segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

Santa Joana d'Arc nasceu no dia 6 de janeiro há 612 anos

 
   
Jeanne d'Arc, por seus contemporâneos comumente conhecida como la Pucelle (a Virgem), nasceu em Domremy, em Champagne, provavelmente em 6 de janeiro de 1412; morreu em Rouen, 30 de maio de 1431.
     A vila de Domremy ficava nos limites do território que reconhecia a suserania do duque da Borgonha, mas no prolongado conflito entre os armagnacs (o partido de Carlos VII, rei da França), por um lado, e os burgúndios em aliança com os ingleses, por outro, Domremy sempre permaneceu leal a Carlos.
     Jacques d'Arc, pai de Joana, era um pequeno camponês, pobre, mas não necessitado. Joana parece ter sido a mais nova de uma família de cinco pessoas. Ela nunca aprendeu a ler ou escrever, mas era hábil em costurar e fiar, e a ideia popular de que ela passou os dias de sua infância nos pastos, sozinha com as ovelhas e o gado, é bastante infundada.
     Todas as testemunhas no processo de reabilitação falaram dela como uma criança singularmente piedosa, grave além de seus anos, que muitas vezes se ajoelhava na igreja absorvida pela oração e amava os pobres com ternura.
     Grandes tentativas foram feitas no julgamento de Joana para conectá-la com algumas práticas supersticiosas supostamente realizadas em torno de uma certa árvore, popularmente conhecida como a "Árvore das Fadas" (l'Arbre des Dames), mas a sinceridade de suas respostas confundiu seus juízes. Ela havia cantado e dançado ali com as outras crianças, e tecido coroas de flores para a imagem de Nossa Senhora, mas desde os doze anos de idade mantinha-se afastada de tais diversões.
     Foi aos treze anos e meio, no verão de 1425, que Joana tomou consciência daquela manifestação, cujo caráter sobrenatural seria agora temerário questionar, que ela passou a chamar de "vozes" ou "conselhos". A princípio era simplesmente uma voz, como se alguém tivesse falado bem perto dela, mas também parece claro que uma chama de luz a acompanhava, e que mais tarde ela discerniu claramente de alguma forma a aparência daqueles que falavam com ela, reconhecendo-os individualmente como São Miguel (que estava acompanhado de outros anjos), Santa Margarida, Santa Catarina e outros.
     Joana sempre relutou em falar de suas vozes. Ela não disse nada sobre eles ao seu confessor, e constantemente se recusou, em seu julgamento, a ser introduzida em descrições da aparência dos santos e a explicar como os reconhecia. No entanto, ela disse aos juízes: "Eu os vi com esses mesmos olhos, assim como os vejo".
     Grandes esforços foram feitos por historiadores racionalistas, como M. Anatole France, para explicar essas vozes como o resultado de uma condição de exaltação religiosa e histérica que havia sido fomentada em Joana por influência sacerdotal, combinada com certas profecias correntes no campo de uma donzela do bois chesnu (madeira de carvalho), perto da qual a Fada Árvore estava situada, que salvaria a França por um milagre. Mas a falta de fundamento dessa análise dos fenômenos foi totalmente exposta por muitos escritores não católicos. Não há uma sombra de evidência que sustente essa teoria de conselheiros sacerdotais treinando Joana em uma parte, mas muito que a contradiz.
     Além disso, a menos que a acusemos de falsidade deliberada, o que ninguém está disposto a fazer, foram as vozes que criaram o estado de exaltação patriótica, e não a exaltação que precedeu as vozes. Suas evidências sobre esses pontos são claras.
     Embora Joana nunca tenha feito qualquer declaração sobre a data em que as vozes revelaram sua missão, parece certo que o chamado de Deus só lhe foi dado a conhecer gradualmente. Mas em maio de 1428, ela já não duvidava que tinha sido convidada a ir em auxílio do rei, e as vozes tornaram-se insistentes, instando-a a apresentar-se a Roberto Baudricourt, que comandava Carlos VII na cidade vizinha de Vaucouleurs. Essa viagem acabou por realizar um mês depois, mas Baudricourt, um soldado rude e dissoluto, tratou-a e à sua missão com pouco respeito, dizendo ao primo que a acompanhava: "Leve-a para casa do pai e dê-lhe uma boa chicotada".
     Enquanto isso, a situação militar do rei Carlos e seus apoiadores era cada vez mais desesperadora. Orleães foi investido (12 de outubro de 1428), e no final do ano a derrota completa parecia iminente. As vozes de Joana tornaram-se urgentes e até ameaçadoras. Foi em vão que ela resistiu, dizendo-lhes: "Eu sou uma pobre menina; não sei mandar nem lutar". As vozes apenas reiteravam: "É Deus quem manda". Finalmente cedendo, ela deixou Domremy em janeiro de 1429 e novamente visitou Vaucouleurs.
     [...] O objetivo principal da missão de Joana foi alcançado: o rei Carlos VII foi coroado na Catedral de Reims, e algumas autoridades afirmam que agora era seu desejo voltar para casa, mas que ela foi detida com o exército contra sua vontade.
     [...] Nenhuma palavra pode descrever adequadamente a vergonhosa ingratidão e apatia de Carlos e seus conselheiros em deixar a Pucelle à sua sorte. Se a força militar não tivesse aproveitado, eles tinham prisioneiros como o Conde de Suffolk em suas mãos, por quem ela poderia ter sido trocada. Joana foi vendida por João de Luxemburgo aos ingleses por uma quantia que equivaleria a várias centenas de milhares de dólares em dinheiro moderno. Não pode haver dúvida de que os ingleses, em parte porque temiam sua prisioneira com um terror supersticioso, em parte porque tinham vergonha do pavor que ela inspirava, estavam determinados a todo custo a tirar sua vida. Eles não poderiam matá-la por tê-los espancado, mas poderiam condená-la como bruxa e herege.
     Além disso, eles tinham uma ferramenta pronta na mão em Pierre Cauchon, o bispo de Beauvais, um homem inescrupuloso e ambicioso que era a criatura do partido burgúndio. Um pretexto para invocar sua autoridade foi encontrado no fato de que Compiègne, onde Joana foi capturada, estava na diocese de Beauvais. Ainda assim, como Beauvais estava nas mãos dos franceses, o julgamento ocorreu em Rouen - este último vê estar vago naquele momento. Isso levantou muitos pontos de legalidade técnica que foram sumariamente resolvidos pelas partes interessadas.
     As reuniões preliminares da corte ocorreram em janeiro, mas foi somente em 21 de fevereiro de 1431 que Joana apareceu pela primeira vez diante de seus juízes. Ela não tinha permissão para advogar e, embora acusada em um tribunal eclesiástico, estava ilegalmente confinada no Castelo de Rouen, uma prisão secular, onde era guardada por soldados ingleses dissolutos. Joana queixou-se amargamente disso. Ela pediu para estar no presídio da igreja, onde teria atendentes. Foi, sem dúvida, para melhor proteção de sua modéstia em tais condições que ela persistiu em manter seu traje masculino. Antes de ser entregue aos ingleses, ela tentou escapar se jogando desesperadamente da janela da torre de Beaurevoir, um ato de aparente presunção pelo qual foi muito criticada por seus juízes. Isso também serviu de pretexto para a dureza demonstrada em relação ao seu confinamento em Rouen, onde ela foi inicialmente mantida em uma gaiola de ferro, acorrentada pelo pescoço, mãos e pés. Por outro lado, não lhe foram permitidos privilégios espirituais — por exemplo, a presença na missa — por causa da acusação de heresia e do monstruoso vestido (habitus difformitado) que usava.
     [...] A sua atitude foi sempre destemida e, a 1 de março, Joana anunciou corajosamente que "dentro de sete anos os ingleses teriam de perder um prémio maior do que Orleães". Paris foi perdida para Henrique VI em 12 de novembro de 1437 - seis anos e oito meses depois. Foi provavelmente porque as respostas da Pucelle conquistaram perceptivelmente simpatizantes para ela em uma grande assembleia, que Cauchon decidiu conduzir o resto do inquérito perante uma pequena comissão de juízes na própria prisão.
     [...] Os juízes pediram que ela se submetesse à "Igreja Militante". Joana claramente não entendeu a frase e, embora disposta e ansiosa para apelar ao papa, ficou intrigada e confusa. Afirmou-se mais tarde que a relutância de Joana em comprometer-se a uma simples aceitação das decisões da Igreja se devia a alguns conselhos traiçoeiros que lhe foram traiçoeiramente dados para trabalhar a sua ruína. Mas os relatos dessa suposta perfídia são contraditórios e improváveis.
     No dia 5 de abril de 1431, Joana começou a perder saúde por causa da ingestão de alimentos venenosos que a fez vomitar. Isto alertou Cauchon e os ingleses, que lhe trouxeram um médico. Queriam mantê-la viva, principalmente os ingleses, porque planejavam executá-la.
     Durante a visita do médico, Jean d’Estivet acusou Joana de ter ingerido os alimentos envenenados conscientemente para cometer suicídio. No dia 18 de abril, quando ela se viu em perigo de morte, pediu para se confessar.
     Os ingleses impacientaram-se com a demora do julgamento. O conde de Warwick disse a Cauchon que o processo estava demorando muito. Até o primeiro proprietário de Joana, Jean de Luxemburgo, apresentou-se a Joana fazendo-lhe a proposta de pagar por sua liberdade se ela prometesse não atacar mais os ingleses. A partir do dia 23 de maio, as coisas se aceleraram, e no dia 29 de maio, ela foi condenada por heresia.
     
