Sta. Cesira com seu irmão São Cesário |
Seu irmão, São Cesário, sagrado bispo de Arles em 502, pensou nela como a futura superiora da comunidade monástica feminina que ele pretendia introduzir em sua cidade.
A jovem se instalou ali inicialmente com duas ou três monjas. Logo grande quantidade de virgens atraídas por seu exemplo se junta a ela, abandonando voluntariamente seus bens e seus pais, dizendo corajosamente adeus aos prazeres do mundo. Elas se colocaram sob a direção de São Cesário e de Santa Cesária, sendo para elas um pai e uma mãe segundo a graça.
Oração, penitência e trabalho; celebrar a glória de Deus por meio dos Salmos, dos hinos e dos cânticos; fazer leituras piedosas, eis suas atividades diárias feitas na alegria. Elas aprendiam também a escrever e copiavam os livros sagrados.
Cesira teve muitas discípulas chegando a duzentos o número de monjas; ela governou a comunidade por mais de dez anos, até sua morte em 525. Ela morreu, de fato, logo após a dedicação da basílica de Santa Maria (524), talvez em 525, e foi enterrada perto do sarcófago que seu irmão havia reservado para si.
Segundo o testemunho de seus contemporâneos, São Gregório de Tours e São Venâncio Fortunato, a Abadessa era uma pessoa de excelentes dons. Santa Cesaria era venerada como santa já na época de São Venâncio Fortunato, que associa seu nome ao de Inês.
Santa Cesira (Cesaria) de Arles (santiebeati.it)
Nenhum comentário:
Postar um comentário