agradar sempre
ao Senhor e eu sinto a vontade de fazê-lo, mas a minha força não é bastante
grande. Ó grande Deus, Vós vedes que a minha vontade é Vos amar e procurar
sempre estar longe de Vos ofender, mas a minha miséria é tão grande que eu
sempre Vos ofendo. Senhor, abri o vosso Coração e derramai muitas chamas de
amor. E com estas chamas, ascendei-me fazendo com que eu queime de amor. Com a
ajuda do Senhor, procurarei acalmar-me e amar-Vos, meu Deus. Não se esqueça de
mim, pobre pecadora. Sou a vossa serva”.
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