Joana foi queimada viva em 30 de maio de 1431, com apenas dezenove anos. A cerimônia de execução aconteceu na Praça do Velho Mercado (Place du Vieux Marché), às 9 horas, em Ruão.
     Antes da execução ela se confessou com Jean Totmouille e Martin Ladvenu, que lhe administraram os sacramentos da Comunhão. Entrou, vestida de branco, na praça cheia de pessoas, e foi colocada na plataforma montada para sua execução. Após lerem o seu veredito, Joana foi queimada viva. Suas cinzas foram jogadas no Rio Sena, para que não se tornassem objeto de veneração pública.
     A revisão do seu processo começou a partir de 1456, quando foi considerada inocente pelo Papa Calisto III, e o processo que a condenou foi considerado inválido, e em 1909 a Igreja Católica autoriza sua beatificação. Em 1920, Joana d'Arc é canonizada pelo Papa Bento XV.
     Uma outra versão informa que vinte anos após a sua condenação à fogueira, a mãe de Joana d'Arc pediu que o Papa da época, Calisto III, autorizasse uma comissão que, numa pesquisa serena e profunda, reconheceu a nulidade do processo por vício de forma e de conteúdo. Joana d´Arc desta maneira teve sua honra reabilitada, e o nome feiticeira e bruxa foi apagado para que ela fosse reconhecida por suas virtudes heroicas, provenientes de uma missão divina.
     Ela foi proclamada Mártir pela Pátria e da Fé.
 
Fonte:
Herbert Thurston (Enciclopédia Católica de 1913)

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